Contabilidade e Finanças Executiva

APRESENTAÇÃO

A proposta do curso de Pós-Graduação “Contabilidade e Finanças Executiva” é apresentar aos diversos estudantes, independente da área de atividade, as ferramentas contábeis existentes além do aspecto financeiro que envolve o cenário interno e internacional. O curso busca qualificar os futuros pós-graduandos a serem agentes de pensamento e críticos dentro das diversas disciplinas que compõe o curso, desde atividades operacionais até as estratégicas.

PÚBLICO-ALVO

Bacharel em Ciências Contábeis e profissionais de áreas afins que buscam alternativas de aperfeiçoamento e conhecimento como por exemplo Administração, Economia, Direito, Engenharia além de outras áreas que envolvem a Gestão Pública ou Privada.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Empresas Públicas, Privadas e do 3º Setor que atuam na área industrial, comercial e de serviços.

DISCIPLINAS E CONTEÚDO

Contabilidade Financeira: O que é contabilidade. Principais usuários da informação contábil. Objetos da contabilidade. Bens, Direitos e Obrigações. Demonstrações Contábeis.

Matemática Financeira Executiva: Principais aplicações da Matemática Financeira. Juros e Capitalização. Prestação. Tabela Price X Sacre. Tomada de Decisões de Investimentos e Financiamentos. Uso da HP-12C

Direito Tributário e Societário: Principais diferenças entre o Direito Tributário e Societário. A Constituição Federal. Obrigação Acessória e Principal. Tributos. Principais formações societárias. Empresa Individual. Ltda. e S.A – Sociedade Anônima.

Contabilidade Tributária e Societária: Operacionalização Contábil. O atendimento ao CPC-Comitê de Pronunciamento Contábil. As exigências fiscais. Diferenças entre a contabilidade tributária e societária. SPED Contábil e Fiscal. LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real.

Educação, Planejamento Financeiro e Finanças Corporativas: O que é a educação financeira. Princípios básicos para gestão do dinheiro. Alguns mecanismos para gestão do dinheiro. O que fazer com o dinheiro se está sobrando e como gerir a falta de dinheiro. Planejamento Financeiro individual e para as organizações de todos os setores. Tomadas de Decisões de Investimentos e Financiamentos e Introdução ao plano de negócios.

Avaliação de Empresas (Evaluation): Qual a necessidade de se avaliar uma empresa. Os diversos segmentos que mudam de controle. A empresa familiar e a gestão profissional. Formas de avaliação das empresas. Proposta de venda ou abertura do capital.

Contabilidade e Gestão Estratégica de Custos: o conhecimento de custos como base da gestão. As principais diferenças entre custos e despesas. Mecanismos de avaliação de produtos fabricados ou de revenda. Mecanismos de Custeios. Precificação. Tomadas de decisões em manter o produto, terceirizar ou descartar no projeto.

Empreendedorismo e Inovação: O que é ser empreendedor. Diferenças entre empreendedorismo e administração. Princípios básicos do empreendedor. O despertar de um sonho. Plano de negócios para empresas embrionárias. Plano de negócios para empresas já existentes. A Inovação como alternativa de perpetuidade do negócio.

Auditoria, Perícia e Arbitragem: A auditoria no tempo. Diferenças entre Auditoria Interna e Externa. Principais campos de atuação e responsabilidades. Aplicação de Perícia. Qualidades do Perito. Diferença entre Perícia e Auditoria. Perito e Assistente Técnico. Responsabilidade pelas Provas Periciais.  O surgimento da Arbitragem. Como utilizar a arbitragem em questões judiciais ou administrativas. Principais impactos e facilidades na arbitragem. A evolução e futuro da arbitragem.

Contabilidade Criativa: O desmembramento da Contabilidade Tributária e Societária. A aplicação dos Pronunciamentos Contábeis (CPC). A tomada de decisões em questões que o CPC ainda não está consolidado. A questão do Hedge Accounting nas organizações e as críticas com os procedimentos contábeis. Procedimentos que podem distorcer as informações contábeis e que atendem ao CPC – Comitê de Pronunciamento Contábil. As questões que envolvem os tributos na aplicação do CPC.

Governança, Risco e Compliance: A aplicação da Governança Corporativa nas Organizações. O que é a Governança Corporativa. O que poderá facilitar na gestão como estratégia para minimizar riscos de desvio de finalidade. Como administrar o risco nas várias esferas da organização e mecanismos de punição. Como dar publicidade interna e para os vários interessados externos. As informações prestadas que apresentem os pontos fortes e fracos durante a implantação da governança e possíveis soluções. O objetivo do compliance na divulgação das informações.

Metodologia Científica I e II: Os principais mecanismos que envolvem a base de instrumentação dos trabalhos seguindo as normas da ABNT. As principais normas da ABNT. Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa. A pesquisa Científica. Estruturação dos Trabalhos de acordo com as normas ABNT.

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Quer saber mais?


Duração

360 horas


Horários

Sábado, das 8h às 18h


Valor

15x 612,00


Unidade

Itaquera - SP
(11) 2217-9110

Coordenador

  • Reginaldo Gonçalves
    Mestre