O Colégio

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Santa Marcelina resultou de um processo de reflexão da comunidade educativa, contemplando a dimensão bio-psico-social e ético-religiosa, objetivando o desenvolvimento integral do educando. É uma proposta de inspiração cristocêntrica e mariana para viver o catolicismo no meio educacional. Concretiza-se através da oferta de uma sólida e qualificada formação intelectual, afetiva, moral e espiritual para crianças e jovens. Esse projeto educacional realiza-se em integração com a família, comprometido com o processo de aprendizagem e com as exigências da cultura, disposto a contribuir na criação de condições e meios que melhorem a qualidade da vida pessoal, familiar e social da comunidade educativa.

A escola Marcelina assume como próprios os princípios de liberdade e os ideais de solidariedade humana da educação nacional, bem como suas finalidades: o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Esta escola oferece programas e serviços que possibilitem construir conceitos, procedimentos e atitudes que facilitem a formação de cidadãos conscientes, criativos e participativos. Enfim, formar homens e mulheres competentes capazes de responder às exigências do seu tempo, de respeitar a diversidade e de construir cultura, sem perder de vista o amor como valor fundamental de sua existência.

A proposta educacional do Centro Educacional Santa Marcelina, considera a criança nos seus contextos sociais, ambientais e culturais, e a coloca em contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma. Assim, os projetos pedagógicos visam ao desenvolvimento do raciocínio, do convívio e da socialização. Jogos e brincadeiras têm a função de transmitir conceitos básicos do dia-a-dia de forma lúdica e divertida, de modo que a criança encontre um ambiente acolhedor para expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

Referencial Curricular

A Rede Santa Marcelina de Educação do Brasil, sentindo a necessidade de indicar novas maneiras de viver o carisma de seu fundador, Beato Luigi Biraghi, nos tempos de hoje, construiu o atual Referencial Curricular da Instituição, para contribuir na formação de um homem integrado ao contexto histórico de seu tempo. Desta forma, garantimos e reforçamos os preceitos contidos na Missão Marcelina, além de fazermos uma releitura atual dos fundamentos que alicerçam nossa Proposta Educativa.

Podemos afirmar que este referencial não é um novo documento, mas um novo olhar sobre o processo educativo da Rede Santa Marcelina de Educação do Brasil considerando os sinais dos tempos.
 
Ele se apoia na inspiração do Beato Luigi Biraghi. Tem a finalidade de sistematizar a fundamentação teórica sobre a qual se assentam as linhas gerais de sua unidade de ação educativa, para favorecer o crescimento pessoal e profissional de todos os que atuam na Instituição, bem como, buscar, coletivamente, o aprimoramento da qualidade de ensino.

Ciclos Educacionais

  • Educação Infantil

    Educação Infantil

    Os alunos começam a desenvolver um projeto de vida e a escola é um dos pontos essenciais.

Estrutura

Parceiros

  • FTD Educação

  • Editora Ática

Localização

Quadra 301 Norte Avenida Ns 01,35 - TO Cep:77001-214