Percussão Brasileira, Tradição e Invenção

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Venha bater um papo com o Professor Ari Colares, coordenador da Pós-graduação: Percussão Brasileira, Tradição e Invenção, e conheça a proposta do curso em detalhes.

Envie um e-mail e agende sua entrevista, sem compromisso: 

pg.percussao@santamarcelina.edu.br

 

Apresentação do Curso

Por mais que o Brasil seja reconhecido como um país de grande diversidade de ritmos, somente uma ínfima parte ocupa a indústria cultural e o ambiente acadêmico.

Este curso visa ocupar essa lacuna apresentando um panorama de ritmos brasileiros, explorando sua musicalidade e corporalidade, bem como as técnicas dos instrumentos de percussão oriundos dos contextos de origem desses ritmos.

As disciplinas explorarão essa pluralidade, com um foco especial nas regiões norte, nordeste e sudeste, partindo dos gêneros mais conhecidos, como o samba e o baião, até chegar aos mais regionais como o boi de matracas (Maranhão), ritmos dos candomblés Angola e Keto e do congado mineiro, dentre outros. Serão incluídas, também, disciplinas que abordarão as heranças ibéricas, mouras e balcânicas, identificando traços dessas origens nas nossas tradições musicais populares.

O participante será mediado a compreender a corporalidade dos ritmos trabalhados, seus aspectos percussivos e melódicos e sua importância como fonte criativa e educacional.

Os ritmos abordados no curso serão também transpostos para a percussão corporal, para a bateria e para os instrumentos melódicos e harmônicos do domínio dos alunos do curso.

O curso também dispõe de uma disciplina que enfoca o repertório da chamada percussão erudita, incluindo a de estética contemporânea, onde é comum a presença da improvisação – elemento comum entre as referências musicais mais tradicionais e as mais atuais.

Os participantes serão estimulados para que, nos TCCs, realizem tanto trabalhos reflexivos quanto práticos.

 

Público-Alvo

O curso é voltado a um público amplo, tanto de percussionistas e bateristas (formados ou em formação), quanto de outros instrumentistas, educadores musicais, dançarinos e interessados em geral, que buscam ampliar o conhecimento da diversidade musical e corporal presente em torno da percussão, especialmente as das expressões oriundas das tradições populares.

Portanto, não há um pré-requisito para desfrutar do curso.

 

Areas de Atuação

Música Popular; Percussão Popular Brasileira; Percussão Étnica Brasileira, Bateria Brasileira; Percussão Corporal; Improvisação; Percussão Moura, Ibérica e Balcânica; Prática de Conjunto; Percussão Erudita Contemporânea; Corporalidade dos Ritmos Brasileiros; Etnomusicologia; Educação Musical; Metodologia de Pesquisa.

 

Lista de disciplinas

Ritmos e Instrumentos de Percussão do Brasil I

Ritmos e Instrumentos de Percussão do Brasil II

Ritmos e Instrumentos de Percussão do Brasil II

O Samba Urbano e Seus Mestres

O Bumba Meu Boi do Maranhão e as Danças Dramáticas Brasileiras

Afro Corporalidades e Musicalidades (8 encontros, 2 instrutores, 4 para cada um)

Frame Drums – Prática e contextualização

As Baterias das Escolas de Samba e Seus Padrões Oriundos da Diáspora Africana

Bateria – Transposição dos Ritmos Populares

A improvisação na Percussão Contemporânea

Prática de Conjunto

As Percussões das Fronteiras Entre Oriente e Ocidente

Percussão Sinfônica – Organologia e Técnicas

Percussão Corporal

Tópicos Especiais em Percussão e Cultura Brasileira (4 Palestras Especiais)

Um Brasil de Sons, Ritmos, Festas e Ritos

Metodologia de Pesquisa

Pesquisa Orientada I

Pesquisa Orientada II

 

Período de Realização

mar/2020 a ago/2021

 

Confirmação da Turma

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.

 

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Duração

360 horas (18 meses)


Horários

A definir


Valor

Descontos especiais para escolas conveniadas, antigos alunos e profissionais da área. (Contatar o coordenador do curso)


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800

Coordenador

  • Ari Colares
    Mestre

PALESTRANTES E PROFESSORES

  • Alberto T. Ikeda
    Doutor
  • Alysson Bruno
    Professor
  • André Paula Bueno
    Pós-doc
  • Edu Ribeiro
    Pós-Graduado
  • Herivelto Brandino
    Mestre
  • João Paulo Simão
    Mestre
  • Leticia Doretto Gonçalves
    Professor
  • Rafael Y Castro
    Mestre
  • Roberto Angerosa de Souza Lima
    Professor
  • Valéria Zeidan
    Mestre
  • Vinicius de Camargo Barros
    Mestre