Bem-vindo a Faculdade Santa Marcelina - São Paulo - SP
INSTITUTO INTERNACIONAL DAS IRMÃS DE SANTA MARCELINA
Preencha o formulário para realizar sua Pré-inscrição no curso de Reabilitação Neurológica em Musicoterapia: princípios e técnicas em motricidade, linguagem e cognição até o dia 20/04/2023.
Pré-inscrição - Cursos de Extensão
O curso tem como objetivo abordar a atuação da musicoterapia na reabilitação neurológica, incluindo os princípios de aplicação com base no desenvolvimento científico das últimas décadas, bem como a aplicação e compreensão do uso para diagnósticos específicos dentro do campo da reabilitação neurológica para públicos de diversas faixas etárias (da criança ao idoso) e necessidades, incluindo, mas não se limitando à: Doença de Parkinson, Traumatismo Crânio Encefálico, Doença de Alzheimer, AVC, crianças com atraso de fala e linguagem, TEA, dentre outras patologias.
O curso é baseado na literatura da musicoterapia neurológica e na síntese de evidências, e conta com a reflexão e a experiência de musicoterapeutas especialistas em musicoterapia neurológica brasileiras, favorecendo a aplicação de métodos e técnicas dentro do contexto cultural brasileiro. Os (As) alunos(as) terão oportunidade de, junto com as professoras, vivenciar e refletir sobre o seu uso e possíveis riscos de acordo com o quadro clínico e características de cada população, otimizando o uso e aplicação na clínica.
Após concluir o curso o(a) aluno(a) será capaz de:
1) Avaliar, traçar plano musicoterapêutico para reabilitação e reavaliar o paciente
2) Atualizar-se sobre as pesquisas que abrangem cada uma das áreas de aplicação.
Musicoterapeutas, estudantes de musicoterapia (graduação e/ou especialização).
Princípios da Neurociência da Música
Reabilitação sensório-motora
1. Treino de marcha
2. Treino para as alterações no equilíbrio e motor
3.Reabilitação motora
Reabilitação de fala e linguagem
1. Treino para ampliar produção da comunicação expressiva através da entonação melódica
2. Treino de discurso proposicional para alterações de linguagem
3. Treino de audição rítmica para tratamento das disfluências, ininteligibilidade da fala, apraxia através da audição rítmica
4. Treino respiratório e articulatório das funções orais para tratar as das disfunções pneumofonoarticulatória
5. Treino de Entonação vocal na reabilitação dos distúrbios da voz (disfonias funcionais, organofuncionais e orgânicas)
6. Integração técnica de canto/coral
7. Treino de fala e linguagem através da música para melhorar e facilitar o desenvolvimento da fala
8. Treino de pistas simbólicas da comunicação em música para estimular a comunicação (Significado, Função, interação e linguagem)
Reabilitação Cognitiva
1.Treino de orientação sensorial com música para no tratamento de vigilância e orientação
2. Intervenção perceptiva-auditiva-musical nas Desordens do processamento auditivo central e sensorial
3. Treino musical de controle da atenção para os Déficits de atenção seletiva, sustentada e divida
4. Treino musical para as alterações nas funções executivas (planejamento e execução, comportamento adaptativo, memória de curto prazo)
5.Treino Mnemônico sonoromusical nas Disfunções de codificação e decodificação da informação
6.Intervenção musical pare evocar memória ecóica
7.Intervenção musical na regulação do humor para reabilitar os diferentes tipos de memória
8.Estimulação sonoromusical para afetividade, regulação e autoregulação emocional, interação social
9.Treino sonoromusical para estimular cognição de pacientes neurológicos com Negligência Espacial
Trabalho Final
Prova: Raciocínio Clínico Aplicado de um caso clínico apresentado
Início 28/04/2023 – Término 24/06/2023
Denise Chrysostomo Suzuki, Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência na Universidade Federal de São Paulo desde 2021. Mestre em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo e Escola Paulista de Medicina, 2020. Musicoterapeuta Neurológica pela Robert F. Unkefer Academy for Neurologic, 2020. Especialização em Adolescência para Equipe Multiprofissional no Setor de Medicina do Adolescente da Universidade Federal de São Paulo, 2018. Bacharel em Musicoterapia (Faculdade Paulista de Artes, 2009). Musicoterapeuta Clínica e pesquisadora na área de musicoterapia neurológica.
Michelle de Melo Ferreira, Musicoterapeuta, fonoaudióloga, mestre em Ciências pelo programa de pós-graduação em Psicobiologia. É especialista em Psicopedagogia e Neurociências, Intervenção ABA no TEA e DI, Transtorno do Espectro do Autismo, Docência no Ensino Superior e possui aprimoramento em Musicoterapia na reabilitação física. Possui formação em PECS e em Musicoterapia Neurológica. Foi secretária da Comissão científica por 4 anos consecutivos pela Associação dos Profissionais e Estudantes de Musicoterapia do Estado de São Paulo (APEMESP). Foi homenageada em ato solene “Musicoterapeutas de Destaque do Estado de São Paulo” pela ALESP por dois anos consecutivos (2020 e 2021). Possui ampla experiência em atendimentos individuais e em grupo nas áreas do neurodesenvolvimento, distúrbios da comunicação, reabilitação neurológica com crianças, jovens e adultos dentro do Espectro do Autismo e pacientes neurológicos.
Rita de Cássia dos Reis Moura, Bacharel em piano e violista com experiência orquestral, fisioterapeuta, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e especializado em Musicoterapia. É autora e colaboradora de artigos e capítulos de livros nas áreas de pesquisa em neurologia e reabilitação, distonia focal em músicos e acidente vascular cerebral. Fisioterapeuta com experiência nos seguintes temas: doenças ocupacionais em músicos, distonia focal e acidente vascular cerebral. Organizou o I e II Simpósio Paulista de Saúde do Músico em 2011 e 2016, em parceria com o Instituto de Artes da UNESP. Atualmente coordenadora do curso de Pós Graduação em Musicoterapia da Faculdade Santa Marcelina, coordenadora do Projeto de Musicoterapia “Ativa Idade” junto ao AME – idoso, Vila Mariana. também é Ad hoc nas revistas OPUS e Neurociência, nas áreas de doença ocupacional em músicos e musicoterapia.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.
Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.
Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800
Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!
¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.
Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!
3 meses
1x ao mês: Sábado: das 09h às 15:40h e Sexta-Feira, das 19h às 22h40
3X R$ 266,00
Perdizes - SP
(11) 3824-5800