O figurino como elemento de construção do personagem

Apresentação

O curso O figurino como elemento de construção do personagem tem por objetivo desenvolver o olhar e a prática da construção visual de personagens que podem ser usados em qualquer meio de comunicação e ou situações cabíveis, além de fazer com que cada aluno seja capaz de codificar “personagens” em ambientes distintos, de acordo com  a sua personalidade e nuances.

Essa temática pode ser usada em diversas situações onde construímos uma imagem para realização de algo, tais como eventos, desfiles e apresentações.

Público-alvo

Pessoas interessadas em colocar em prática a criatividade e a construção de personagem, com a intenção de contextualizá-lo visualmente.

Curso preferencialmente voltado para alunos de moda, assim como todos os que queiram ter uma visão mais ampla sobre como significar um personagem dentro de uma temática. Após o término, os participantes estarão capacitados a ambientar seus “personagens” nos devidos tempos e espaços onde se encontram, de acordo com suas personalidades, externadas em suas vestimentas.

Conteúdo

O curso visa abordar a criação visual de um personagem na prática.

Desenvolvimento de projeto a partir de um personagem criado pelos alunos, de acordo com suas referências pessoais, seguindo temas atuais como diversidade, racismo, colorismo, identidade de gênero, inclusão, disparidade social e ou qualquer outro tema da atualidade.

Partindo deste princípio, este personagem ganhará “personalidade”, para ser codificado e significado visualmente dentro do contexto a qual pertence de acordo com suas características.

Metodologia

- Apresentação do curso e tema

- Criação de personagem abordando temas como adversidade, inclusão, gênero, racismo, colorismo, disparidade social, deficiência, etc.

- Características Físicas e Psicológicas (estudo)

- Contextualização do personagem

- Codificação/Inserção/Ambientação

- Significação Visual

- Prática de leitura de capítulo/roteiro

- Palestra com convidado(a) a definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MUNIZ, Rosane. Vestindo os nus: o figurino em cena. São Paulo: Editora Senac, 2004

LEITE, Adriana:Guerra, Lisette. Figurino: uma experiência na televisão. São Paulo: Paz e Terra, 2002

VIANA, Fausto. Figurino teatral e as renovações do século xx. São Paulo: Estação das Letras, 2010

Pré-requisitos

Não há pré-requisito específico, porém é necessário interesse em figurino e moda. Conhecimentos na área e habilidades em desenho facilitam as práticas.

Período de Realização 

18/09/2018 a 27/11/2018 (16 aulas), às terças e sextas-feiras.

Corpo Docente 

Soraya Camargo possui grande experiência em figurino para Televisão. Começou como estagiária do figurinista Carlos Alberto Gardin no programa Zapping Zone Disney Channel / SBT(2000), onde em 6 meses passou de estagiária a figurinista assistente.

Foi figurinista no sitcom Mano a Mano da produtora Picante Pictures, com direção de Debbie Allen (assistente do diretor Steven Spilberg) em 2003 e também na opereta O Barbeiro de Sevilha no Teatro São Pedro.

No cinema trabalhou com a figurinista Verônica Julian, como produtora de figurino na Minissérie Antônia, da produtora O2 filmes, com direção de Fernando Meirelles em 2006 e com Cássio Brasil no longa A Falsa Loura, do diretor Carlos Reichenbach, também em 2006.

Quer saber mais?


Duração

48 horas (16 aulas)


Horários

19h30 às 22h30 (terças e sextas-feiras)


Valor

3x R$291,00 - aos alunos e ex-alunos da Faculdade Santa Marcelina será concedido desconto de 10%


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800