Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica de Monsenhor Luigi Biraghi, fundador da Congregação das Irmãs de Santa Marcelina – “Transformar a sociedade, à luz do Evangelho, tendo a ciência como meio e instrumento” – perpetua-se até os dias de hoje pela dinamicidade de sua essência que orienta a seguir os sinais dos tempos.
Nos cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio aprendem-se os conhecimentos da cultura universal por meio do processo reflexivo. O aluno constrói seu saber mediante a relação que estabelece com o objeto do conhecimento, tendo o professor como mediador desse processo. A avaliação, numa visão atualizada, é considerada instrumento para diagnosticar o desenvolvimento do aluno, fazer reajustes nos programas, identificar a nova etapa de trabalho e conscientizar o aluno daquilo que sabe, permitindo-lhe aplicar esse conhecimento e continuar a aprender.
Os princípios que norteiam os componentes dos cursos em funcionamento na Escola, tendo em vista o desenvolvimento dos alunos, são:
• interação mediadora do professor;
• formação científica crítica e ética;
• ação interdisciplinar;
• a cultura como meio de conhecer, compreender e aceitar a diversidade e a pluralidade de contextos;
• a comparação como base para a compreensão ;
• metodologia da investigação;
• contextualização – a realidade como ponto de partida e de chegada;
• letramento – leitura e escrita como base para produção de conhecimento;
• letramento digital;
• a avaliação como processo formativo.