Música e Imagem

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Venha bater um papo com o Professor Sérgio Basbaum, coordenador da Pós-graduação em Música e Imagem, e conheça a proposta do curso em detalhes.

Envie um e-mail e agende sua entrevista, sem compromisso: 

pg.musicaimagem@santamarcelina.edu.br

Apresentação

A explosão das tecnologias de áudio nas últimas décadas revolucionou as possibilidades do uso da música e do som na cultura das imagens. Assim, a música assume um protagonismo cada vez maior na cultura contemporânea, ultrapassando os modos e os lugares convencionais de escuta, para tornar-se decisiva na constituição do sentido da experiência cultural. No cinema, no audiovisual narrativo e experimental, nos jogos digitais, na publicidade, nas videoinstalações, na arte sonora, e em outras formas de expressão contemporâneas, a trilha sonora, o design de som, a difusão da música no espaço e a síntese sinestésica entre sons e imagens tornam-se elementos indispensáveis. Regra geral, cursos de música pouco tratam da imagem, e os cursos de audiovisual reservam papel coadjuvante à música e ao som. 

A pós-graduação em Música e Imagem busca reconfigurar a relação entre esses campos, oferecendo ferramentas técnicas, estéticas e conceituais, bem como um espaço de práticas criativas, para alimentar um largo campo de possibilidades profissionais. Para o compositor que quer atuar no mercado audiovisual, no cinema, nos games e em narrativas diversas; o designer de som e o UX designer; para os criadores audiovisuais e artistas que pretendem se apropriar de forma mais consistente da música e do som; o curador e o produtor cultural que buscam compreender melhor a música e seu encontro com as imagens; para o crítico e o jornalista; o docente e o pesquisador, o curso oferece uma perspectiva inovadora, inédita, e necessária: pensar todas essas possibilidades a partir da tradição da cultura musical e sonora, e seu encontro multissensorial com as imagens. 

Público-alvo

- Músicos, compositores, instrumentistas, produtores musicais; 

- Diretores, editores e produtores de cinema, vídeo e publicidade;

- Artistas visuais e audiovisuais;

- Profissionais de dança, teatro e performance;

- Pesquisadores e professores de música, cinema e arte; 

- Designers; 

- Game designers; 

- Jornalistas e críticos; 

- Curadores, produtores e profissionais da cultura e da gestão cultural; 

- Todos aqueles que buscam aprofundar-se nas relações entre a música e a imagem.

Temas abordados

Cinema Musical

Laboratório de Criação I e II

Live-Cinema

Metodologia de Pesquisa

Música e Cinema I e II

Música e Publicidade

Música para Games

Pesquisa e Produção Acadêmica I e II

O Som nas Artes no Século XX e XXI

O Tecido Sonoro

Performance Visual

Percepção de Sonora e Visual

Sinestesias

Tópicos Especiais em Música e Imagem 

Vídeo e Videoinstalações

 

Objetivo

Relações entre música e imagem no cinema, em audiovisuais, jogos digitais, publicidade, videoinstalações, arte sonora, trilhas e design de som.

Áreas de Atuação

Composição de trilha sonora, produção-musical, performance, design de som, UX design, audiovisual, artes visuais, história da arte, jornalismo, crítica de música, cinema e artes, ensino (fundamental e médio) e em nível superior, pesquisa.

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Duração

360 horas em 3 semestres (2019/1)


Horários

Terças e quintas-feiras – 19h às 22h40, um sábado por semestre, das 9h20 às 12h40


Valor

Descontos especiais para escolas conveniadas, antigos alunos e profissionais da área.


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800

PALESTRANTES E PROFESSORES

  • André Olzon
    Professor
  • Carlos Eduardo (Dudu) Tsuda
    Professor
  • Christine Mello
    Professora
  • Lucas Meneguette
    Palestrante
  • Luciana Carolina Faria
    Professora
  • Marcus Bastos
    Professor
  • Marina Mapurunga
    Professora
  • Maurício Monteiro
    Professor
  • Orlando Marcos Martins Mancini
    Professor
  • Rodrigo Gontijo
    Professor
  • Sérgio Basbaum
    Coordenador
  • Vanderlei Lucentini
    Professor