Criação e desenvolvimento de Vestuário em Malharia Retilínea, Tendências e inovações

Inscreva-se

Acesse https://goo.gl/zr2ztm e realize a sua pré-inscrição. Após o preenchimento do formulário e envio dos documentos solicitados, aguarde nosso contato com orientações a respeito do processo seletivo.

Apresentação

Nos últimos anos estudar o desenvolvimento de produto em tricô é um fator importante para o profissional que quer evoluir no processo de desenvolvimento de produto de peças em design de moda.  Os recursos criativos se multiplicam com base em testes empíricos de criação de produto e com as novas tecnologias desenvolvidas na construção da malha, principalmente pela evolução das máquinas eletrônicas. Mostraremos desde a técnica manual com agulhas de tricô passando pela máquina de tecer manual até as máquinas retilíneas eletrônicas computadorizadas de última geração em que a peça de vestuário sai pronta da máquina sem necessidade de costura. Dependendo da máquina e gramatura do fio pode-se desenvolver peças em diversas escalas. A Modelagem em tecido de malha tem sua base em criação em modelagem tridimensional e consequentemente costuras e acabamentos especiais e elaborados diminuindo o tempo de fabricação e com descarte zero. 

Objetivo

Desenvolver a capacidade técnica de construção de peças em tricô, abordando conhecimentos básicos para os processos de criação e produção de peças em design de moda no vestuário ou decoração. O estilo do tricô ou também denominado malharia Retilínea, MR, é sempre ligado segundo a técnica proposta do estilista dependendo das tecnologias disponíveis. 

Público-alvo

Designer de Vestuário, alunos de cursos de moda, decoradores e pessoas interessadas na arte e tecnologia do fazer em peças em Tricô, Malharia Retilínea (MR).

Conteúdo

1. Histórico do Vestuário em Tricô. Principais estilistas com referências de construção de seus trabalhos em tecnologias e artesanais, de acordo com a época e importância.   
2. Características do tecido de malha, pontos e construção do tecido de malha. Matéria prima, características dos fios mais usados em MR; noções das novas fibras.
3. Apresentação do desenvolvimento de produto em malha, exemplos de protótipos. 
4. Exercícios em Modelagem tridimensional ou moulage; acabamentos; Customização com misturas de técnicas, por exemplo de tricô com crochê, macramê e bordados. 
5. Método de Criação de peças- diário de bordo com imagens e referências escolhidas dentro de um universo que exprimam a ideia da história da coleção de cada aluno. 
6. Ficha técnica com desenhos e especificações. 
7. Visita técnica em uma empresa de Vestuário em tricô e no showroom de venda de máquinas eletrônicas computadorizadas a fim de demonstrar a programação por computador de pontos e modelagens de última geração. (CAD-CAM). 
8. Trabalho final - Execução de uma ou mais peças de tricô. As peças serão executadas com misturas de técnicas que serão propostas e viabilizadas durante o curso.

Metodologia

Aulas expositivas e práticas com muitos exemplos de desenvolvimento de produto de vestuário de moda com técnicas e materiais com exposição dos lançamentos internacionais de 2019.
Proposta de trabalho final de um portfolio e apresentação de um trabalho prático.

Visita técnica a centro de desenvolvimento de produto em máquinas eletrônicas. Vivência com as tecnologias de fabricação de malhas sem costura, fabricação de calçados, bolsas e outros produtos em malharia eletrônica com demonstração em design em sistemas de imagem por computador.

Bibliografia Básica

BROWN, C.: Knitwear Design, Laurence King publishing Ltd, London, 2013.

PICCININI, L.: Um Estudo do Processo de Desenvolvimento de Produto no Vestuário de Moda na Malharia Retilínea no Brasil, Mestrado, EACH-USP, São Paulo, 2015.

TEXTILE VIVANT. Experiences and researches in textile design. La Triennalle, Giovanni Maria Conti, Barbara del Curto, Maria Grazia Soldati. MILANO, 2014.

SISSONS, S. Malharia, Fundamentos de design de moda, Porto Alegre, Bookman, 2012

Pré-requisitos

Ter noções de desenvolvimento em design de vestuário.

Período de Realização 

De 22/08/2019 a 24/10/2019 (quarta-feira)

Corpo Docente 

Laura Piccinini é Doutoranda em Design na Universidade de Lisboa (Moda em Malha) FA ULISBOA; Mestre em Têxtil e Moda (Vestuário em Malharia Retilínea) EACH USP; (2015) Master em design de Malharia Retilínea, Universidade IUAV de Veneza(2015); especialista em Modelagem e Design de Vestuário, SENAC, SENAI, ESMOD; especialista em Moulage, Modelagem e Figurino, EACH USP, Jeanine Niepceron; docente da Pós-Graduação em Modelagem e Moulage do SENAC Lapa Faustoso; docente da Graduação Design de Moda da Faculdade Sumaré (Modelagem, Gestão), consultora em desenvolvimento de produto vestuário de Moda,  Laura Piccinini Estilo e Modelagem em SP e Polo de Malharia MG (2006/2014); gestora e Proprietária (1982/2006) Malharia Giulia e Línea Laura, Malha, Festa e Alfaiataria; graduada em Desenho Industrial, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Inscreva-se agora mesmo

Quer saber mais?


Duração

40 horas (10 aulas)


Horários

Quintas-feiras, das 14h às 17h20


Valor

3x R$763,00


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800