Moda e Criação

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Apresentação

Com 18 anos de história e mais de 300 alunos formados, a Pós-graduação em Moda e Criação da Faculdade Santa Marcelina, destaca-se por seu perfil dinâmico e competente. Com um conjunto de disciplinas constituído cuidadosamente, e um corpo docente altamente qualificado, o curso objetiva proporcionar uma formação abrangente e voltada para os reais desafios do mercado de moda contemporâneo.

A estrutura interdisciplinar do programa, composta por matérias vivenciadas na prática e fundamentadas pela teoria, fornece ao participante uma reflexão mais apurada e crítica sobre os aspectos técnicos da área de moda.

O que você vai aprender

A Pós-graduação em Moda & Criação da Faculdade Santa Marcelina, foi estrutura para introduzir o aluno a tradicional metodologia formativa Marcelina, focando na importância de cada etapa projetual para a formação das competências profissionais necessárias no mercado.
• Desenvolvimento Preceptivo - Criativo
• Formação Técnica
• Introdução a Ideia de Projeto

Público-Alvo

Alunos formados em Moda por outras instituições;
• Designers, publicitários, arquitetos e profissionais de áreas correlatas;
• Profissionais com formação em outras áreas (administradores, advogados, engenheiros, economistas...) e que estejam migrando para áreas de Moda.

Conteúdo

O mercado de moda Brasileiro da atualidade traçou um perfil muito objetivo do profissional que busca: um profissional diferenciado criativamente.

Os produtos devem ter alma e falar ao consumidor final pela sua exclusividade.

A capacitação administrativa e técnica são obrigatórias a qualquer profissional da área, mas, a formação criativa é que diferencia e projeta o profissional num mercado com salários mais expressivos.

A matriz curricular da Pós em M&C foi elaborada para os alunos que desejam aprender através das vivencias e dos desafios práticos/criativos de um estilista.

O Especialista em Moda & Criação terá em mãos as ferramentas necessárias para atuar no mercado de moda em empresas de micro, pequeno, médio e grande porte (fios, tecidos e malhas ou roupas e acessórios); bureaux de pesquisa ou estamparia, instituições de ensino, entre muitas outras ações.

Nossos principais diferenciais

• A única PÓS na área de moda com conteúdo 80% prático;
• Metodologia formativa compatível com a tradicional graduação de MODA da FACULDADE
SANTA MARCELINA;
• Disciplinas Integradas com projetos Interdisciplinares;
• Tradicional corpo docente de professores orientadores FASM, com ampla experiência
profissional e acadêmica;
• Capacitação projetual;
• Formação com aplicabilidade do mercado;
• Vivência Processual formativa;
• Construção de Portfolio para mercado ou para cursos internacionais;
• Projeto final orientado: monografia, bidimensional e tridimensional;
• Formação com alto índice de aprovação pelas gerencias de produto das maiores empresas do
mercado de moda, agregando valor significativo ao currículo do aluno.

Matérias

01 | Cultura & História da Moda
| História da Moda
| Movimentos de Rua
| Cultura de Moda Contemporânea
| Moda & Arte

02| Expressões Gráficas
| Programação Visual aplicada à moda: assinaturas - roupa & institucional
| O Desenho na moda: técnico, produto, ilustração, promocional
| Design de Estampa
| Desenho Digital: as possibilidades da computação gráfica aplicadas ao mercado
| Portfólio & Cahier

03| Processos Criativos
| Compreensão das etapas do desenvolvimento criativo
| A informação e a experiência na criação
| Limites entre cópia e criação
| Processos de criação em moda

04 | Estamparia
| Procedimentos de Produção: cilindro, quadro e digital
| Função e História da Estamparia na Moda Brasileira
| Estampas Coordenadas & Rapport
| Fechamento de arquivo
| Redução de cor

05 | Desenvolvimento de Produto
| Moda Comercial x Moda Conceitual
| Estilo: grandes criadores
| Estudo de Macrotendências
| Temas & pesquisas
| Cartela de cores & estudo de formas e volumes
| Mix de produtos
| Escolha de materiais
| Lingerie / Homewear / Beachwear / Activewear
| Jeanswear / Streetwear / Feminino / Masculino
| Gestantes / Infantil / Plus Size / Terceira Idade
| O Fast Fashion
| O Mercado Popular

06 | Laboratório Têxtil
| História têxtil - da pré-história ao cenário industrial
| Fios, fibras, fiação & tecidos
| Beneficiamento, Controle de Qualidade & Consumo
| Etiquetagem: Normas Técnicas

07 | Pesquisa em Design e Moda
| Macrotendência, micro tendência, moda e fads
| Captação e analise informações
| Comportamento de consumo
| Trendforecast

08 | Moulage
| O Corpo Tridimensional
| Moulage x Modelagem
| Os Designers Contemporâneos e a Modelagem
| Volume & Percepção
| Subtraction Cutting

