O contemporâneo Hiperconectado e a Videoarte

INSCREVA-SE AGORA!

Clique aqui e faça sua pré-inscrição!

ATENÇÃO: Para concluí-la, encaminhe a cópia de seu RG, CPF e comprovante de residência atual para o e-mail secretaria.fasmper@santamarcelina.edu.br, com o assunto Extensão.

É necessário trazer os documentos originais e uma cópia simples, uma semana antes do início das aulas.

Apresentação

O curso propõe-se a refletir a respeito do contemporâneo hiperconectado e em como estão sendo realizadas as produções estéticas em Vídeoarte. Estrutura-se em quatro aulas, nas quais serão abordados temas advindos da comunicação, da sociologia e das artes na reflexão do contemporâneo.

Público-alvo

O curso destina-se para estudantes e pesquisadores de arte contemporânea, no entanto, alunos de outras áreas interessados pelo tema também podem participar. 
O que se mostra como diferencial deste curso é a reflexão sobre a contemporaneidade sob o entendimento do que o filósofo Agamben propõe sobre ver a obscuridade, de ser capaz de escrever mergulhando a pena nas trevas do presente. Ou seja, os alunos terão uma visão não passiva da contemporaneidade, mas de uma potência de atividade e uma habilidade particular que equivale a neutralizar as luzes que provêm da época para descobrir as suas trevas.

Conteúdo

O curso inicia-se com autores McLuhan, Deleuze, Florido, Morozov e Crary com intuito de construir um panorama sobre a hiperconectividade. Posteriormente entra-se especificamente no estudo da Videoarte, videoinstalação e trabalhos que se utilizam das tecnologias como meio poético. Assim, aborda a parte mais histórica da produção em vídeo, as primeiras iniciativas que utilizam o meio. 

Partindo disso, há um estudo da linguagem do vídeo, com apoio em estéticas individuais de uma série de artistas que utilizam o vídeo em suas pesquisas. Por fim, chega-se a produção contemporânea propriamente dita, de artistas com trabalhos críticos que a partir de diferentes vocabulários questionam a sociedade atual e por vezes mesclam a ficção e a realidade para expressar incongruências sociais.

Metodologia

Aulas expositivas e discussões a partir dos textos e dos artistas que compõem o programa.

Diferenciais

Mostra-se como necessária a reflexão sobre o contemporâneo hiperconectado e como se dão as relações estéticas dentro desse contexto, de pensar como é esse sujeito contemporâneo que tem uma relação singular com o seu tempo e em como os artistas tencionam questionamentos de forma a ativar os espectadores e propiciar momentos de reflexão. Assim, parte da base teórica advinda da comunicação, da sociologia e da arte para construir um panorama sobre a contemporaneidade. Então se entra especificamente no estudo da videoarte e seu grande leque de possibilidades, desde iniciais experimentações com a imagem até a construção de instalações com vídeo. Trata-se de um recorte sobre a produção artística, mas que projeta discussões essenciais sobre o sujeito contemporâneo.

Período de Realização

06/04/2020 a 27/04/2020

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Inscreva-se agora mesmo

Quer saber mais?


Duração

8 horas (4 aulas)


Horários

Segunda-feira, das 19h30 às 21h10


Valor

1x R$184,00 (2020/1)


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800