POR
QUE É IMPORTANTE TER UMA GRADUAÇÃO?

GRADUAÇÃO E DADOS REAIS

No Brasil, a fonte de renda de pessoas que possuem graduação é quase o triplo em comparação à quem tem ensino médio, diz a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc) de 2018. Além da diferença de salários (R$ 842 a R$ 5.110), a formação conta com pontos importantes para o desenvolvimento de uma pessoa em muitos aspectos.


PERSPECTIVAS RENOVADAS

Para muitos, cursar uma graduação significa aprender sobre uma profissão e o universo relacionado a ela. Porém, é mais do que só isso. O ensino superior também abre caminhos para novas relações sociais e uma diferente visão de mundo. É muito comum alguém entrar na faculdade de um jeito e sair totalmente diferente...defendendo outros ideais, por exemplo.


UMA ÉPOCA DE MUDANÇAS

A fase de se graduar também tem a ver sobre uma nova forma de viver...afinal, é um conjunto de conquistas: o primeiro trabalho na área, cada vez estar mais perto de se formar, ter uma nova rede de amigos que irão te acompanhar durante os próximos anos e que também podem mostrar novas realidades que você não teve a oportunidade de viver antes.


IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO

É claro que estruturar uma carreira não é rápido e precisa de muito investimento, principalmente durante uma era de desindustrialização , em que o desemprego vem sendo combatido com trabalhos freelancer, levando a escolha de curso se tornar mais impactante.
Ferramentas como o teste vocacional, por exemplo, é um dos primeiros passos para essa nova fase. E você, já tem ideia de como irá descobrir a sua profissão ideal?