09 | Moda & Tecnologia
| Imagem & Moda
| Novas Soluções Técnicas
| Tradição x Tecnologia
| A evolução dos Softwares para Moda

10| Produção e Direção de Moda
| Os meios de comunicação & difusão da informação de moda
| Linguagens da moda: conceitos, estruturas e configurações
| Transformações Midiáticas
| Styling

11| Modelagem
| Fundamentos de modelagem plana (bidimensional)
| Relações entre os métodos de modelagem plana e tridimensional
| Elementos de composição para o vestuário
| Adaptação de modelos a partir do bloco básico
| Aplicação dos métodos de modelagem plana como recurso criativo

12 | Estilo
| Repertório e Autoria
| Prospecção Criativa
| Exercícios direcionados de Composição
| Desenvolvimento de Projeto bidimensional/tridimensional Autoral

13 | Projeto Orientado I
| Metodologia Científica
| Organização de Projeto
| Orientação de Projeto e relevância para o Mercado Acadêmico de Moda
| Acompanhamento de Projeto de Pesquisa
| Acompanhamento da finalização gráfica da Monografia

14 | Projeto Orientado II
| Organização de Projeto
| Bibliografia de Moda
| Orientações direcionadas por matéria: Desenvolvimento de Coleção, Desenhos, Bidimensional, Styling.

Trabalho de conclusão

No decorrer do curso, o aluno será orientado na busca por uma temática adequada para seu Projeto de Conclusão.

O Projeto de Conclusão determina três níveis de abordagem:

1. Projeto Científico (parte textual);
2. Projeto Bidimensional (parte gráfica e expositiva);
3. Projeto Tridimensional (prototipia)

O Projeto Científico, fundamentado nas regras da ABNT. O objetivo do projeto, é levar o candidato a pesquisar uma temática relevante para a área de moda, refletindo de forma ampla, sobre aspectos, práticos, teóricos e propondo assim, caminhos significativos para o mercado e a academia. Seu projeto de pesquisa deve contemplar também a importância da CRIATIVIDADE para Moda em sua amplitude.

Além do projeto escrito, o aluno deverá desenvolver um Projeto Bidimensional e Tridimensional. Essas duas etapas do Projeto de Conclusão, devem estar totalmente fundamentados em seu Projeto Científico

A avaliação será feita por uma banca de professores (internos e externos) e profissionais do mercado, selecionados e convidados de acordo com o perfil do projeto. COORDENAÇÃO

Processo Seletivo e Admissão:

Os processos seletivos para ingresso na Pós-graduação em Moda & Criação da Faculdade Santa Marcelina acontecem duas vezes ao ano.

Em nosso site, o aluno deve registrar seu interesse, selecionando e preenchendo o campo “Inscrição”, na página da Pós-Graduação em Moda & Criação.

Nos meses que antecedem a seleção, todos os alunos pré-inscritos serão convocados, por e-mail, a submeter seu currículo e uma carta de interesse (onde descreverá os motivos e objetivos em cursar a Pós), para análise da coordenação. Para qualquer explicação, o aluno poderá entrar em contato com a coordenação pelo e-mail: cpdmoda.fasmper@santamarcelina.edu.br e tirar dúvidas quanto ao conteúdo, a grade curricular, o corpo docente, o sistema de avaliação e o mercado de moda. Verificamos os objetivos de cada candidato e analisamos sua história de vida e profissional. Isso tudo, para garantir a qualidade do curso.

Nossas turmas são formadas por poucos e seletos alunos, objetivando fomentar o real interesse pela pesquisa e pelos estudos práticos e teóricos que o curso propõe.
No momento em que o aluno recebe a Carta de Aprovação, será enviada junto à lista de documentos necessários para matrícula, uma Bibliografia Introdutória a ser contemplada até o início do curso. Tudo isso, para que o aluno tenha uma boa base para as discussões propostas, reforçando a qualidade das dinâmicas em sala de aula, assim como, a sua produção.

Período de Realização

20/08/2019 a 18/05/2021

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

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Duração

22 meses (468h)


Horários

Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h40.


Valor

22 x R$1.300,00. Descontos especiais para escolas e empresas conveniadas e antigos alunos: consulte nosso atendimento | Contato Telefônico: (11) 3824-5800


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800

Coordenadora

  • Renata Zaganin
    Professora Mestra

Corpo Docente

  • Adriana Bernardino
    Professora Especialista
  • Augusto Marinho (Guto)
    Professor Doutor
  • Flávia Salvador Cesa
    Professora Mestra
  • João Baptista Braga Neto
    Professor Mestre
  • Maíra Zimmermann
    Professora Doutora
  • Marcio Alexandre Banfi
    Professor Especialista
  • Maria Luiza Veloso Mariano
    Professora Mestra
  • Mariana Machado Louzada Rocha
    Professora Mestra
  • Monayna Golçalves Pinheiro
    Professora Mestra
  • Ozenir Ancelmo
    Professora Mestra
  • Simone Mina
    Professora Mestra
  • Walquiria Caversan
    Professora Mestra

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