Curso Básico de Roteiro de Cinema - A Anatomia de uma História

INSCREVA-SE AGORA!

Clique aqui e faça sua pré-inscrição!

ATENÇÃO: Para concluí-la, encaminhe a cópia de seu RG, CPF e comprovante de residência atual para o e-mail secretaria.fasmper@santamarcelina.edu.br, com o assunto Extensão.

É necessário trazer os documentos originais e uma cópia simples, uma semana antes do início das aulas.

Apresentação

O objetivo do curso é habilitar os alunos a comporem roteiros de cinema de forma bem estruturada. Dar ao aluno controle sobre sua história, o encorajando a desenvolvê-la.

Depois do curso, o aluno terá uma visão muito clara do que fazer com as ideias que tiver, de como deixá-las bem estruturadas, como pede a boa dramaturgia.

Público-alvo

Curso aberto a qualquer pessoa com mais de 14 anos.

Conteúdo

O curso é dividido em três partes:

Primeira parte: Teoria da Dramaturgia, premissa básica que o curso defende (Não há “fórmula”, mas há “forma”, que deve ser dominada), estrutura em três atos, arquétipos, Master Scene, "regras" importantes da dramaturgia. Serão projetados vários trechos de filmes que exemplificam e ajudam a entender os conceitos abordados. Projeção de um vídeo que "simula" como pode ter sido o processo de criação do roteiro do filme "Uma Linda Mulher".

Segunda parte: Projeção de um filme, analisando cena a cena e explicando a função dramatúrgica de cada uma delas. Ao mesmo tempo, detectaremos conceitos aprendidos na primeira parte, como "show, don't tell"; "os dois lados têm razão"; "Fraqueza Moral"; "clock ticking", et cetera, além de aspectos sobre a construção de personagens.

Terceira parte: Projeção condensada do filme "Pais e Filhas" onde veremos os pontos principais das duas tramas que formam este filme. Os alunos comporão sinopses de suas próprias ideias, baseadas em tudo o que foi absorvido nas duas primeiras partes. Os trabalhos são avaliados prioritariamente pelos próprios alunos, que passam assim a ser a primeira plateia daquelas ideias, onde todos aprendem com os erros e acertos de todos.

Entre as aulas, vários exercícios que ajudam o aluno a pensar com “cabeça de roteiristas”.

Metodologia

Aulas expositivas, com grande interação, baseada em powerpoint, projeção de trechos de filmes e análise completa de dois filmes.

Diferencial

A atividade audiovisual se expande a passos largos. Graças às políticas de incentivo e apoio a essa atividade, o produto brasileiro vem encontrando cada vez mais espaço. E ainda há uma grande demanda a ser atendida.

No entanto, uma das pilastras desse setor ainda carece de aperfeiçoamento: o roteiro. É possível dizer que o que falta para que o audiovisual brasileiro alcance a posição que merece no mercado seja exatamente isso: capacitar cada vez mais profissionais para que os nossos roteiros atinjam o mesmo nível de excelência de outros aspectos da nossa produção e, ao mesmo tempo, que possa competir em pé de igualdade com o conteúdo estrangeiro. Daí a necessidade da proliferação de cursos de roteiro. 

O curso aqui proposto pretende dar sua pequena colaboração neste cenário, capacitando novos talentos a ingressarem no mercado.

Pré-requisitos

Não há pré-requisitos.

Período de Realização

02/10/2020 a 06/11/2020 (segundas e sextas-feiras)

Corpo Docente

Romeu di Sessa é roteirista e diretor há 30 anos. Teve duas peças encenadas, “Do Lado de Dentro”, a qual também dirigiu e “Adão, Eva e Mais uns Caras”. Em TV já escreveu roteiros para o programa “Alô Doçura” no SBT, “Você Decide” e “Vida ao Vivo” da Rede Globo. Em TV fechada assina os roteiros das séries: “Destino Lua de Mel”, “Ciência em Casa” e “Copa do Caos”. Ainda em TV dirigiu o programa “Rally dos Sertões” na Record e uma temporada do programa “Diário do Olivier”.  Em cinema ganhou 8 prêmios com o curta “Átimo” – o qual também dirigiu – entre eles Kikito de melhor filme. Colaborou na elaboração dos longas “Minhocas” e “Confia em Mim”. Fez vários cursos de roteiros, entre os mais importantes destacam-se os cursos de Robert Mckee e Syd Field. Também já ministrou seu curso de roteiro “A Anatomia de uma História” em empresas, escolas e espaços culturais, como RioFilme, SESCs e no MIS/SP.

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Inscreva-se agora mesmo

Quer saber mais?


Duração

30h (10 aulas)


Horários

2ª e 6ª, das 19h às 22h


Valor

1x R$573,00 (2020/2)


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800