Música Contemporânea: escrita, tecnologia e criação

Agende sua entrevista

Venha bater um papo com o Professor Sergio Kafejian, que será o coordenador da Pós-graduação em Música Contemporânea, e conheça a proposta do curso em detalhes.

Envie um e-mail e agende sua entrevista, sem compromisso: 

pg.musicontemporanea@santamarcelina.edu.br

Apresentação

Pensar a criação musical contemporânea, em seus múltiplos aspectos envolve diversos saberes. Das possibilidades surgidas com as novas tecnologias ao conhecimento de técnicas herdadas de outros períodos, são várias as linhas que conduzem a criação musical de nossos dias. Da mesma forma, são múltiplas as formas e manifestações que hoje se relacionam com a criação musical: música interativa, composição instrumental, instalações sonoras, composição eletrônica, criações multimídia.

Visando fornecer ferramentas de reflexão e criação acerca das possibilidades técnicas e estéticas da atualidade o curso Música Contemporânea: escrita, tecnologia e criação propõe um estudo aberto e moderno que busca estabelecer relações entre música erudita, novas tecnologias e música urbana, por meio de uma abordagem que privilegia o fazer prático e realizador.

Público-alvo

Graduados em cursos superiores de música e suas áreas correlatas e que tenham interesse em tópicos como prática instrumental, composição instrumental e eletroacústica, música e tecnologia, artes sonoras, performance musical.

Por se tratar de um curso que aborda os diversos aspectos que envolvem a prática musical contemporânea, o curso fornecerá elementos de criação, produção e prática criativa tanto a músicos vindo da área da música erudita e da música popular, em suas diversas vertentes. Tendo em vista a ênfase nas novas modalidades de criação envolvendo tecnologia, o curso também se volta a graduados em áreas com artes plásticas, áudio visual e artes multimídia. 

Temas abordados

Estéticas e Ferramentas de Criação dos Séculos XX e XXI – I, II, III e IV
Improvisação Contemporânea
Lutheria Eletrônica (instrumentos virtuais e expandidos)
MAX/MSP/PD – I e II
Metodologia de Pesquisa
Música e Invenção: Tópicos Especiais [PALESTRAS]
Música Híbrida
Perspectivas Históricas da Criação com Meios Eletrônicos Digitais
Pesquisa e Produção Acadêmica
Programação em Super Collider
Projeto Criativo Interdisciplinar I e II
Sistemas Interativos Digitais

Período de Realização

12/03/2018 a 28/08/2020

Áreas de Atuação

O curso qualificará o egresso a atuar profissionalmente em áreas como: shows e concertos, arranjo musical, produção musical, composição e performance com uso avançado de recursos tecnológicos, exposições e criações multimídias. Tendo em vista seu caráter multidisciplinar, o egressos se diferenciarão por uma formação nos quais as intersecções entre áreas do fazer musical dialogam constantemente visando a criação de soluções inovadoras em todos os aspectos que envolvem a criação sonora.

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Quer saber mais?


Duração

360 horas em 3 semestres (2019/1


Horários

Terças e quintas-feiras – 19h às 22h40


Valor

Descontos especiais para escolas conveniadas, antigos alunos e profissionais da área. (Contatar o coordenador do curso)


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800

Corpo Docente

  • Sergio Kafejian Cardoso Franco
    Mestre e doutor

PALESTRANTES E PROFESSORES

  • Alex Buck
    Mestre
  • Alexandre Lunsqui
    Doutor
  • André Damião
    Mestre
  • Flo Menezes
    Doutor
  • Gabriel Rimoldi
    Doutor
  • Leonardo Martinelli
    Doutor
  • Matheus Bitondi
    Mestre e compositor
  • Rodolfo Valente
    Mestre
  • Silvio Ferraz
    Doutor
  • Valeria Bonafé
    Doutora

Notícias Relacionadas


Vivência Jazz - Ritmos Afro-Cubanos

Vivência Jazz - Ritmos Afro-Cubanos
21/05/2019

Com a presença da Harvard Jazz Band