O Colégio

Proposta Pedagógica

APRESENTAÇÃO

A proposta pedagógica do Colégio Santa Marcelina resultou de um processo de reflexão da comunidade educativa, contemplando a dimensão bio-psico-social e ético-religiosa, objetivando o desenvolvimento integral do educando. É uma proposta de inspiração cristocêntrica e mariana para viver o catolicismo no meio educacional. Concretiza-se através da oferta de uma sólida e qualificada formação intelectual, afetiva, moral e espiritual para crianças e jovens. Esse projeto educacional realiza-se em integração com a família, comprometido com o processo de aprendizagem e com as exigências da cultura, disposto a contribuir na criação de condições e meios que melhorem a qualidade da vida pessoal, familiar e social da comunidade educativa.

A escola Marcelina assume como próprios os princípios de liberdade e os ideais de solidariedade humana da educação nacional, bem como suas finalidades: o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Esta escola oferece programas e serviços que possibilitem construir conceitos, procedimentos e atitudes que facilitem a formação de cidadãos conscientes, criativos e participativos. Enfim, formar homens e mulheres competentes capazes de responder às exigências do seu tempo, de respeitar a diversidade e de construir cultura, sem perder de vista o amor como valor fundamental de sua existência.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação do rendimento escolar, na Rede Santa Marcelina de Educação do Brasil, tem caráter formativo e configura-se como processo global cumulativo, constante e contínuo de acompanhamento do aluno, considerando aspectos qualitativos e quantitativos.
Considerada a bússola norteadora de suas ações e de suas práticas, ocupa lugar de centralidade na proposta curricular.
Esta rede assume como sua missão formar o homem em sua totalidade e tem, como princípios filosóficos, a ética, a formação humana e cristã e, como princípios pedagógico-metodológicos, a interdisciplinaridade, a cultura e a consciência crítica da ciência. Essas bases conduzem, indiscutivelmente, a conceber a avaliação como uma dinâmica indissociável do processo ensino-aprendizagem e do desenvolvimento do aluno. Melhor dizendo: um modelo que permite acompanhar permanentemente as práticas educativas, detectando suas dificuldades e seus avanços.

O ano letivo é dividido em quatro períodos, com nota obtida por somatório na escala de 0 a 10. Os instrumentos de avaliação são diversos: testes, provas, trabalhos, atividades de campo, dinâmicas de grupo e outros. Em cada período, são realizadas duas avaliações por disciplina no mínimo. O aluno que faltar às avaliações poderá recorrer à segunda chamada, somente no instrumento de maior abrangência (A2) ou de livro paradidático, segundo as normas do regimento escolar.
Nas séries da Educação Infantil, faz-se com base na idade, na maturidade e no desenvolvimento do aluno nas dimensões física, emocional, intelectual e social.
No Ensino Fundamental, configura-se como processo global cumulativo, constante e contínuo de observação do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
A verificação do rendimento escolar é expressa por notas e médias numéricas, na escala de zero (0,0) até dez (10,0), graduados de cinco em cinco décimos.

As médias de verificação do rendimento escolar são:

a) por trimestre, sendo três os trimestres do ano letivo;

b) anual, resultante da média aritmética dos três trimestres, cujo valor mínimo  é 6 (seis), após estudo de recuperação.

A avaliação dos aspectos qualitativos fundamenta-se nas observações do professor, considerando-se os seguintes critérios: responsabilidade no cumprimento de tarefas, assiduidade, pontualidade, envolvimento e participação nas atividades propostas, solidariedade e postura investigativa, visando ao enriquecimento do processo de aprendizagem do grupo e do próprio aluno.

