Educação Infantil

Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional.

Aqui, no Colégio Santa Marcelina, o desenvolvimento está unido às situações de aprendizagem orientadas e integradas com as necessidades, interesses e conhecimentos prévios de cada criança. Conviver, cuidar, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se são dimensões indissociáveis do nosso projeto e articulam a prática pedagógica do cotidiano escolar.

Assim, o tempo de cada criança é respeitado, para que as novas descobertas sejam assimiladas com naturalidade e tornem-se base sólida para as futuras séries.

Mais que enfatizar conteúdos tradicionais, utilizamos uma metodologia que privilegia o estímulo da criatividade, da análise, da autonomia e da cooperação entrelaçando o conhecimento com a vida. Para isso, o ambiente “escolar” deve ser cuidado, planejado, oferecer acolhimento e diferentes possibilidades investigativas, ser atrativo e privilegiar a interação.

Nossos trabalhos são desenvolvidos com intencionalidade, organização do ambiente, materiais não estruturados, contextos e projetos nos quais os alunos são estimulados a inserir a prática da pesquisa em situações cotidianas. Outra metodologia muito utilizada desde cedo é o debate, este favorece o questionamento sobre si mesmo e sobre os outros, o que os torna mais participativos e, futuramente, cidadãos mais críticos e cientes da importância de seu papel em uma sociedade mais justa e igualitária.

Faixa Etária

03  a 05 anos

Horários

12h50 às 16h40