Introdução à Edição de Vídeo Digital

Apresentação

“Introdução à Edição de Vídeo Digital” é um curso livre teórico-prático com duração de 20 horas (05 encontros com 04 horas cada). Durante o curso, os participantes entram em contato diferentes técnicas e conceitos de edição e montagem.

Através de explicações seguidas de exercícios rápidos, o instrutor mostra aos participantes como edição é um processo fundamental na produção audiovisual. São abordadas diversas etapas da edição, desde corte secos e transições, até noções de correção de cor e ajustes de áudio.

O principal objetivo do curso é fornecer aos participantes elementos para o enriquecimento de seus vídeos.

Público-alvo

O público-alvo da oficina são pessoas que se interessam pela edição de vídeo digital. Não é necessário ter experiência prévia, nem equipamento profissional. Os participantes que tiverem computador portátil podem trazê-los para a oficina. Podem participar estudantes, jovens produtores, cineastas iniciantes, entusiastas do cinema (documentário e ficção), pessoas que queiram trabalha como Youtubers, vlogers, enfim, qualquer pessoa que tinha interesse em se aprimorar em técnicas de edição.

Após o curso, os participantes estarão aptos a editar e montar seu próprios vídeos com qualidade profissional para diversos segmentos do mercado audiovisual.

Conteúdo

O curso aborda conceitos teóricos e práticos para a edição em vídeo digital. Os participantes entram em contato com técnicas que podem ser aplicadas à diferentes linguagens audiovisuais, tanto vídeos para internet quanto ao cinema. O software de edição utilizado será o Adobe Premiere CC. 

Objetivo

Com o surgimento de telefones celulares que gravam vídeo em alta definição e de sites como o Youtube, a produção de vídeo digital tem crescido a cada dia. Mas o que fazer com os vídeos depois filmar? Embora as redes sociais tenham criado um imediatisto de se publicar o material logo após ele ser filmado, uma boa edição de vídeo pode gerar um produto com maior qualidade.

Na internet é possível encontrar milhares de tutorais - na maioria das vezes, bem intencionados - que se propõe a ensinar dicas de edição mas, em geral, são feitos por entusiastas e não profissionais da área; o que pode atrapalhar mais do que ajudar e, assim, acabam desistimulando os interessados.

Em “Introdução à Edição em Vídeo Digital”, o instrutor compartilha sua experiência com os participantes, tanto de conhecimentos teóricos quanto práticos. Durante os quatro encontros os participantes fazem uma série de exercícios que visam auxiliar suas futuras produções.

Metodologia

Como dito anteriormente, a oficina tem duração de 20 horas, dividida em cinco encontros com quatro horas de duração cada.

O conteúdo teórico é passado de forma expositiva. A ideia é que o curso seja mais como um grande bate-papo e troca de experiências do que como uma aula tradicional.

No curso, será empregado o software de edição não-linear Adobe Premiere CC. Alguns motivos levam à escolha desse software:

- O Premiere tem sido um software amplamente usado no mercado profissional do audiovisual, filmes recentes, como Deadpool, utilizaram o Premiere em sua produção.

-   A interface da versão CC e sua operação são muito semelhantes as outros softwares disponíveis no mercado, como o Avid e Final Cut.

- Embora o Premiere seja um software proprietário, a Adobe disponibiliza uma versão de avaliação gratuita, com os mesmos recursos da versão paga. Essa versão de avaliação expira automaticamente 30 dias após a sua instalação. Ou seja, todo o curso pode ser feito usando uma versão gratuita do software.

O instrutor irá diponibilizar aos participantes o arquivo para a instalação do programa, essa já será a primeira atividade da oficina. Também será fornecido ao participantes todos os arquivos de vídeo para a execução dos exercícios. O software será utilizado em português.

Caso haja interesse por parte dos participantes, é possível o uso de vídeos gravados por eles mesmos.

Programação

Dia 01:

- Instalação do software.

- Formatos mais comuns de vídeo.

- Apresentação da interface do Adobe Premiere.

- Exercício prático de corte seco.

- Diferença entre edição e montagem.

- Efeito Kuleshov.

- Criação de títulos e textos no vídeo.

- Debate de encerramento.

Dia 02:

- Trabalhando com som.

- Fundamentos básicos da edição de áudio.

- Principais ferramentas de áudio.

- Volume e equalização.

- Mixagem

- Sincronismo.

- Debate de encerramento.

Dia 03:

- Correção de cor.

- Principais efeitos de vídeo.

- Modos de mesclagem (blending modes).

- Debate de encerramento.

Dia 04:

- Edição com multi-câmera.

- Quebra de eixo.

- Motion Effects.

- Debate de encerramento.

Dia 05:

- Chroma key e outras formas de sobreposição.

- Principais formatos de arquivo para saída em vídeo e upload no Youtube, Vimeo, etc.

- Considerações finais.

- Debate de encerramento

Diferencial

A oficina aborda conceitos teóricos e práticos para a produção de documentários com suporte em vídeo digital. Os participantes entram em contato com técnicas de fotografia, áudio e vídeo digital voltadas para o cinema documental. Também são debatidos conceitos sobre os diferentes tipos de documentário e suas aplicações.

Pré-requisitos

Não há um pré-requisto para participar da oficina. Também não há necessidade de prova ou análise de currículo.  Minha sugestão é que a seleção seja feita pela ordem de inscrição, até o se chegar no número máximo de vagas.

Idade mínima sugerida para a participação é de 16 anos.

Período de Realização

19/08/2019 a 23/08/2019 (segunda a sexta-feira)

Corpo Docente

Lucas Gervilla é mestrando no Instituto de Artes da UNESP e bacharel em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. Trabalha com documentários desde 2005 e já participou de mais de 150 produções audiovisuais. Em 2018, foi comissionado pelo Canal Futura para a produção do seu sétimo documentário curta-metragem: “Edmur e o Caminhão”. Em 2017, seu trabalho “Familia”, criado junto com o coletivo russo DaDim, fez parte da Art Riga Fair. Ainda em 2017, recebeu a bolsa “Mobility Fund”, oferecida pelo orgão holandês Prince Claus Fund. Trabalhou junto com os cineastas Kiko Goifman e Lucas Bambozzi. Foi professor do curso de Produção de Audiovisual na ETEC Jornalista Roberto Marinho. Atualmente é oficineiro dos Pontos MIS e das Oficinas Culturais. É membro dos grupos de pesquisa GIIP - UNESP e EMS21 - FAU-USP.

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Quer saber mais?


Duração

20 horas (5 aulas)


Horários

2ª a 6ª feira, das 19h00 - 22h40


Valor

1x R$921,00


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800