O Colégio

Proposta Pedagógica

A ESCOLA MARCELO CÂNDIA – SUBSEDE I, uma das unidades do Santa Marcelina no Brasil, localizada na rua Petrolina, N.º 10.804 no bairro Marcos Freire, telefone: 3214-1556, estabelecida na cidade de Porto Velho-RO, é uma entidade que oferece Educação Básica, nos níveis de Ensino Fundamental e Médio, sendo mantida pela Casa de Saúde Santa Marcelina, localizada na BR 364-Km 17 e conveniada com a Secretaria de Estado de Educação. A entidade mantenedora, por sua vez é uma Associação Civil, filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e assistencial, dirigida pelas religiosas do Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina.                

 

A Escola Marcelo Cândia – Subsede I,  é uma conquista da comunidade. Após campanha promovida pela comunidade empresarial local para alocação de recursos, a Escola foi construída sobre um terreno doado pelo casal Dr. Gianstefano e senhora Luíza  Riboni.

 

A Escola iniciou suas atividades em 1998, possui atualmente 18 (dezoito) salas de aula e atende, aproximadamente, uma clientela de mil quinhentos (1500) alunos do Ensino Fundamental e Médio, sob a direção de Carmen Baseggio, desde sua fundação.

 

Possui 35 (trinta e cinco) turmas, sendo 18 (dezoito) no período vespertino destinadas ao Ensino Fundamental (do 1º ano 7º ano) e 17 (dezessete) turmas no período matutino do Ensino Fundamental (do 7º ano ao 9º ano) e Médio, (1ª à 3ª séries).

 

O nome Marcelo Cândia se dá pelo fato de ter sido a Fundação Marcello Cândia, uma das instituições que muito contribuiu com as obras de Santa Marcelina em Rondônia.

 

A escola e seus educadores, têm diante de si um compromisso que não se restringe apenas aos aspectos formativos no âmbito da sala de aula, mas que inclui formas de gestão e de manejo de relações humanas no contexto da escola, da construção de uma prática pedagógica compatível com os avanços tecnológicos capaz de encarar as tensões que o mundo, em seu processo de globalização nos apresenta.

 

Em seu aspecto físico, a escola é bem ampla em todas as suas dependências. Funciona em prédio bem estruturado, de fácil comunicação interna, apropriado para as necessidades pedagógicas. Dispõe de um quadro de pessoal suficiente e adequadamente qualificado para atender toda a demanda. Os funcionários são cedidos pelo governo Estadual e Municipal, havendo ainda necessidade de completar o quadro de pessoal, a Escola conta com apoio de outras entidades.

 

Atenta aos sinais dos tempos, a escola recebe crianças e jovens de diferentes estruturas familiares, oriundas de diversos setores econômicos, culturais e religiosos, respeitando em seu processo educativo a diversidade e a pluralidade, à luz dos documentos e orientações do Magistério da Igreja Católica. Neste sentido, manifesta-se abertura diante das diferenças e enriquece seu trabalho educativo por meio de outras crenças que também privilegiam valores irrenunciáveis como fraternidade, solidariedade, verdade, sentido e valor transcendente da vida humana.

 

DISCIPLINAS

Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano

Português, Inglês, Arte, Educação Física, História e Geografia, Matemática, Ciências e Programas de Saúde, Ensino Religioso.

Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano

Português e Redação, Inglês, Espanhol, Arte, Educação Física, História, Geografia, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas e Programas de Saúde, Ensino Religioso. 

OBS > no 9º. ano, as Ciências se compõem das disciplinas Física, Química e Biologia. 

Ensino Médio

Língua Portuguesa e Redação, Literatura, Inglês, Espanhol, Arte, História da Arte, Educação Física, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Ensino Religioso, Matemática, Física e Laboratório, Química e Laboratório, Biologia e Programas de Saúde.
 
O trabalho na Informática perpassa todas as disciplinas através de projetos pedagógicos.

Referencial Curricular

A Rede Santa Marcelina de Educação do Brasil, sentindo a necessidade de indicar novas maneiras de viver o carisma de seu fundador, Beato Luigi Biraghi, nos tempos dehoje, construiu o atual Referencial Curricular da Instituição, para contribuir na formação de um homem integrado ao contexto histórico de seu tempo. Desta forma, garantimos e reforçamos os preceitos contidos na Missão Marcelina, além de fazermos uma releitura atual dos fundamentos que alicerçam nossa Proposta Educativa.

Podemos afirmar que este referencial não é um novo documento, mas um novo olhar sobre o processo educativo da Rede Santa Marcelina de Educação do Brasil considerando os sinais dos tempos.
 
Ele se apoia na inspiração do Beato Luigi Biraghi. Tem a finalidade de sistematizar a fundamentação teórica sobre a qual se assentam as linhas gerais de sua unidade de ação educativa, para favorecer o crescimento pessoal e profissional de todos os que atuam na Instituição, bem como, buscar, coletivamente, o aprimoramento da qualidade de ensino.

Ciclos Educacionais

  • Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano

    Ensino Fundamental - 1º ao 5º ano

    O aluno do Ensino Fundamental passa por um período de importantes transformações, adquirindo novas competências cognitiv...

  • Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano

    Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano

    O aluno é o sujeito da aprendizagem e o ensino não é mera transmissão de conhecimentos, mas um processo interativo no q...

  • Ensino Médio

    Ensino Médio

    Período de consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos, possibilitando ao aluno prosseguir os estudos em n&iacu...

Localização

Rua Petrolina,10804 - RO Cep:76813-690