O movimento do Inconsciente na Improvisação em Musicoterapia

Apresentação de Curso

Atualmente, é possível observar a importância do aprofundamento e ampliação das possibilidades que as técnicas em Musicoterapia oferecem ao musicoterapeuta em sua prática clínica.

Partindo deste princípio, surge a proposta deste curso de extensão, cujo objetivo é estudar a técnica de Improvisação em Musicoterapia, sua aplicabilidade e relação com os movimentos da psique humana, mais especificamente relacionadas com o inconsciente.

O curso visa atualizar, instrumentalizar o profissional com habilidades e competências em atuação musicoterapêutica abordando uma das técnicas mais utilizadas em Musicoterapia que é a improvisação.

As aulas interativas e práticas, proporcionam atividades como vivências, permeadas por reflexão e análise que possibilitam a construção da relação direta entre teoria e prática.

Após a conclusão do curso os profissionais egressos estarão capacitados e melhor habilitados com esta técnica específica a exercer atividade profissional em Musicoterapia aplicada na área clínica, na pesquisa científica, e na área educacional.

 

Público-Alvo:

Alunos de Musicoterapia (Graduação e pós-graduação), Musicoterapeutas Graduados e/ou pós graduados.

 

PRÉ- REQUISITO:

Profissionais e estudantes (Graduação e pós-graduação) em Musicoterapia.

 

Temas Abordados:

Fundamentação teorica:

Musicoterapia – Conceito, Abordagens e Principais técnicas

A Musicoterapia Interativa

A improvisação como técnica interativa em Musicoterapia

A improvisação livre e conduzida

A Psicologia Analítica

O Inconsciente (pessoal e coletivo) segundo Carl Gustav Jung

O movimento do Inconsciente segundo Carl Gustav Jung.

O conceito de Quatérnio na relação terapeuta X paciente segundo Carl Gustav Jung.

O encontro entre Pensares em Musicoterapia e Psicologia Analítica.

Reflexões sobre a contribuição da Psicologia Analítica na prática clínica em Musicoterapia

O movimento do inconsciente e seus efeitos de acordo a utilização de cada um dos 2 tipos de improvisação (livre e Conduzida)

Critérios para a utilização da improvisação livre e conduzida

Critérios para indicação da improvisação livre e conduzida de acordo com os casos clínicos.

Efeitos da utilização da técnica de improvisação (livre e conduzida).

Apresentação e discussão de casos clínicos a luz do encontro entre os pensares da Musicoterapia e a Psicologia Analítica

O olhar para o movimento do inconsciente frente a utilização da técnica de improvisação livre e conduzida através da apresentação de casos clínicos.

Reflexões sobre a prática clínica dos alunos frente a proposta do curso

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Início em 12/03/2023 e término 14/05/2023

 

CORPO DOCENTE

Cristiane Amorosino é musicoterapeuta, especialista em psicologia profunda e mestre em distúrbios do desenvolvimento, com atuação de destaque tanto na pesquisa acadêmica quanto na atuação clínica em musicoterapia.

Em 2020, 2021 e 2022 recebeu homenagem como profissional musicoterapeuta em destaque no Estado de São Paulo, pela Comissão Mercado de Trabalho da APEMESP – Associação de Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de São Paulo.

 

Confirmação de Turma

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.

 

Dúvidas

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Quer saber mais?


Duração

3 meses


Horários

Sexta-feira das 19h às 22h40 e Sábado das 9h às 15h40


Valor

3x 341,00


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800

Notícias Relacionadas


Santa Recicla

Santa Recicla
12/12/2023

Juntos, podemos fazer a diferença!