Empreendedorismo Social

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ATENÇÃO: Para concluí-la, encaminhe a cópia de seu RG, CPF e comprovante de residência atual para o e-mail secretaria.fasmper@santamarcelina.edu.br, com o assunto Extensão.

É necessário trazer os documentos originais e uma cópia simples, uma semana antes do início das aulas.

Apresentação

O curso de extensão em Empreendedorismo Social visa discutir o modelo de negócios de impacto, suas características e desafios, oferecendo maior conhecimento aos participantes do potencial deste setor e possíveis formas de atuação como empreendedores sociais, trabalhando em negócios de impacto ou em empresas desenvolvendo projetos com impacto social; além de possibilitar que os alunos se envolvam com alguma causa social.

Público-alvo

Jovens a partir de 20 anos, que tenham ao menos ensino médio completo

Conteúdo

Além do conjunto de conteúdos teóricos que serão passados em sala de aula, conforme descrito abaixo, trabalharemos com ações práticas, fazendo com que os alunos se envolvam de alguma forma com alguma ONG. As ações que serão realizadas devem ser definidas junto aos alunos e à ONG parceira.

• AULA 1 - O QUE É EMPREENDEDORISMO SOCIAL
• AULAS 2 e 3 - APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DE CASOS 
• AULAS 4 e 5 - DESIGUALDADE, DISCRIMINAÇAO E DIREITOS HUMANOS
• AULA 6 - TRABALHO VOLUNTÁRIO
• AULAS 7, 8 E 9 - FORMAS DE MOBILIZAÇAO DE RECURSOS
• AULA 10 - AVALIAÇAO DE IMPACTO SOCIAL
• AULAS 11 e 12 - MODELOS DE NEGÓCIOS/PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
• AULAS 13, 14, 15, 16, 17 e 18 – ATIVIDADE PRÁTICA

Metodologia

O processo de aprendizado considera a utilização de diversas metodologias: aulas expositivas, inclusive pOr profissionais que atuam diretamente no setor de empreendedorismo social, com ampla participação dos alunos, leituras direcionadas, estudos de caso, e projetos práticos.

Diferenciais

Empreender nem sempre significa criar um negócio, que mais tarde vá gerar lucros e dar retorno financeiro a seus idealizadores. Antes de tudo, o conceito significa promover ações capazes de mudar uma realidade. Levando essa definição ao pé da letra, nos anos 1980, o norte-americano Bill Drayton deu o pontapé inicial do que dali por diante passou a ser chamado de empreendedorismo social. 

O conceito está relacionado à qualidade inovadora dos empreendedores. Enquanto aqueles que atuam na iniciativa privada são capazes de criar negócios do zero e garantir a sustentabilidade das empresas com soluções inteligentes, os empreendedores sociais focam em problemas da sociedade, encontrando alternativas para melhorar os sistemas e promover mudanças em larga escala.

Assim, o empreendedorismo social utiliza técnicas de gestão, inovação e criatividade para maximizar o chamado capital social de uma comunidade, como bairros e cidades. Em outras palavras, os empreendedores se propõem a transformar a vida das pessoas e agregar valor à comunidade, utilizando técnicas presentes no cotidiano das empresas.

Período de Realização

Turma de Terça-feira: 03/03/2020 a 09/06/2020

Turma de Sábado: 07/03/2020 a 04/07/2020

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

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Duração

42 horas (14 aulas)


Horários

Terça-feira (das 19h às 21h15) ou Sábado (09h às 11h45)


Valor

Terça-feira: 3x R$398,00 | Sábado: 4x R$299,00 (2020/1)


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800