Design Estratégico de Marcas

APRESENTAÇÃO

Este é um curso de capacitação que proporciona uma visão mais holística do design, tanto para designers como não-designers que desejam gerar novos negócios, criar novas marcas, desenvolver novos produtos ou para gestores de negócios que desejam oferecer, através de suas marcas, entregas mais relevantes com impacto direto na qualidade de vida dos consumidores, otimização de recursos, de tempo e investimentos. 

PÚBLICO-ALVO

Podem participar do curso profissionais de todas as áreas, principalmente empreendedores e profissionais que ocupam a posição de desenvolvedores e gestores de Marcas ou profissionais ligados à gestão de projetos e desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Profissionais graduados em administração, moda, comunicação, design, economia, publicidade, marketing, gestores de negócios etc. 

PRÉ-REQUISITOS

Obrigatória a apresentação de Diploma de graduação e um ano de atuação profissional.

JUSTIFICATIVA 

As marcas possuem sua própria identidade e se relacionam com os consumidores. Saber como estabelecer este elo, identificar as características e personalidade são fundamentais para garantir o sucesso da estratégia de marketing. O nome da marca, o contexto cultural que ela está inserida, e todas as suas formas de expressão e contato, deve emitir o mesmo significado para os consumidores. Na medida em que as marcas “significam” os produtos e serviços consumidos assumem um importante espaço simbólico na sociedade, transformando-se em fonte de significação cultural e tornando-se parte da construção identitária individual e coletiva. O desafio cotidiano dos gestores de marcas é a coerência na entrega e na antecipação das aspirações dos consumidores. Mesmo as empresas que possuem um excelente sistema de gestão da identidade mantêm a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e serviços como uma atividade contínua e de manutenção da entrega da promessa da marca.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Aula inaugural: 14/03

Parte 1: 14/03 a 26/06/2019

Parte 2: 07/08 a 13/11/2019

CONTEÚDO

Parte 1

O Significado Cultural das Marcas
Marcas compondo identidades
Estratégia para novos negócios
Estratégia de marca – Definição, natureza, sobrevivência
Posicionamento da Marca no mercado – processo contínuo
Estratégia de Marca e estratégia de Produtos e Serviços
Estratégia de comunicação e a gestão sustentável da marca.
Consumidores - como conhecer suas expectativas
Diferenciação de Posicionamento
Plataforma da marca
Arquitetura de Marca X Portfólio de Produtos
O processo do designer como agente de transformação. 
Design de Marca -  os Conceitos fundamentais
Princípios fenomenológicos e semióticos
Neurociências cognitiva - Atenção, Percepção e Memória
Design de símbolos e logotipos - percepção

Parte 2

Personalidade de marca e a Construção do sistema de Identidade
A Identidade da Marca no Branding.
Naming, Essência e Atitude de Marca
Expressões da Marca, seus pontos de contato e novos consumidores.
O Guia da Expressão da Marca – gestão unificada do sistema de marca
Design Thinking – o processo do Design para Inovação
Gestão de projeto de marca na prática
Como garantir a entrega da promessa da marca.
Extensões de Marca – Novos Produtos 
Extensões de Marca – Novos Serviços
Design de Serviços - metodologia
Inovação continuada - desenvolvimento de projeto por gestores de marcas.
Aplicação de propostas de Inovação
Aplicação de modelos de Gestão da Marca
Honorários de projeto de marca – como calcular e como apresentar uma nova proposta.

 

CORPO DOCENTE

O curso será ministrado pela professora Cecilia Consolo contando com a presença de convidados que ocupam posições de liderança de grandes marcas.

Cecilia Consolo atua como designer, consultora, parecerista e palestrante. Ministra workshops e cursos in company para desenvolvimento e inovação de novos produtos e para definição de essência e posicionamento das marcas, além de ser mobilizadora atuante no cenário de Design no país.

Iniciou sua carreira em 1979 na agência J. W. Thompson de São Paulo e posteriormente atuou em grandes empresas como responsável pela identidade da marca corporativa nas empresas Ideal Standard Wabco, Grupo Duratex e Grupo Dreyfus. Inaugurou seu próprio escritório de design em 1987, a Consolo & Cardinali Design cuja atuação profissional se concentra na gestão de marcas, planejamento, identidade, comunicação estratégica e design corporativo para marcas nacionais e multinacionais.

Cecilia Consolo é Doutora em Ciência da Comunicação pela USP, onde mantém vínculos de pesquisa. Desde 2006 dirige o Lab Cognitivo, escritório voltado ao design estratégico, fornecendo análises sobre imaginário, cognição e identidade, onde elabora propostas de inovação para novas marcas, novos produtos, ou extensão de marcas com foco em serviços.
Lecionou por vários anos em importantes instituições de ensino de São Paulo. Atualmente é professora em cursos de pós-graduação da BSP (Business School São Paulo), FIA (Fundação Instituto de Administração), Sustentare Escola de Negócios e na Universidade Mackenzie.

É autora do livro MARCAS - Design Estratégico - Do símbolo à gestão da Identidade Corporativa, entre outros títulos, todos publicados pela Editora Blucher.

Dúvidas? 

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 19h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Quer saber mais?


Duração

120h (9 meses)


Horários

Quartas-feiras, das 19h às 22h40


Valor

9x R$654,00


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800