 

DISCIPLINAS

Educação Infantil

 - Linguagem

- Construção do Pensamento Lógico

- Movimento

- Natureza e Sociedade

- Ensino Religioso

- Cultura Artística

 

Ensino Fundamental I

- Português

- Matemática

- História

- Geografia

- Ciências

- Ensino Religioso

- Educação Física

- Arte

Referencial Curricular

A Rede Santa Marcelina de Educação do Brasil, sentindo a necessidade de indicar novas maneiras de viver o carisma de seu fundador, Beato Luigi Biraghi, nos tempos de hoje, construiu o atual Referencial Curricular da Instituição, para contribuir na formação de um homem integrado ao contexto histórico de seu tempo. Desta forma, garantimos e reforçamos os preceitos contidos na Missão Marcelina, além de fazermos uma releitura atual dos fundamentos que alicerçam nossa Proposta Educativa. Podemos afirmar que este referencial não é um novo documento, mas um novo olhar sobre o processo educativo da Rede Santa Marcelina de Educação do Brasil considerando os sinais dos tempos. Ele se apoia na inspiração do Beato Luigi Biraghi. Tem a finalidade de sistematizar a fundamentação teórica sobre a qual se assentam as linhas gerais de sua unidade de ação educativa, para favorecer o crescimento pessoal e profissional de todos os que atuam na Instituição, bem como, buscar, coletivamente, o aprimoramento da qualidade de ensino.

Missão 
Transformar a sociedade à luz do Evangelho, tendo a ciência como instrumento e meio, oferecendo ao ser humano formação em sua totalidade.

Visão
As Marcelinas, em comunhão com os leigos, visam oferecer educação, cultura, saúde e assistência social de excelência, em espírito de família, fundamentados nos valores éticos, morais e cristãos, acompanhando os sinais dos tempos.

Valores
        - Ação e contemplação
        - Dedicação e compromisso
       - Acolhimento e cuidado
       - Convivência fraterna
       - Cooperação e desprendimento
       - Simplicidade e humildade
       - Justiça e honestidade
       - Coerência de vida
       - Alegria e entusiasmo no servir
       - Atualização científica e cultural
       - Competência profissional
       - Sustentabilidade: econômica, social e ambiental

Princípios
       - Fé em Jesus Cisto segundo as Escrituras
       - Dignidade humana
       - Fidelidade e obediência ao magistério da Igreja e à Congregação
       - Testemunho de vida
       - Espírito de família
       - Firmeza e suavidade
       - Ética, verdade e transparência
       - Atenção aos sinais dos tempos
       - Unidade na diversidade

Corpo Docente

  • Alecson Conceição Souza Santos
    Professor de Educação Física
  • Ana Claudia da Cunha Zerbinato
    Professora do Ensino Fundamental
  • Ana Lucia Munuera Robis
    Professora do Ensino Fundamental
  • Ana Paula dos Santos Spadotto
    Professora da Educação Infantil
  • Camila Pereira Damasceno Alves
    Professora do Ensino Fundamental
  • Caroline Segovia Correa
    Professora da Educação Infantil
  • Erica Ramos Domingues Santini
    Professora do Ensino Fundamental
  • Estela Maris de Barros
    Professora do Ensino Fundamental
  • Fabiana Aparecida Orlandini
    Professora do Ensino Fundamental
  • Franciane Cristina Amaral Lauriano
    Professora da Educação Infantil
  • José Humberto Aparecido Piccinato
    Professor do Ensino Fundamental
  • José Roberto de Creddo Junior
    Professor de Música
  • Luciana Vieira Martin
    Professora do Ensino Fundamental
  • Maria Aparecida Pena Torelli
    Professora do Ensino Fundamental
  • Maria Gabriela Rangel Spadim Pauletti
    Professora do Ensino Fundamental
  • Priscila Aparecida Suman De Creddo
    Professora do Ensino Fundamental
  • Priscila Regina Greco Gonçalves
    Professora do Ensino Fundamental
  • Raquel Ferrarini de Castro
    Professora de Educação Física
  • Vanessa Maísa Figueira Tomazella
    Professora da Educação Infantil

Ciclos Educacionais

  • Educação Infantil

    Educação Infantil

    Oferece a possibilidade de vivenciar experiências educacionais num ambiente interativo.

  • Ensino Fundamental <br> 1º ao 5ºano

    Ensino Fundamental
    1º ao 5ºano

    O aluno de Ensino Fundamental passa por um período de importantes transformações.

Estrutura

Parceiros

  • Prefeitura Municipal de Botucatu

  • Universidade Estadual Paulista - UNESP

Localização

Rua Nicola Zaponi,2100 - SP Cep:18606-120