A construção da cena: da Grécia às passarelas

 

Apresentação

Introduzir o problema da representação cênica, a partir de sua origem, na Grécia Antiga. Acompanhando as Artes Visuais, o curso percorrerá momentos fundamentais da História até os desdobramentos dessa arte no contemporâneo, a saber, do teatro à cena expandida.

Público-alvo

O curso é destinado a todos aqueles interessados em arte em geral. Após concluir o curso, o egresso terá em mãos algumas ferramentas consistentes para a leitura do contemporâneo, além da ampliação de seu repertório em artes.

Conteúdo

- O Teatro Primitivo, a Land Art. Rituais dramáticos no Egito Antigo;
- Grécia: do Ritual ao Teatro. A Tragédia, a Comédia;
- Teatro Romano, suas edificações, o Pão e Circo;
- O Renascimento e o período Elizabetano inglês;
- Arte Moderna: Naturalismo e Realismo. Pensadores das cênicas modernas e seus desdobramentos no cinema contemporâneo;
- Russos e alemães: Construtivismos. Dança e videoclipe: diálogos transversais;
- Cenas Orientais como influência no Ocidente;
- Passagens para a Arte Contemporânea;
- Cena Brasileira Pós-Guerra;
- Cena contemporânea, cenas contemporâneas – o palco do teatro, da música, as performances; as passarelas.

Diferenciais

Toda arte aspira à sua apresentação diante de um público. Como construir esse momento em sua potência? Como isso se deu ao longo da história? A moda, assim como o teatro, ou mesmo a música, cada uma dessas áreas constituem hoje cena híbrida, carregada de uma miríade de referências, diálogos e materiais transversais a outras áreas. Para criar hoje, é preciso construir uma cultura visual por fontes díspares, articulando diferentes conhecimentos, em uma resposta consistente às linguagens transdisciplinares do contemporâneo. O Teatro, arte clássica, funcionará como eixo de pesquisa. Ele ajudará a construir o que estamos chamando de cena contemporânea, em sua concepção expandida, que abrange desde o palco do músico até as passarelas da moda. A Grécia Antiga é o ponto de partida que sempre retorna no presente. Apesar de histórico, o curso não percorrerá necessariamente uma história linear, sendo sempre transpassado por exemplos do presente.

Período de Realização

08/04/2019 a 10/06/2019 (às segundas)

Corpo Docente

Ana Goldenstein é doutoranda pelo Núcleo da Subjetividade da PUCSP. Mestra em Estética e História da Arte pela USP, é docente na Faculdade Santa Marcelina e na pós-graduação da Teatro Escola Celia Helena. Publicou o livro Persona Performática (Ed.Perspectiva, 2012), além de diversos artigos em revistas especializadas. Pesquisa criação, com foco em work in process, copoiesis e subjetividade.

Dúvidas? 

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 19h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Quer saber mais?


Duração

20h (10 aulas)


Horários

Segunda-feira, 17h às 18h40


Valor

3x R$198,00


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800