A Arte no Audiovisual

Apresentação

O curso A Arte no Audiovisual tem por objetivos:

- Desenvolver um diálogo entre História da Arte e a produção audiovisual;

- Incorporar à prática profissional o conhecimento das transformações e rupturas conceituais que, historicamente, se processaram nas artes;

- Incorporar os Estudos Visuais relacionados às mídias contemporâneas, como a fotografia, o cinema, os meios eletrônicos e digitais;

- Compreender as influências dos movimentos artísticos na produção audiovisual;

- Ampliar, aprofundar e atualizar o conhecimento acerca das abordagens relacionadas às artes e aos estudos da imagem.

Público-alvo

O curso se destina a graduandos ou graduados que trabalham com imagens, seja através de estudos, seja através de projetos ou produtos destinados ao mercado: artistas visuais, designers, cineastas, publicitários, educadores etc.

Conteúdo

Este curso livre objetiva propiciar um diálogo que relaciona as artes plásticas e as vertentes artísticas e suas aplicações ao audiovisual. O estudo da linguagem cinematográfica e da estética visual e sonora representada na produção audiovisual - filme, filme publicitário, videoclipe etc - análogo, em sua função, aos quadros de pintura, serão estudados e interpretados quanto aos modos de produção de sentido na obra.

Aula 1: Pinturas rupestres como pré-cinema

Aula 2: Estudos sobre imagem: conceitos

Aula 3: Arte egípcia, grega e romana e sua influência e características encontradas na produção audiovisual

Aula 4: Bizantino (Romântico e Gótico)

Aula 5: Renascimento e o audiovisual

Aula 6: Barroco no audiovisual, influências do Expressionismo e no Cinema Noir

Aula 7: Releitura - obra audiovisual

Metodologia

O curso inclui aulas expositivas teóricas exemplificadas por imagens e extratos de obras audiovisuais, propiciando debates em sala de aula.

Diferencial

A produção audiovisual tem crescido com a popularização e acesso das novas formas de captação e registro da imagem. Segundo alguns teóricos, a imagem, como instrumento de comunicação, assemelha-se ou confunde-se com aquilo que ela representa. Por um lado, uma imagem só pode ser definida pela sua relação com um sujeito espectador - somente há imagem se houver quem a admire - e, por outro lado, a imagem também age sobre o espectador, em especial de modo psíquico, ao compor crenças, projeções, afetos, etc.. Ao considerar os conceitos acima, concluímos que toda imagem carrega consigo uma série de possíveis sentidos que dependem da percepção do receptor para ganhar significado. 

E a imagem trabalhada na arte será matéria fundamental ao cinema. O conceito de enquadrar, análogo, em sua função, aos quadros de pintura, desempenha no audiovisual um papel muito importante na composição da imagem. Outros conceitos, como perspectiva, profundidade, chiaroscuro, entre outros, fazem parte de elementos estéticos e técnicos presentes nos dois campos da arte. Saber identificar e definir os principais conceitos, através de análises fílmicas, podem ser recursos importantes para uma criação acadêmica e mercadológica.

O curso objetiva criar um diálogo que referencia as artes plásticas e as vertentes artísticas aplicadas ao audiovisual. O estudo da linguagem cinematográfica e da estética visual e sonora representada na produção audiovisual - filme, filme publicitário, videoclipe etc - análogo, em sua função, aos quadros de pintura; dos quais vem seu nome.

Após a conclusão do curso, o egresso terá conhecimentos que possam ser aplicados à produção audiovisual, além da possibilidade de análise estética do filme.

Pré-requisitos

Ensino Médio completo e conhecimentos básicos em fotografia

Período de Realização

08/03/2019 a 22/03/2019 (quartas e sextas-feiras)

Corpo Docente

Irislane Mendes Pereira é mestre e pós-graduada em Comunicação Semiótica pela PUC/SP, graduada em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade Mackenzie, trabalhou durante 10 anos na agência de comunicação Companhia de Noticias - CDN, na função de assistente de redação. Na consultoria Andrade & Arantes Projetos Culturais, com trabalho direcionado à área cultural, foi assistente na produção de um documentário, participou da organização, elaboração e tradução de textos para lançamento de um livro sobre dança para a dançarina e professora aposentada da Unicamp, Antonieta Marília de Oswald de Andrade. Entre 2011 e 2014 ministrou disciplinas do curso de Design da Universidade Mackenzie. Atualmente, leciona disciplinas nos cursos de Multimídia e Produção em Áudio e Vídeo na ETEC Jornalista Roberto Marinho.

Dúvidas? 

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 19h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Quer saber mais?


Duração

20 horas (5 aulas)


Horários

Quartas e Sextas-feiras, das 19h às 22h40


Valor

R$568,00


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800