Pastoral Universitária

O QUE É PASTORAL?

Num sentido amplo, Pastoral é todo esforço da Igreja que se realiza em prol do evangelho e da construção do Reino de Deus no mundo. A ação pastoral visa a transformação plena do ser humano e do mundo, através dos valores evangélicos, respeitando a pessoa na sua fé ainda que não cristã. Em tal ação a Igreja não existe para si mesma, mas em função da sua missão de anunciar Jesus Cristo.

Pastoral está estreitamente ligado à alegoria do Bom Pastor que encontramos no evangelho de João 10, 1-21. O verdadeiro Pastor é movido pelo amor, zelo, defesa, cuidado prestados às ovelhas. O Pastor estará sempre pronto para defender suas ovelhas, e se for preciso, dará sua vida.

Na constituição Pastoral Gaudium et Spes do Concílio Vaticano II, “Pastoral” consiste em se debruçar sobre as aspirações e as angústias dos homens para lhes propor, a partir de sua realidade, a mensagem cristã. Pastoral não se limita a ação dos pastores, mas a ação de todos os (as) leigos (as) que vivem em comunhão com Jesus Cristo. Sendo assim, somos chamados a viver e testemunhar a fé no meio universitário.

Por fim, A ação pastoral envolve, entre outras coisas, a caridade aos necessitados, o diálogo com o mundo, a solidariedade, a denúncia profética, a dimensão celebrativa, o estudo da fé e a vivência de uma espiritualidade libertadora.



PASTORAL UNIVERSITÁRIA

A Pastoral Universitária é um serviço que faz "parte integrante e indispensável da vida e estrutura da instituição" (CNBB 64, art. 39), propõe garantir uma presença cristã articuladora entre fé e cultura e entre fé e razão dentro da vida acadêmica, respondendo assim, a missão e identidade da Igreja na própria Universidade (Faculdade) Católica.

A Pastoral Universitária é um campo privilegiado para o desenvolvimento da missão que a instituição confessional tem de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, possibilitando iluminar os desafios e questionamentos da realidade que permita garantir sempre o “Diálogo Ecumênico”, através de uma postura sempre aberta as diferenças em vista da tolerância.

Com base na Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae – nº 14, a Pastoral “desenvolverá uma pedagogia libertadora que concebe a educação como construção coletiva, planejada, articulada, participativa e de promoção... tendo em vista a formação de cidadãos capazes de contribuir para as transformações sociais”.

Neste sentido a ação evangelizadora   realiza-se de muitas maneiras, sobretudo naquilo que é próprio da prática educativa no ensino superior, protagonizando sempre a comunidade acadêmica (professores, alunos e colaboradores técnicos) na fidelidade aos princípios humanísticos, éticos e de justiça social.

Objetivos:

• presença nas Unidades da Faculdade Santa Marcelina;

• Trabalhar pela unidade e comunhão dentro da pluralidade;

• Contribuir na formação de profissionais que façam a diferença na construção de um mundo mais justo e fraterno;

• Apoiar toda e qualquer atividade que concorra para a promoção da dignidade humana;

• Fomentar a experiência da fé cristã no âmbito universitário;

• Promover um mundo justo e solidário segundo os valores do Evangelho e os ideais do Reino de Deus;

• Promover o diálogo com as pessoas, grupos, ciências, culturas, credos e outros saberes;

• Celebrar a Palavra de Deus e a Eucaristia levando aos membros da comunidade acadêmica a possibilidade de experiência e vivência da fé cristã.

Conheça mais

Terço online

Horário de atendimento da Pastoral

Responsáveis pela Pastoral Universitária Santa Marcelina

Capela

Bom dia! Oração da manhã

Atendimento espiritual, aconselhamento e confissões

Eventos

Downloads e Links de interesse

Preparação para os sacramentos

Artigos