Vigilância Sanitária: Epidemiológica e Ambiental

INSCREVA-SE AGORA!

Selecione a Unidade e faça sua inscrição:

Unidade Itaquera

Unidade Perdizes

PROCESSO SELETIVO

Para ingressar no curso, o candidato passa por um processo de seleção no qual realiza uma redação sobre a área com o tema definido pelo coordenador do curso, exceto para o Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia Hospitalar.

Apresentação

A Pós-Graduação lato sensu em Vigilância em Saúde: Sanitária, Epidemiológica e Ambiental (Especialização) agrega competências que visam atenção e promoção da saúde dos cidadãos por meio de ações para prevenção de doenças e agravos. Para tanto, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A vigilância em saúde ancora-se em fundamentações teóricas com base nas quais se propõe sua divisão entre: vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental, e da saúde do trabalhador.

Vigilância sanitária: as ações dirigem-se ao controle de alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos, serviços de saúde que oferecem riscos à saúde da população, como a fiscalização de serviços de interesse da saúde: escolas, hospitais, clubes, academias, instituições de longa permanência de idosos (ILPI), parques e centros comerciais.  Além disso, inspecionam os processos produtivos que podem pôr em riscos e causar danos ao trabalhador e ao meio ambiente.

A vigilância epidemiológica: as ações estão direcionadas a identificação, e controle das principais doenças de notificação compulsória. Investiga e assessora serviços na investigação de epidemias que ocorrem em territórios específicos. Além disso, age no controle das doenças endêmicas. 

A vigilância ambiental: busca o controle das interferências dos ambientes físico, psicológico e social na saúde. As ações privilegiam o controle da água de consumo humano, o controle de resíduos e o controle de vetores de transmissão de doenças. 

Saúde do trabalhador: Ancorada na Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nas deliberações da Rede Nacional de Atenção à Saúde do Trabalhador assessora serviços para as ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Público-alvo

Profissional de nível superior

Áreas de Atuação

Serviços de saúde (hospitais, Unidades Básicas de Saúde, ILPI, creches, clínicas, Unidades de Vigilância, etc) serviços que manipulam alimentos, medicamentos, etc, educação na área da vigilância.

Conteúdo

• Processo Saúde e Doença 
• Série Histórica da Vigilância no Brasil
• Sistema de Informação em Saúde
• Níveis de Gestão da Vigilância em Saúde
• Vigilância Sanitária e de Alimentos I
• Vigilância Ensino e Pesquisa 
• Vigilância Sanitária e de Alimentos II
• Vigilância Epidemiológica I
• Vigilância Epidemiológica II
• Vigilância Ambiental I
• Vigilância Ambiental II
• Vigilância da Saúde do Trabalhador

Confirmação da Turma

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Quer saber mais?


Duração

15 meses (360 horas)


Horários

Itaquera: Sábado, das 08h às 18h (aulas semanais) | Perdizes: 6ª e Sábado, das 08h às 18h (conforme cronograma)


Valor

15x R$600,00 (2020/1). Descontos especiais para escolas e empresas conveniadas e antigos alunos: consulte nosso atendimento - WhatsApp: (11) 98207-1806 | Contato Telefônico: (11) 3824-5800


Unidade

Perdizes - SP e Itaquera - SP


Perdizes - SP
(11) 3824-5800



Itaquera - SP
(11) 2217-9110