Encontros
da Moda 2019



O curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina promoverá uma semana de encontros, debates e reflexões sobre temas contemporâneos.

Por meio destes temas, aproximamos o ensino de moda às questões atuais para 2019, como “Sustentabilidade, Multiplicidade e Criação do Micro ao Macro”.

Na Sustentabilidade buscamos entender o que há de mais atual nas iniciativas tecnológicas, de processo e conscientização.

Na Multiplicidade pensamos como a Moda pode ser inclusiva em seu sentido mais amplo.

Na Criação questionamos a responsabilidade dos Estilistas e Designers em questões éticas, legais e vinculadas aos demais temas; Sustentabilidade e Multiplicidade.

Reforçamos com estes temas o pensar a Moda como uma forma de pensar o indivíduo, o país, o mundo... do micro ao macro.

Para participar, acesse http://bit.ly/2LIEjFS e faça a sua inscrição.

Entrada solidária: doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal). Ex.: açúcar, milho, macarrão, feijão, arroz, café, fubá, polvilho, farinha de trigo, leite em pó, óleo, biscoitos e achocolatado.

 

Confira a programação do dia 24/05:

 

07h30 - Aula Especial: Plágio, Apropriação e Ética na Moda, com os professores Adriana Bernardino e Vinicius do Valle

Até onde vai a criação na moda? O que é cópia e o que é autoral em uma sociedade cada vez mais globalizada e multirreferenciada? Onde o processo criativo esbarra em signos culturais e de luta das minorias? Uma reflexão sobre a criação, a ética e a política dos signos na moda.

 

09h00 - Encontro: Sustentabilidade e Consumo Consciente de Moda, com Hélio Mattar Instituto Akatu

Helio Mattar, idealizador do Instituto Akatu e seu diretor-presidente, é formado em Engenharia da Produção pela Escola Politécnica da USP e obteve os graus Mestre e Ph.D. em Engenharia Industrial pela Universidade de Stanford. Atuou como executivo durante 22 anos em empresas nacionais e multinacionais, assim como em seus próprios negócios. É membro de Conselhos do One Planet Network da United Nations Environment nos temas de informação ao consumidor e de educação para a sustentabilidade, e faz parte de Conselhos de Desenvolvimento Sustentável de empresas como o Grupo Pão de Açúcar, Ypê, Dow e L’Oréal. É co-fundador e, atualmente, associado curador do Instituto Ethos.

 

10h30 - Encontro: Processos de Criação - Upcycling em Jóias, com Cristina Nascimento

Paulistana, psicóloga de formação. Começou a fazer joias no começo dos anos 2000 com a proposta de reutilizar elementos de joias antigas ou vintage em criações contemporâneas.

Durante 14 anos teve uma vitrine permanente na loja Essencial de Maria Helena Cabral.

Fez coleções a quatro mãos com outros criadores, como a artista plástica Marcia Grostein, o designer de joias Bernardo Krengiel e a fotógrafa Vania Toledo.

Mantém um espaço de venda em Nova York e participou de diversas exposições no Brasil e no exterior.

 

14h00 - Ateliê Livre*: Desenho Livre, com Érica Sena e Mariana Cury

*Exclusivo para alunos da Faculdade Santa Marcelina - inscrição na Secretaria de Coordenação (08h às 20h)

 

19h00 - Encontro: Varejo de Moda no Brasil e no Mundo, com Dr. Francisco J. S. M. Alvarez

Doutor pela FEA-USP, Professor da EACH_USP nos cursos de graduação em Marketing e no pós graduação de Textil e Moda, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas de Varejo (CEPEV) na EACH-USP, Curador da Missão Empresarial Internacional da ACESP para a NRF - Congresso de Varejo anual em Nova York, tem 3 livros publicados nas áreas de Trade Marketing, Vendas e Key Account Management, professor dos cursos de MBA da FIA e ESPM em São Paulo e da ESALQ-USP de Piracicaba e da FEA-USP Ribeirão Preto. Palestrante e Consultor de Empresas Nacionais e Internacionais. - Foi Diretor Geral de Lacoste no Brasil e lançou a primeira loja da grife em São Paulo.

Acesse a programação dos demais dias:

20/05
21/05
22/05
23/05