Rock: Teoria, História e Prática

Agende sua entrevista

Venha bater um papo com o Professor Ciro Visconti, coordenador da Pós-graduação em Rock, e conheça a proposta do curso em detalhes.

Envie um e-mail e agende sua entrevista, sem compromisso: 

pg.rock@santamarcelina.edu.br

Apresentação

Mesmo que o Rock seja um dos gêneros mais conhecidos da música popular e que existam inúmeros músicos e bandas do gênero espalhados por todos os continentes, sua pesquisa acadêmica é, embora vigorosa, relativamente recente. Essa demora em constituir uma pesquisa específica gerou uma defasagem nos cursos superiores de música, especialmente no Brasil, onde são mais direcionados aos gêneros de música instrumental, como o Jazz, o Fusion e a Música Instrumental Brasileira. Isso ocorre porque as ferramentas e técnicas desenvolvidas nas pesquisas destes gêneros instrumentais, seja no campo da harmonia, morfologia, análise, rítmica, história. Prática de bandas, etc., não são adequadas à canção, a modalidade de composição mais comum ao Rock ou a seus subgêneros. O curso pretende não apenas abordar e divulgar pela primeira vez no país e em português a aprofundada pesquisa acadêmica desenvolvida em universidades internacionais especialmente para o gênero Rock, como também ampliar esta pesquisa ao aplicar suas ferramentas também ao Rock produzido no Brasil e na América Latina, destacando suas semelhanças e diferenças em relação ao Rock inglês e americano. Esta ação também abre a oportunidade de verificar a influência que o Rock exerce sobre determinados artistas de diferentes gêneros e de movimentos de música brasileira, como a Tropicália e o Clube da Esquina, por exemplo.

Público-alvo

1) Graduados em música no curso de bacharelado em instrumento ou composição (música popular ou erudita) ou ainda no curso de licenciatura e que queiram obter um conhecimento acadêmico sobre o gênero Rock; 
2) Graduados em outras áreas mas que trabalham de maneira profissional ou amadora com música (seja com performances ao vivo, com gravações ou mesmo com aulas particulares) e que queiram ter especialização no gênero Rock; 
3) Graduados em outras áreas e que mesmo que não trabalhem cotidianamente com música, possuam algum conhecimento musicais e busquem esta especialização no gênero também sob o ponto de vista das ciências humanas; este grupo inclui mas não está limitado aos jornalistas, historiadores, sociólogos e comunicadores.

Conteúdo

Harmonia do Rock
História do Rock
Rítmica do Rock
Prática de Banda de Rock: preparação para performances I e II
Revoluções do Rock [PALESTRAS]
Laboratório de Improvisação
Organologia e Setups do Rock
Produção Executiva 
Morfologia do Rock
Linguagem Visual do Rock
Letras do Rock
Produção em Estúdio
Análise de Álbuns Clássicos 
O Rock nas Artes 
Laboratório de Composição
Metodologia de Pesquisa
Pesquisa e Produção Acadêmica I e II

Período de Realização

12/03/2019 a 28/08/2020

Objetivo

Inédito no Brasil! Para desenvolver tanto as habilidades de intérprete, como as de compositor, além de contextualizações históricas, estudos teóricos sobre o gênero e ferramentas para a produção artística.

Áreas de Atuação

Composição, interpretação e ensino do gênero rock; pesquisa acadêmica, produção musical em estúdio e produção de espetáculos. 

Dúvidas? 

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 19h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Quer saber mais?


Duração

360 horas em 3 semestres (2019/1)


Horários

Terças e quintas-feiras – 19h às 22h40, um sábado por semestre, das 9h20 às 12h40


Valor

Descontos especiais para escolas conveniadas, antigos alunos e profissionais da área. ( Contatar o coordenador do curso)


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800

Coordenador

  • Ciro Visconti
    Mestre

PALESTRANTES E PROFESSORES

  • Alexandre De Ório
    Especialista
  • André Martins
    Mestre
  • Eduardo Vicente
    Doutor
  • Heraldo Paarmann
    Mestre
  • Maria Vitória Laurindo Siviero
    Doutora
  • Paulo Assis
    Especialista
  • Rodrigo Bragança
    Especialista
  • Rodrigo Bravo
    Especialista
  • Silvio Moreira
    Mestre
  • Walter Nery
    Doutor