Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica do Colégio Santa Marcelina resultou de um processo de reflexão da comunidade educativa, contemplando a dimensão bio-psico-social e ético-religiosa, objetivando o desenvolvimento integral do educando. É uma proposta de inspiração cristocêntrica e mariana para viver o catolicismo no meio educacional. Concretiza-se através da oferta de uma sólida e qualificada formação intelectual, afetiva, moral e espiritual para crianças e jovens. Esse projeto educacional realiza-se em integração com a família, comprometido com o processo de aprendizagem e com as exigências da cultura, disposto a contribuir na criação de condições e meios que melhorem a qualidade da vida pessoal, familiar e social da comunidade educativa.
A escola Marcelina assume como próprios os princípios de liberdade e os ideais de solidariedade humana da educação nacional, bem como suas finalidades: o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Esta escola oferece programas e serviços que possibilitem construir conceitos, procedimentos e atitudes que facilitem a formação de cidadãos conscientes, criativos e participativos. Enfim, formar homens e mulheres competentes capazes de responder às exigências do seu tempo, de respeitar a diversidade e de construir cultura, sem perder de vista o amor como valor fundamental de sua existência.
AVALIAÇÃO
A avaliação do rendimento escolar, na Rede Santa Marcelina de Educação do Brasil, tem caráter formativo e configura-se como processo global cumulativo, constante e contínuo de acompanhamento do aluno, considerando aspectos qualitativos e quantitativos.
Considerada a bússola norteadora de suas ações e de suas práticas, ocupa lugar de centralidade na proposta curricular.
Esta rede assume como sua missão formar o homem em sua totalidade e tem, como princípios filosóficos, a ética, a formação humana e cristã e, como princípios pedagógico-metodológicos, a interdisciplinaridade, a cultura e a consciência crítica da ciência. Essas bases conduzem, indiscutivelmente, a conceber a avaliação como uma dinâmica indissociável do processo ensino-aprendizagem e do desenvolvimento do aluno. Melhor dizendo: um modelo que permite acompanhar permanentemente as práticas educativas, detectando suas dificuldades e seus avanços.
Avaliação por Unidade
O ano letivo é dividido em quatro períodos, com nota obtida por somatório na escala de 0 a 100. Os instrumentos de avaliação são diversos: testes, provas, trabalhos, atividades de campo, dinâmicas de grupo e outros. Em cada período, são realizadas duas avaliações por disciplina no mínimo. O aluno que faltar às avaliações poderá recorrer à segunda chamada segundo as normas do regimento escolar.
Para que o aluno obtenha a aprovação direta, sem prova final, ele deve somar, ao final dos quatro períodos, 280 pontos, 70 pontos por período, o que corresponde à média anual (MA).
Se o aluno não obtiver média anual igual a 70, o regimento escolar prevê prova final (1) e recuperação semestral (2), conforme demonstram esquema e legenda abaixo:
|
![]() |
|
A avaliação dos aspectos qualitativos fundamenta-se nas observações do professor, considerando-se os seguintes critérios: responsabilidade no cumprimento de tarefas, assiduidade, pontualidade, envolvimento e participação nas atividades propostas, solidariedade e postura investigativa, que possa enriquecer o processo de aprendizagem do grupo e do próprio aluno.
DISCIPLINAS
Educação Infantil
Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês, Arte, Educação Física, Música e Ensino Religioso.
Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano
Português, Inglês, Arte, Educação Física, História e Geografia, Matemática, Ciências e Programas de Saúde, Ensino Religioso.
Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano
Português e Redação, Inglês, Espanhol, Arte, Educação Física, História, Geografia, Matemática, Ciências Físicas e Biológicas e Programas de Saúde, Ensino Religioso.
OBS > no 9º. ano, as Ciências se compõem das disciplinas Física, Química e Biologia.
Ensino Médio
Língua Portuguesa e Redação, Literatura, Inglês, Espanhol, Arte, História da Arte, Educação Física, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Ensino Religioso, Matemática, Física e Laboratório, Química e Laboratório, Biologia e Programas de Saúde.
O trabalho na Informática perpassa todas as disciplinas através de projetos pedagógicos.