Bem-vindo a Faculdade Santa Marcelina - São Paulo - SP
INSTITUTO INTERNACIONAL DAS IRMÃS DE SANTA MARCELINA
Abordar a origem e o desenvolvimento do gênero Jazz Fusion a partir da fusão de elementos do jazz pós-bebop e do rock na segunda metade da década de 1960.
Músicos
Estudantes de música
Pessoas interessadas em Jazz
Aula 1:
Introdução.
O encontro entre o jazz pós-bebop e o rock na década de 1960.
O pioneirismo do trompetista Miles Davis e do guitarrista Larry Coryell.
Aula 2:
Piano, guitarra e baixo elétricos.
Alguns dos principais grupos de Jazz Fusion da década de 1970.
Introdução ao repertório dessa época.
Proposição de algumas músicas para as aulas práticas.
Aula 3:
Prática com músicas de Chick Corea, Herbie Hancock e Pat Metheny.
Análise melódica, harmônica e estrutural.
Ferramentas de improvisação.
Escolha de timbres.
Aula 4:
Prática com as músicas do repertório.
Aula 5:
Os subprodutos do Jazz Fusion.
Smooth Jazz – O jazz p/ tocar nas rádios.
O Pop-Funk – A influência do Rhythm and Blues.
Os ritmos Brasileiros no Jazz Fusion.
Aula 6:
A chegada da era digital.
O aprimoramento dos timbres.
O uso do midi interligando vários teclados e geradores de efeitos.
Aula 7:
Prática com músicas de Wheather Report, Yellow Jackets, George Benson e Nico Assumpção.
Análise melódica, harmônica e estrutural.
Ferramentas de improvisação.
Escolha de timbres.
Aula 8:
Prática com as músicas do repertório.
Aulas práticas quinzenais com pequenos grupos e uma aula expositiva ao mês.
A relevância está relacionada à maneira de abordar diretamente o Jazz Fusion, gênero que há várias décadas vem se tornando cada vez mais popular entre músicos de jazz, de rock e de uma grande parcela do público.
O curso oferecerá a possibilidade de acesso ao repertório, instrumentação, técnicas e timbres específicos, nos âmbitos teórico e prático, fazendo uso de salas com tratamento acústico e toda a infraestrutura necessária para a prática.
Pollaco Oliva teve seu início nos estudos em música no ano de 1977 no Conservatório Regino Rhodas e posteriormente na Escola de Música e Belas Artes do Paraná onde cursou superior de violão erudito assistido por Chico Mello. Entre 1980 e 1984 aulas particulares de Arranjo com H. J. Koellreutter e Guitarra Jazz com Cândido Serra. Entre 1984 e 1987 curso de Professional Guitar Player no GIT (Musicians Institute) e aulas particulares de Contraponto e Composição com Moacir Santos em Los Angeles Califórnia. Entre 1989 e 1998 exerce forte atuação profissional como instrumentista em grupos de artistas populares e também como instrutor de Violão e Guitarra. Em 1999 entra para o quadro de professores do Conservatório Souza Lima SP e pesquisas informais no âmbito da harmonia popular no Jazz e na Música Popular Brasileira. Em 2004 o primeiro CD autoral em parceria com Lupa Santiago de nome “Jazz em Dobro”; em 2007 o livro “Harmonia”, voltado para o estudo da harmonia popular e o lançamento do segundo CD autoral de nome “Outono”. Em 2011 inicia curso de Graduação em música na Faculdade Souza Lima/Berklee e torna-se Bacharel em Música em 2015. Em 2017 ingressa no programa de Mestrado no Instituto das Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Em julho de 2019 recebe o título de Mestre em Música no Instituto das Artes da Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
11/05 a 29/06/2022
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.
WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.
Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800
Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!
¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.
16 horas (8 aulas)
Quartas-feiras: das 20h às 21h40 - Presencial
2x R$165,00 (2022/1)
Perdizes - SP
(11) 3824-5800