Encontros
da Moda 2019



O curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina promoverá uma semana de encontros, debates e reflexões sobre temas contemporâneos.

Por meio destes temas, aproximamos o ensino de moda às questões atuais para 2019, como “Sustentabilidade, Multiplicidade e Criação do Micro ao Macro”.

Na Sustentabilidade buscamos entender o que há de mais atual nas iniciativas tecnológicas, de processo e conscientização.

Na Multiplicidade pensamos como a Moda pode ser inclusiva em seu sentido mais amplo.

Na Criação questionamos a responsabilidade dos Estilistas e Designers em questões éticas, legais e vinculadas aos demais temas; Sustentabilidade e Multiplicidade.

Reforçamos com estes temas o pensar a Moda como uma forma de pensar o indivíduo, o país, o mundo... do micro ao macro.

Para participar, acesse http://bit.ly/2LIEjFS e faça a sua inscrição.

Entrada solidária: doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal). Ex.: açúcar, milho, macarrão, feijão, arroz, café, fubá, polvilho, farinha de trigo, leite em pó, óleo, biscoitos e achocolatado.

 

Confira a programação do dia 22/05:

 

07h30 - Aula Especial: A imagem Inesperada: novos vetores da Moda, com os professores Mariana Rocha e Márcio Banfi

De onde vem a nova moda? Qual o impacto dessa representação? Como os novos criadores impactam o marcado? Uma conversa sobre a moda que não vem das grandes marcas.

 

09h00 - Encontro: Inteligência Artificial aplicada ao Varejo de Moda, com Carolina Albarran e André Borges

A Moda é um dos setores que mais sofreu alterações com o surgimento das redes sociais e, em simultâneo, o mercado de moda imediata. As transformações foram muito rápidas e o setor atualmente passa por uma fase de reinvenção de propósito e de modelos de negócio. O setor de moda é atualmente o número um de volume de pedidos online no Brasil. Um mercado gigante para explorar, e o que as marcas e stakeholders estão fazendo para inovar na experiência de contato com os usuários? Uma coisa é certa, sem a adaptação tecnológica nos processos e modelos de negócios, as marcas que não optarem por esse caminho ficarão obsoletas. A Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais disputadas para o futuro da moda, e várias empresas do setor já estão colocando as estratégias na prática. Conheça de perto as novidades do setor.

Carolina Albarran e André Borges

Fundadores da start up de moda Catwalk. A Catwalk é uma startup de tecnologia que produz algoritmos que imitam habilidades humanas. A Genie, assistente virtual, consegue combinar peças de roupa, achar itens similares e finalizar a venda em segundos.

Carolina Albarran, desde cedo tinha vontade em empreender. Passou por uma formação acadêmica nas áreas de Administração e Marketing. Iniciou sua carreira de moda na Hugo Boss e acabou por assumir, mais tarde, a gerência da unidade de negócios de moda da marca italiana Chicco no Brasil, sendo agora sócia fundadora da Catwalk, levando o departamento de marketing e comercial.

André Borges passou por uma formação acadêmica nas áreas de Física, Arquitetura e Gestão de Projetos. Ao longo da sua carreira, trabalhou como gestor de projetos para construção civil, prestando serviço para empresas como Siemens e General Motors. Resolveu ligar todos os pontos nas diversas áreas e hoje leva o departamento de desenvolvimento técnico.

 

10h30 - Encontro: Cultura Imaterial e Fazer Artesanal, com Jô Masson

 

14h00 - Ateliê Livre*: Tricô Experimental, com Marcela Luz

*Exclusivo para alunos da Faculdade Santa Marcelina - inscrição na Secretaria de Coordenação (08h às 20h)

 

19h00 - Encontro: Novas Formas de fazer Moda, com Lane Marinho

O percurso profissional de Lane Marinho e as decisões que a levaram a definir o projeto artesanal em 2013 como propósito de marca, serão os pontos de partida para uma conversa de como é possível fazer moda um pouco fora dos modos padronizados e achar os próprios caminhos de acordo com crenças e ética pessoal.

Lane Marinho

É autodidata em sua pesquisa de artes manuais, mas teve passagem por faculdade de Desenho Industrial (Design Gráfico - Salvador/BA) e Design de Produto (UCS - Caxias do Sul).

Experiência Profissional:

. Lane Marinho (Projeto de Calçados e Acessórios . 2013 - Hoje)

. Arezzo S/A, Schutz, Alexandre Birman (2008 - 2013). Gerente de produto / desenvolvimento de coleção.

. Grendene S/A (2004 - 2008). Designer de Produto.

. Simon Jóias (2003- 2004) . Estágio Design de Jóias.

 

21h00 - Aula Especial: A quebra da Imagem de Moda, com os professores-mediadores Márcio Banfi e Mariana Rocha

Participação, inclusão e expressão sob o ponto de vista de nossos antigos alunos Aurélio Alves, Caroline Ricca Lee e Caíque Alves.

Acesse a programação dos demais dias:

20/05
21/05
23/05
24/05