Você
conhece a Metodologia por Projetos na Educação Básica?



Considerando os sinais do tempo e todas as mudanças no cotidiano das pessoas no século XXI, se torna urgente repensar as estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem vivenciadas por professores e alunos. Não há mais possibilidade, em vista do que dissemos, nos atermos à era da informação e da sociedade em rede, como nos aponta o sociólogo Manuel Castells, ancorados em práticas pedagógicas de uma escola do século XIX. Assim, face a todas as mudanças presentes na cotidianidade, é de extrema urgência a reflexão sobre as metodologias de aprendizagem utilizadas nas escolas brasileiras.

Há de se pensar que alunos e alunas são protagonistas de sua história. Se assim o são, também precisam compor essa narrativa também em sua vida discente. Desse modo, a partir de um rol de propostas de aprendizagens ativas, destaca-se a metodologia por projetos.

Quando pensamos em estabelecer uma metodologia por projetos, em verdade, falamos de processos ativos de aprendizagem que envolvem a investigação científica, a solução de situações problemas e a integração da escola junto à comunidade. Dessa forma, ao discutir os problemas que acontecem na realidade, torna-se possível estabelecer processos de aprendizagem articulados às vivências da escola em diversos componentes curriculares e a partir de diferentes contextos.

É válido ressaltar, que quando utilizamos a expressão metodologia de aprendizagem por projetos não nos referimos a ações temáticas e pontuais, e sim, em criação de contextos que possibilitem que tal prática se torne parte da vivência escolar em múltiplas disciplinas.  No Colégio Santa Marcelina, aproveitamos as várias oportunidades tecnológicas para potencializar essa prática pedagógica, que se alia não só aos nossos valores e princípios, mas também a contemporaneidade educativa.

Acreditamos que mudar o mundo é uma missão coletiva. Assim, pensar nos problemas da realidade e suas reverberações no cotidiano faz parte de nossa história. Aqui no Santa nossos alunos são preparados para ver as possibilidades de fazer a diferença na comunidade onde vivem.

Fiquem atentos às nossas redes sociais para saber mais sobre metodologia de aprendizagem por projetos e nossas propostas de trabalho!