Órgão de Tubos: Teoria, Técnica e Interpretação

INSCREVA-SE AGORA!

Clique aqui e faça sua pré-inscrição!

ATENÇÃO: Para concluí-la, encaminhe a cópia de seu RG, CPF e comprovante de residência atual para o e-mail secretaria.fasmper@santamarcelina.edu.br, com o assunto Extensão.

É necessário trazer os documentos originais e uma cópia simples, uma semana antes do início das aulas.

Apresentação

Facilitar o acesso de organistas práticos a uma formação pré-profissional e torná-los aptos ao ingresso a um curso de nível superior.

Despertar o gosto e a vontade para se dedicar a um estudo mais aprofundado do órgão e preparar alunos para cursos profissionalizantes.

Público-alvo

Estudantes de piano ou cravo
Organistas iniciantes
Organistas litúrgicos
Professores de música

Conteúdo

O curso objetiva a adaptação da técnica do piano – instrumento percussivo ao órgão – instrumento de sopro. Através da escolha de um repertorio preferencialmente do período barroco, trabalharemos na construção da mão do organista e entender como lidar com um instrumento que tem como característica principal ter som contínuo.

Metodologia

Aulas práticas quinzenais com pequenos grupos e uma aula expositiva ao mês.

Diferencial

A cidade de São Paulo possui cerca de 65 órgãos de tubos além de inúmeros instrumentos eletrônicos e sampleados. Esses instrumentos apresentam diferentes estados de conservação. Um deles, o órgão Balbiani Bossi está instalado na Capela do Colégio Santa Marcelina, em bom estado, e foi utilizado durante anos para a formação de alunos da faculdade.
 
No momento em que a cidade carece de cursos regulares de órgão o curso de extensão ÓRGÃO DE TUBOS: TEORIA, TÉCNICA E INTERPRETAÇÃO oferecido pela Faculdade Santa Marcelina é uma excelente oportunidade para uma formação específica, com uma das principais profissionais da área no Brasil, a professora Elisa Freixo.

Processo Seletivo

Entrevista e análise do currículo

Período de Realização

02/09/2020 a 25/11/2020

Corpo Docente

Elisa Freixo tem uma das mais importantes carreiras do país na atualidade. Após ter concluído seus estudos no Brasil, viveu quatro anos na Europa. Estudou órgão e cravo, tendo cursado a Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Hamburgo, Alemanha, a Schola Cantorum de Paris e o Conservatório Nacional de Rueil Malmaison, França.

De volta ao Brasil em 1982, vem se apresentando aqui e no exterior em inúmeros concertos de órgão, cravo e fortepiano, e desenvolvendo uma atividade paralela como camerista. Residiu até 2019 em de Mariana, Minas Gerais, onde foi responsável pela série de concertos no órgão histórico Arp Schnitger, instalado na Catedral da Sé dessa cidade. Desde 1985, gravou 12 álbuns, dos quais seis de produção independente, dedicados a obras de J.S.Bach, Mendelsohn, autores românticos, e uma série composta até agora de três volumes dedicada ao órgão da Sé de Mariana. 

Seu primeiro CD, com o selo Auvidis-Valois francês, dedicado ao repertório espanhol do século XVIII, recebeu um prêmio inédito entre artistas brasileiros: o Grand Prix du Disque da Nouvelle Academie Française, uma das distinções mais importantes do mercado fonográfico mundial.

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Inscreva-se agora mesmo

Quer saber mais?


Duração

24h (6 aulas)


Horários

4ª Feira, das 14h às 17h40 (quinzenal)


Valor

4x R$380,00 (2020/2)


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800