Narrativas Gráficas Experimental: Limiares Possíveis entre Arte e Moda - ONLINE

Curso Online

O curso será online, realizado na modalidade Presencial Remoto. Diferente do EAD, que possui aulas gravadas que podem ser assistidas a qualquer instante, nessa modalidade as aulas acontecem em tempo real, com presença do professor e dos alunos numa sala virtual (aula via aplicativo Zoom) ao mesmo tempo, o que permite maior interação entre todos (as aulas não ficam gravadas). O curso manterá esse formato durante toda sua realização, mesmo que os protocolos de isolamento impostos pela pandemia sejam flexibilizados.

Apresentação

No curso de extensão “Narrativas gráficas experimentais: limiares possíveis entre arte e moda” os participantes desenvolverão, de maneira autoral, uma série de peças gráficas para um projeto de moda buscando construir um processo criativo que desloca a noção de mera divulgação do produto pronto para uma abordagem que conta a história do mesmo, desde sua concepção. Serão abordadas diversas linguagens – desenho, fotomontagem, tipografia – para criar a ambiência visual que circunda o projeto em suas muitas dimensões técnicas e afetivas. Serão analisados alguns projetos de design, arte e moda que apresentam uma abordagem gráfica experimental e fronteiriça entre os campos, expressa em materiais impressos, digitais e instalativos. 

Público-alvo

O curso é destinado a pessoas de qualquer escolaridade que tenha conhecimentos básicos em softwares de diagramação, desenho e tratamento de imagem. O conteúdo dialoga mais especialmente com designers de moda, designers gráficos e artistas da imagem que tenham relação com o campo da moda. O foco é o amadurecimento expressivo e conceitual do aluno na construção gráfica de projetos autorais. Técnicas de desenho vetorial e tratamento de imagem serão abordadas para a potencialização da apresentação dos projetos no âmbito digital e impresso.

Conteúdo

Análise de materiais gráficos para projetos de moda, arte e design que operem na fronteira entre os campos. Elaboração de uma narrativa gráfica experimental para um projeto autoral que revele as muitas dimensões técnicas e afetivas do mesmo através de diversas técnicas expressivas.

Metodologia

Haverão aulas expositivas e encontros em formato de oficina.

A apresentação dos trabalhos finais se dará por meio de seminários individuais.

Trabalho final

Apresentação individual de uma série de peças gráficas relativas a um projeto autoral, utilizando diversas técnicas expressivas experimentadas ao longo do curso.

Diferencial

Após concluir o curso, o aluno terá realizado uma série de peças gráficas correspondentes a um projeto pessoal e ampliado seu repertório sobre a cultura gráfica de vanguarda em projetos no limiar entre arte/ moda/ design. O processo contribuirá para uma visão ampliada do projeto de produto enquanto construção gráfica e para o desenvolvimento de uma estética autoral na narrativa visual do mesmo. O aluno também adquirirá habilidades técnicas que potencializarão a apresentação de seus projetos no âmbito digital e impresso.

Pré-requisitos

A partir de 18 anos, sem escolaridade mínima.

Conhecimentos básicos de softwares de tratamento de imagem.

Período de Realização

09/08 a 25/10/2021

Corpo Docente

Vânia Medeiros é artista visual, designer e professora da Faculdade Santa Marcelina. Mestre e doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), pesquisa e pratica processos transdisciplinares e colaborativos de criação. Tem o desenho como dispositivo de investigação que, em relação com outras linguagens expressivas, ganha suportes diversos nos espaços expositivos e no livro impresso. Participou do 36º Panorama da Arte Brasileira: Sertão, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2019) e de diversas exposições coletivas e individuais no Brasil. Realizou residências artísticas em países como Equador, Colômbia e Alemanha. Foi uma das finalistas para o Prêmio Select de Arte e Educação nos anos de 2017 e 2018. Com o projeto artístico-pedagógico Mulheres Possíveis - Corpo, gênero e encarceramento, desenvolvido com outras três artistas na Penitenciária Feminina da Capital em São Paulo desde 2016, ganhou o edital Rumos Itaú Cultural de 2018. Como docente, leciona disciplinas de desenho no curso de Bacharelado em Moda da Faculdade Santa Marcelina (SP) e ministra cursos livres em diversas instituições como Sesc, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Instituto Tomie Ohtake, entre outras. Como designer, desenvolveu trabalhos gráficos e cenografias em colaboração com artistas da música e do teatro e da performance. Coordena a plataforma de publicações independentes Conspire Edições. Sua obra faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e de coleções particulares. 

Confirmação da Turma

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Quer saber mais?


Duração

30h (10 aulas)


Horários

Segunda-feira, das 14h às 16h30


Valor

3x R$274,00 (2021/2)


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800