Educação Musical Hoje: para crianças, jovens e adultos

Agende sua entrevista- Turma 2021/1 - Início previsto para 02/mar/2021

Agende um bate-papo com o Professor Carlos Elias Kater, coordenador da Pós-graduação em Educação Musical Hoje, e conheça a proposta do curso em detalhes.

Envie um e-mail e agende sua entrevista, sem compromisso: 

[email protected]

Apresentação

Esse curso visa oferecer formação consistente, atual e de amplo espectro para quem deseja obter uma especialização dirigida à “Educação Musical Hoje”. 

Compreende-se aqui “educação musical” como repositório de conquistas que envolvem inúmeras contribuições de desenvolvimento criativo e humano a serviço das sociedades, sendo a meta dessa proposta torná-las acessíveis a um maior número de pessoas. 

Visamos assim dar meios aos interessados para aprofundar o conhecimento sobre os mais significativos conceitos, princípios e realizações da Educação Musical, em diversas épocas, culturas e em múltiplos contextos, bem como capacitá-los a atuar em diferentes situações e espaços sociais. 

Entre os objetivos do curso encontra-se também o de oferecer subsídios para que a Educação Musical de hoje possa incluir as de ontem, integrando em suas ações tanto manifestações culturais da tradição (contribuições milionárias da música brasileira popular e de raízes e também de outras culturas) quanto invenções musicais da produção mais contemporânea, adaptando-as, enriquecendo-as e atualizando-as como necessitam as muitas comunidades e realidades sociais do presente. 

Propostas de educação musical infantil, juvenil e de adultos serão tratadas no curso, com base na premissa de que acima das particulares que as distinguem encontra-se o humano, objetivo primeiro e último dos processos educativos.

Público-alvo

Este curso se dirige a todo aquele e aquela possuidores de um diploma de graduação (nível superior), com alguma experiência educativa e/ou musical significativa e sobretudo interessados em se apropriar de recursos educativo-musicais atuais e de qualidade, que lhes capacite a atuar em espaços formais e informais de aprendizagem. Os alunos formados poderão ter suas atuações profissionais enriquecidas por um conjunto amplo de competências educativas e musicais, bem como se constituir em agentes formadores e multiplicadores de uma prática educativo-musical que atenda às necessidades de seu tempo. 

“Educação Musical Hoje” é um curso de especialização concebido com a intenção de ser útil, de maneira efetiva, a educadores musicais, professores de música, músicoterapeutas, compositores, regentes, cantores e músicos intérpretes em geral (de qualquer gênero ou orientação estética, popular, erudita, etc.).

Ele pode ser de grande valia igualmente a pedagogos, arte-educadores, arte-terapeutas, professores de arte e de educação física, psicólogos, fisioterapeutas e tantos outros profissionais interessados em tornar suas práticas especificas enriquecidas e diferenciadas pelo recurso à uma educação musical múltipla, atual e criativa, dirigida ao desenvolvimento humano.

Diferencial

Como sabemos, as profissões evoluem, inaugurando novas situações de trabalho e avançando suas condições de contribuição social, em decorrência da ampliação de perspectivas. De maneira análoga, o caminho que a profissão de Educador Musical toma historicamente, de seu surgimento até este momento (suas características neste estágio em que nos encontramos) espelha as transformações do mundo e as definições de sua função nas diversas sociedades.
 
No entanto, verificamos carência de cursos que contemplem aspectos característicos da realidade atual, em especial a brasileira, o que faz com que os estudantes formados encontrem geralmente dificuldades de múltiplas ordens, senão mesmo limitações impeditivas, em atuar junto aos espaços sociais demandantes.
 
As formações em educação musical atualmente existentes oferecem de maneira corrente disciplinas que contemplam a formação musical e educativa básica geral, dirigindo na maioria das vezes o foco de suas atenções para informações teóricas sobre a prática relativa às abordagens tradicionais já consagradas em seus países de origem.

Carece em nosso pais um curso de especialização que procure desbanalizar nossa leitura habitual da educação musical e do próprio papel formador do educador musical, que incorpore propostas mais atuais e emergentes e que ofereça subsídios para conhecimento das modalidades de educação musical pertinentes na contemporaneidade, pautadas na observação, na reflexão e na geração de respostas contínuas por parte de seus participantes.
 
Um curso de educação musical que enfatize o valor e o exercício de processos criativos; que proporcione novas possibilidades de expressão sonora por meio de vivências musicais artísticas, criativas e significativas; que estimule e aprofunde a reflexão sobre a importância das funções presentes e futuras do educador musical na sociedade brasileira (centros e periferias) e, ao mesmo tempo, um curso que incentive o conhecimento de recursos de formação humana atuais capaz de redimensionar os princípios de ação da educação musical vigente.
 
O diferencial proposto pelo curso “Educação Musical Hoje” é assim o de propiciar uma especialização em educação musical contemporânea para profissionais da música, da educação e da área de humanas em geral, visando capacitá-los a responder com competência e eficiência às problemáticas significativas de um mundo múltiplo e em constante movimento.

Conteúdo

Educação Musical Hoje: Criação e Expressão Pessoal
Percussão Corporal na Ed. Musical
Construção de Instrumentos Musicais em Sala de Aula
Princípios da Ed.Mus. de Ontem e de Hoje
Arranjo Para a Educação Musical na Sala de Aula
Música e Musicalização de Crianças e Jovens
Voz e improvisação na Educação musical
A Música na Pedagogia Waldorf
Educação Musical Multicultural 
Uso criativo e coletivo da Flauta Doce
Tecnologias de Produção musical na sala de aula (registro e criação)
Música, Criação e Formação:  A Música da Gente
Músicas e Jogos Musicais do Mundo
Voz, Canto Coletivo e Desenvolvimento Humano
Improvisação e movimento na Ed. Musical
Percussão Brasileira e Suas Possibilidades na Educação Musical
Metodologia da Pesquisa
Pesquisa e Produção Acadêmica I e II

Período de Realização

02/03/2021 a 25/08/2022

Confirmação da Turma

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.

Descontos Especiais

Até 25% de Desconto para antigos alunos, escolas e empresas conveniadas.

Consulte os critérios para elegibilidade e relação de parceiros com nossa equipe de Atendimento, por telefone, e-mail ou Whatsapp.

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

​Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Quer saber mais?


Duração

360 horas - 18 meses


Horários

3ª e 5ª Feiras, das 19h às 22h40


Valor

Descontos especiais para escolas conveniadas, antigos alunos e profissionais da área. (Contatar o coordenador do curso)


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800

Coordenador

  • Carlos Kater
    Professor Doutor

PALESTRANTES E PROFESSORES

  • Ana Luisa Fridman
    Professora Doutora
  • Ari Colares
    Professor Mestre
  • Claudia Freixedas
    Professora Mestra
  • Gabriel Levy
    Professor Mestre
  • Gilberto Assis Rosa
    Professor Mestre
  • Lucas Tadeu Leme Joly
    Professor Especialista
  • Magda Dourado Pucci
    Professora Doutora
  • Marcelo Petraglia
    Professor Doutor
  • Maria Teresa Alencar de Brito (Teca Brito)
    Professora Doutora
  • Maristela Alberini Loureiro Campana
    Professora Mestra
  • Matheus Bitondi
    Professor Mestre
  • Maurício de Oliveira Maas
    Professor Mestre
  • Paulo Celso Moura
    Professor Doutor
  • Tarita De Simone Bucchioni de Souza
    Professora Mestra