Fashion Law: aspectos jurídicos da moda

manifestação de interesse

Preencha o formulário abaixo, manifeste interesse em nossa Pós-graduação em Fashion Law e receba as informações sobre a formação das próximas turmas. 

Oferta: 2023/2. 

Formulário - Manifestação de Interesse

*Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.

O Curso

O curso será online (aulas síncronas), diferente do EAD, que possui aulas gravadas que podem ser assistidas a qualquer instante, nesse formato as aulas acontecem em tempo real, com a presença do professor e dos alunos numa sala virtual (aula via aplicativo Zoom) ao mesmo tempo, o que permite maior interação entre todos (as aulas não ficam gravadas). O curso manterá esse formato durante toda sua realização.

O trabalho de conclusão de curso deve ser apresentado de forma presencial.

SOBRE O CURSO

A Faculdade Santa Marcelina, pioneira no ensino de moda no Brasil, criou, em 2017, a primeira pós-graduação nacional em Direito da Moda (Fashion Law). A especialização oferece uma perspectiva ampla sobre os principais negócios de moda e as basais questões legais enfrentadas por, dentre outros, criadores, digital influencers e empresas do setor têxtil, de confecção, de joalheria, de acessórios e da beleza, possibilitando ao aluno um olhar diferenciado e estratégico.

Anualmente, recebemos importantes palestrantes, estabelecendo-se conexões e potencializando o networking de qualidade, isto é, a troca de informações e experiências com profissionais do direito e da moda, bem como conferindo uma visão aprofundada sobre carreiras, oportunidades e negócios.

OBJETIVOS DA ESPECIALIZAÇÃO

- Apresentar as questões jurídicas mais sensíveis e estimular o aluno a traçar soluções de forma técnica;

- Preparar os profissionais para lidar com as complexidades do setor e adotar as melhores práticas legais;

- Capacitar os alunos a mapear riscos jurídicos na moda, antecipando-se a problemas que possam comprometer a reputação pessoal e corporativa;

- Fomentar o debate e o trabalho em equipe.

A QUEM SE DESTINADA A PÓS-GRADUAÇÃO?

A pós-graduação é voltada para pessoas interessadas em adquirir conhecimento global e especializado em Direito da Moda, sendo assim, estão entre nossos alunos, dentre outros, bacharéis em direito ou em moda, advogados, gestores jurídicos e profissionais formados em áreas correlatas, como economia, jornalismo, administração e publicidade.

POR QUE FAZER A PÓS-GRADUAÇÃO EM FASHION LAW?

A Faculdade Santa Marcelina, antecipando-se a uma tendência mundial de busca por ensino especializado e do conhecimento aplicado, bem como reconhecendo a carência do mercado por profissionais preparados que entendam dos negócios de moda e que tenham as competências necessárias para evitar, mitigar e lidar com problemas legais, foi a primeira instituição brasileira a delinear um programa de pós-graduação lato sensu em Direito da Moda.

A especialização, dividida em núcleos de moda e de direito, distribuídos em 360 horas, permite ao aluno uma perspectiva integrada entre essas duas áreas de concentração, oferecendo, além de disciplinas tradicionais, matérias vanguardistas, como data fashion, fashion tech e gestão jurídica de empresas de moda.

O curso é conduzido por professores especializados, os quais, além de aulas expositivas, estudos de casos e simulações, propõem debates e trabalhos em equipe, instigando os alunos à reflexão e preparando-os para os desafios postos pela indústria da moda.

ESTRUTURA DO CURSO

Coordenação: Regina Cirino Alves Ferreira

Doutora e Mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo (USP). Reconhecida como “Most Influential Fashion Lawyer of Brasil - 2019 Award” pelo Fashion Law Institute Istanbul. Presidente da Comissão de Fashion Law do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Pós-graduada em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina. Joalheria pelo Serviço de Aprendizagem Nacional (SENAI). Especialista em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca. Especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogada. Coordenadora das obras: “Fashion Law: direito e empresas de moda” e “Fashion Law: direito da moda”.

