Como
foi o primeiro final de semana do Santathon



No último final de semana, aconteceu a primeira parte do Santathon; o Hackathon on-line do Colégio Santa Marcelina, exclusivo para os alunos do Ensino Médio. O evento intercolegial tem por objetivo envolver os alunos de todas as unidades do Brasil na busca de soluções inovadoras e criativas para problemas no mundo pós-pandemia utilizando a Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Os nove grupos são formados por alunos de toda a rede de colégios Santa Marcelina, e estão separados por área de interesse, promovendo assim, o desenvolvimento de habilidades interpessoais, relacionamento e trabalho em equipe, muito valorizadas no mercado de trabalho.
Durante o final de semana, os alunos fizeram uma imersão prática por meio de pesquisa, ideias, planejamento e desenvolvimento em conjunto. 

Para o próximo final de semana, estão previstas as etapas de mentoria com especialistas, prototipação e submissão das propostas. As sessões com os mentores acontecerão no sábado, e cada equipe terá a oportunidade de expor suas ideias e propostas para diversos especialistas, que poderão orientar e dar dicas para lapidar os projetos e apresentação. A submissão dos projetos acontecerá no domingo, por meio de envio de vídeo de 15 minutos, previamente gravado pelas equipes, que serão avaliados por uma comissão examinadora.

Os resultados das avaliações serão divulgados no dia 28 de maio, às 19 horas, em live pelo YouTube, e os integrantes das 3 equipes mais bem colocadas serão premiadas: 1º lugar: Fones de ouvido JBL bluetooth; 2º lugar: Caixas de som portátil JBL; 3º lugar: Pulseira inteligente (smartwatch) Xiaomi. 

Além dos prêmios, as equipes vencedoras receberão a oportunidade de desenvolverem seus projetos em um ambiente de startup por meio da Incubadora SMTech, da Faculdade Santa Marcelina de Muriaé.

Quem quiser conhecer mais sobre o Santathon, poderá acessar a página do evento https://educacao.santamarcelina.org.br/santathon ou ficar ligado nas redes sociais dos colégios Santa Marcelina.