Pesquisa de Tendências e Comportamento do Consumidor - ONLINE

INSCRIÇÕES ENCERRADAS - 2021/2

Curso Online

O curso será online, realizado na modalidade Presencial Remoto. Diferente do EAD, que possui aulas gravadas que podem ser assistidas a qualquer instante, nessa modalidade as aulas acontecem em tempo real, com presença do professor e dos alunos numa sala virtual (aula via aplicativo Zoom) ao mesmo tempo, o que permite maior interação entre todos (as aulas não ficam gravadas). O curso manterá esse formato durante toda sua realização, mesmo que os protocolos de isolamento impostos pela pandemia sejam flexibilizados.

Apresentação

Com o cenário contemporâneo mudando de maneira cada vez mais acelerada, faz se necessário, em qualquer empresa, um profissional de pensamento crítico e sistêmico, capaz de ter visão de futuro, para direcionar caminhos e provocar as mudanças positivas que o mundo necessita.

O curso de Pós-Graduação em Pesquisa de Tendências (Future Studies) e Comportamento do Consumidor da Faculdade Santa Marcelina tem como objetivo apresentar ao aluno como é a teoria e a prática da pesquisa de tendências. A Faculdade Santa Marcelina conta com toda a infraestrutura necessária para oferecer esse curso, bem como conta com um corpo docente formado por profissionais de excelência em pesquisa voltada para o mercado, em especial da economia e indústria criativa (moda, design, artes, eletrônicos etc.).

Público-Alvo

Curso de Pós-Graduação com foco em pesquisa, portanto, é desejável que o participante tenha interesse por práticas como estudos aprofundados, monitoramento e pesquisa de campo (não é necessário ter experiência). Ao concluir o curso, o egresso terá habilidades de pensar de maneira sistêmica e crítica, sendo capaz de planejar, executar e construir cenários futuros para o mercado em que atua.

Nossos principais diferenciais

A Pesquisa de Tendências ou Estudos Futuros é transdisciplinar, com foco em identificar possíveis cenários vindouros. Basicamente, revela e indica os mais prováveis futuros que estão por vir. Identifica as visões de mundo e mitos que lhes estão subjacentes para melhor compreender o porquê de seus possíveis surgimentos.

É um braço aplicado de diversas abordagens das Ciências Sociais e Estudos de Comunicação que possui fortes laços com o campo da História, afinal, trata-se de compreender o que continua e o que se rompe com processos já estabelecidos no contemporâneo. Também tem importante conexão com a Estética, para a compreensão do gosto e suas manifestações em produtos e serviços.

O objetivo da Pesquisa de Tendências (Future Studies) é a construção do pensamento (crítico e sistêmico) para a construção do conhecimento prospectivo (futuro). Trata-se de informação estratégica que subsidia a construção de táticas para novas oportunidades aos diversos atores envolvidos no contexto social. Desta maneira, o estudo de Pesquisa de Tendências antecipa cenários e nos permite construir pontes entre presente e o futuro desejável e, porque não, para um futuro mais sustentável.

Alinhar pesquisa de tendências (que podem ser aplicados a qualquer área) com estudos sobre o comportamento do consumidor faz com essa pós-graduação tenha como foco lidar com as realidades de mercado locais, regionais e globais. Tornando os negócios mais competitivos e atualizados frente aos desafios contemporâneos para empresas.    

Metodologia

  • Aulas expositivas e dialogadas

  • Seminários com profissionais da área

  • Seminários avançados feitos a partir de pesquisa dos alunos

  • Aulas práticas (oficinas)

Processo Seletivo e Admissão:

  • Carta de intenção dizendo as razões pelas quais quer fazer a pós-graduação em Pesquisa de Tendências

  • Análise de currículo

  • Resultado da seleção final sai no dia 06/08/2019

Perfil desejável dos alunos:

  • Desejável já ter feito iniciação científica ou pesquisa (acadêmica ou no mercado).

  • Formado em qualquer área de conhecimento, mas atuando, ou desejando Pivotar para atuação em Economia e/ou Indústria Criativa (Moda, Design, Arquitetura, Publicidade, Marketing, Produção Cultural, Música, Artes Cênicas, Patrimônio, Publicações, Imprensa, Games, Animação, Gastronomia, Turismo, Mídias, P&D, etc.).

Período de Realização

01/09/2021 a 28/06/2023

Confirmação da Turma

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.

Descontos Especiais

Até 25% de Desconto para antigos alunos, escolas e empresas conveniadas.

Consulte os critérios para elegibilidade e relação de parceiros com nossa equipe de Atendimento, por telefone, e-mail ou Whatsapp.

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Quer saber mais?


Duração

23 meses (404 h)


Horários

Segundas e Quartas-feiras, das 19h às 22h40


Valor

23x R$ 798,00 (2021/2). Descontos especiais para escolas e empresas conveniadas e antigos alunos: consulte nosso atendimento - WhatsApp: (11) 98207-1806 Contato Telefônico: (11) 3824-5800


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800

Coordenadora

  • Patricia Sant’Anna
    Doutora em História da Arte

Corpo Docente

  • Davi Bonela
    Professor Mestre
  • Ana Julia Büttner
    Professora Mestra
  • Álamo Bandeira
    Professor Mestre
  • Bruno Pompeu
    Doutor em Comunicação
  • Clarice Carvalho Garcia
    Mestre em Design
  • Fábio Sandes
    Professor Doutor
  • Helder Manuel da Silva de Oliveira
    Mestre em História da Arte
  • Kátia Mika Nishimura
    Doutora em Ciências Sociais
  • Marcelo Vianna
    Professor Mestre
  • Maria Luisa Scaramella
    Professora Doutora
  • Maurício Teixeira
    Professor Doutor
  • Márcia Merlo
    Professora Doutora
  • Monayna Pinheiro
    Professora Mestre
  • Tarcízio Silva
    Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea
  • Victor Barboza
    Professor Especialista
  • Vivian Berto
    Mestrado em História da Arte
  • Yorrana Maia
    Professora Mestra