DISCIPLINAS DE MODA

História da Moda e do Luxo

Fashion Business

Moda e tecnologias têxteis

Expressões Gráficas na Indústria da Moda

Moda contemporânea: criação e crítica

Estamparia, criação e produção

Fashion Lab: sustentabilidade na prática

DISCIPLINAS DE DIREITO

Direito autoral e da personalidade na moda

Propriedade industrial na moda I e II

Contratos e resolução de conflitos na moda

Direito do trabalho na indústria da moda

Direito ambiental e sustentabilidade na indústria da moda

Direito da publicidade na indústria da moda

Direito digital na indústria da moda

Fashion Tech

Criminal Fashion Law

Fashion Compliance

Direito dos negócios na indústria da moda

 

DISCIPLINAS DE ATUAÇÃO NO FASHION LAW

Fashion Law Lab I

Fashion Law Lab II

Fashion Law Lab III

Metodologia de trabalho de conclusão de curso

Planejamento de carreira no Fashion Law

Livros publicados

Livros publicados por ex-alunos e professores da especialização em Fashion Law:

Fashion Law – Direito da Moda do Pré ao Pós-Consumo

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Início no dia 13/03/2023 até 28/08/2024.

PROCESSO SELETIVO

Análise de currículo, carta de motivação (justificativa contendo as razões da candidatura) e entrevista.

Confirmação da Turma

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos matriculados.

Descontos Especiais

Até 20% de Desconto para antigos alunos, escolas e empresas conveniadas.

Consulte os critérios para elegibilidade e relação de parceiros com nossa equipe de Atendimento, por telefone, e-mail ou Whatsapp.

Dúvidas? 

​Novo WhatsApp Faculdade Santa Marcelina¹: (11) 98207-1806.

Contato Telefônico¹: (11) 3824-5800

Ou nos envie um e-mail em nosso FALE CONOSCO¹!

¹Atendimento realizado de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 18h / às sextas-feiras, das 8h às 17h.

Aproveite e clique aqui para agendar a sua Visita Monitorada!

Quer saber mais?


Duração

18 meses


Horários

Segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h40.


Valor

18x R$1069,00. Descontos especiais para escolas e empresas conveniadas e antigos alunos: consulte nosso atendimento - WhatsApp: (11) 98207-1806 Contato Telefônico: (11) 3824-5800


Unidade

Perdizes - SP
(11) 3824-5800

Coordenadora

  • REGINA CIRINO ALVES FERREIRA
    Coordenadora

Corpo Docente

  • ÉRIKA TUKIAMA
    Professora
  • CAMILA BORELLI
    Professora Doutora
  • CARISIA BALDIOTI SALLES VIDAL
    Professora doutora
  • CASSIO MOSSE
    Professor Mestre
  • CRISTINA SANT’ANNA
    Professora
  • DANIELA FAVARETTO
    Professora
  • Fernanda Vasconcelos
    Professora Mestra
  • FLAVIA MANSUR MURAD
    Professora Doutora
  • GISELE BONATTI
    Professora Doutora
  • JOÃO BRAGA
    Professor Mestre
  • LARISSA ANDRÉA CARASSO KAC
    Professora Especialista
  • LUCIANA BALIEIRO
    Professora Especialista
  • LUIS RAMOS
    Professor
  • MARIA FERNANDA CURY
    Professora Doutora e Mestra
  • MARIA LUIZA DE FREITAS VALLE EGEA
    Professora Especialista
  • MARIANA VALVERDE
    Professora
  • MATHEUS DIOGO FAGUNDES
    Professor
  • MONAYNA PINHEIRO
    Professora Mestra
  • NATHIÊ TIELLE MATTOS DA LUZ
    Professora Especialista
  • PATRÍCIA CASTRO E SERPA
    Professora
  • RENAN FERREIRA
    Professor Especialista
  • RENATA ZAGANIN
    Professora Mestra
  • SUZANA AVELAR
    Professora Doutora
  • VANESSA VITA
    Professora

Notícias Relacionadas


Santa Recicla

Santa Recicla
12/12/2023

Juntos, podemos fazer a diferença!

Programa Internacional de Duplo-Diploma em Moda da Faculdade Santa Marcelina em parceria com a NABA - Nuova Accademia di Belle Arti da Itália

Programa Internacional de Duplo-Diploma em Moda da Faculdade Santa Marcelina em parceria com a NABA - Nuova Accademia di Belle Arti da Itália
18/06/2023

Inscrições Abertas!

 The Winter 2024 Fashion Program

The Winter 2024 Fashion Program
30/05/2023

Conheça o The Winter 2024 Fashion Program, um programa oferecido em parceria com a Faculdade Santa Marcelina na The Cut Fashion Design Acade...

7ª edição dos Encontros da Moda

7ª edição dos Encontros da Moda
26/05/2023

Prepare-se para uma semana incrível de inspiração, compartilhamento e aprendizado na área da moda!