Teatro a partir de histórias e desejos

Apresentação

O curso se propõe a trabalhar com os elementos essenciais para o desenvolvimento da arte do ator. Corpo. Voz. Imaginário. Sensível. 

- Apresentar a linguagem teatral, através do desenvolvimento de práticas e pensares;
- Desenvolver um caminho para a atuação a partir de um trabalho de corpo e voz conscientes de suas  potencialidades;
-  Propor dinâmicas que visem resgatar as histórias e os desejos de cada um e do grupo, como matéria-prima para compor as cenas;
- Trazer exercícios e leituras para ampliação do imaginário e do sensível; 
- Estimular idas a espetáculos, filmes e exposições para discussão e formação de um ‘olhar-pensar’ sensível.

Público-alvo

Destinado a pessoas, a partir de 16 anos, que queiram se comunicar melhor em seu dia-a-dia pessoal e profissional, das diversas áreas de atuação, até aqueles que estejam buscando o próprio teatro como meio de expressão; pessoas que já atuem em outras áreas artísticas, como forma de ampliar suas referências.

Conteúdo

Nossas histórias. Nossos desejos. A História do Teatro (linhas gerais).

Dinâmicas para a consciência corporal. Exercícios básicos de respiração para a percepção do todo. Atividades e reflexão para ativar um imaginário mais fluido e pleno. Investigações vocais para o desvendar de sua potência. Jogos cênicos para disponibilizar o ator para a troca com o outro. Construção de cenas a partir das histórias e desejos de cada um e do grupo como um todo. Desenvolvimento de uma rotina de ensaios.

Diferenciais

O contato com o fazer teatral permite adentrar num caminho de consciência (sensório-motor, racional e intuitivo) capaz de ampliar as possibilidades de atuação tanto no palco como nas nossas relações. E como linguagem artística nos leva ao desenvolvimento do imaginário e do sensível que nos permitem auxiliar na busca por melhores soluções para as difíceis questões de nossos tempos.

Metodologia

Aulas práticas e reflexivas, a partir da valorização do encontro, de modo a nos direcionar para a construção de um pensamento e um corpo mais livres para atuar. Leituras de autores e grupos que possam exemplificar as experiências vividas e a compreensão do processo de investigação constante do fazer teatral. 

Período de Realização

07/03/2019 a 09/05/2019 (quinta-feira)

Corpo Docente

Atriz, contadora de histórias e jornalista, Lídia Engelberg fez sua dissertação em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisando sobre as contribuições da arte de contar histórias no processo de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Conta histórias em escolas, livrarias, bibliotecas, centros comunitários, SESCs, Feira de Livros e em projetos estaduais e municipais das secretarias de cultura e educação. Ministra oficinas de formação para professores, estudantes e interessados em universidades, SESCs e em projetos da educação e da cultura. Neste ano de 2018, ministrou o curso “O Desenvolvimento da Arte de Contar Histórias e sua relação com o ensinar e o aprender”, no Instituto Singularidades. E desenvolve trabalho de pesquisa de teatro com Antônio Januzelli, da ECA- USP.

Dúvidas? 

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 19h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Quer saber mais?


Duração

40h (10 aulas)


Horários

Quintas-feiras, das 19h às 22h40


Valor

2x R$418,00


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800