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INSTITUTO INTERNACIONAL DAS IRMÃS DE SANTA MARCELINA
Agende um bate-papo com o Professor Ari Colares, coordenador da Pós-graduação: Percussão Brasileira, Tradição e Invenção, conheça a proposta do curso em detalhes e as informações para a próxima turma.
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Por mais que o Brasil seja reconhecido como um país de grande diversidade de ritmos, somente uma ínfima parte ocupa a indústria cultural e o ambiente acadêmico.
Este curso visa ocupar essa lacuna apresentando um panorama de ritmos brasileiros, explorando sua musicalidade e corporalidade, bem como as técnicas dos instrumentos de percussão oriundos dos contextos de origem desses ritmos.
As disciplinas explorarão essa pluralidade, com um foco especial nas regiões norte, nordeste e sudeste, partindo dos gêneros mais conhecidos, como o samba e o baião, até chegar aos mais regionais como o boi de matracas (Maranhão), ritmos dos candomblés Angola e Keto e do congado mineiro, dentre outros. Serão incluídas, também, disciplinas que abordarão as heranças ibéricas, mouras e balcânicas, identificando traços dessas origens nas nossas tradições musicais populares.
O participante será mediado a compreender a corporalidade dos ritmos trabalhados, seus aspectos percussivos e melódicos e sua importância como fonte criativa e educacional.
Os ritmos abordados no curso serão também transpostos para a percussão corporal, para a bateria e para os instrumentos melódicos e harmônicos do domínio dos alunos do curso.
O curso também dispõe de uma disciplina que enfoca o repertório da chamada percussão erudita, incluindo a de estética contemporânea, onde é comum a presença da improvisação – elemento comum entre as referências musicais mais tradicionais e as mais atuais.
Os participantes serão estimulados para que, nos TCCs, realizem tanto trabalhos reflexivos quanto práticos.
O curso é voltado a um público amplo, tanto de percussionistas e bateristas (formados ou em formação), quanto de outros instrumentistas, educadores musicais, dançarinos e interessados em geral, que buscam ampliar o conhecimento da diversidade musical e corporal presente em torno da percussão, especialmente as das expressões oriundas das tradições populares.
Portanto, não há um pré-requisito para desfrutar do curso.
Música Popular; Percussão Popular Brasileira; Percussão Étnica Brasileira, Bateria Brasileira; Percussão Corporal; Improvisação; Percussão Moura, Ibérica e Balcânica; Prática de Conjunto; Percussão Erudita Contemporânea; Corporalidade dos Ritmos Brasileiros; Etnomusicologia; Educação Musical; Metodologia de Pesquisa.
Ritmos e Instrumentos de Percussão do Brasil I
Ritmos e Instrumentos de Percussão do Brasil II
Ritmos e Instrumentos de Percussão do Brasil II
O Samba Urbano e Seus Mestres
O Bumba Meu Boi do Maranhão
Afro Corporalidades e Musicalidades I e II (8 encontros, 2 instrutores, 4 para cada um)
Frame Drums – Prática e contextualização
As Baterias das Escolas de Samba e Seus Padrões Oriundos da Diáspora Africana
Bateria – Transposição dos Ritmos Populares
A improvisação na Percussão Contemporânea
Prática de Conjunto
As Percussões das Fronteiras Entre Oriente e Ocidente
Percussão Sinfônica – Organologia e Técnicas
Percussão Corporal
Tópicos Especiais em Percussão e Cultura Brasileira (4 Palestras Especiais)
Um Brasil de Sons, Ritmos, Festas e Ritos
Metodologia de Pesquisa
Pesquisa e Produção Orientada I
Pesquisa e Produção Orientada II
Início no dia 02/03/2023 até 31/08/2024.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.
Até 25% de desconto para antigos alunos, escolas e empresas conveniadas.
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¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.
360 horas (18 meses)
Terças e quintas, das 19h às 22h40. Aulas presenciais.
Valor do curso apresentado pelo coordenador, durante a entrevista. Descontos especiais para escolas conveniadas, antigos alunos e profissionais da área.
Perdizes - SP
(11) 3824-5800