Música
da Gente: o Eu e o Outro



O curso de Pós-graduação em Musicoterapia Aplicada convida todos os interessados a participarem da palestra Música da Gente: o Eu e o Outro, com Carlos Kater.

Segunda-feira, 18/11, às 19h, na Faculdade Santa Marcelina - Unidade Perdizes.

A palestra contempla integrar no processo formador, abordagens promotoras de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal dos participantes, promoção da criação musical instrumental, orientada para o desenvolvimento da expressão individual e da composição coletiva. Oportunizar novas percepções de si e do “outro” através de um meio potente como a música, significa intensificar qualitativamente a dimensão formadora e a dinâmica social. Quanto ao formato da palestra, consta de breve fundamentação teórica seguida de atividades práticas no sentido de promover reflexões e discussões sobre o tema. 

Para inscrever-se acesse: https://bit.ly/2KnbBts.

Entrada franca.


Sobre Carlos Kater

Doutor pela Universidade de Paris IV - Sorbonne, com Pós-Doutorado pela mesma instituição e Professor Titular pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como Professor-Adjunto no Instituto de Artes da UNESP e como membro do Núcleo de Ensino da UNESP. 
Foi Professor Adjunto e depois Professor Titular concursado da EM/UFMG, onde dirigiu o Centro de Pesquisas em Música Contemporânea; coordenou a Pós-Graduação junto à Escola de Música/UFMG e o Núcleo de Apoio à Pesquisa. Criador das revistas: Cadernos de Estudo - Análise Musical  e Cadernos de Estudo - Educação Musical (SP: Atravez). Na UFMG criou e editou a revista Música Hoje. Autor de textos publicados e diversos livros, composições, arranjos. Consultor da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e um dos criadores e coordenadores do projeto Música na Escola. Na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) atuou como Professor Visitante, participando da equipe de concepção e implantação do Curso de Música / Licenciatura em Educação Musical. 

De 2001 até o momento coordena e presta consultoria para projetos semelhantes em diversas regiões, atuando ainda como consultor Ad Hoc junto a reconhecidas instituições brasileiras (FAPESP, CNPq, CAPES, MEC, várias universidades federais, etc.). 

Um dos fundadores da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical Vice-Presidente, assim como Diretor da Região Sudeste e, no momento, membro de sua Diretoria, atuando na Equipe Editorial da Revista. Realiza projetos de formação criativa com música junto a professores, educadores, agentes de saúde, jovens e adultos de diferentes faixas etárias e condições sócio-econômicas, ministrando regularmente cursos e oficinas dirigidas à Formação Musical Inventiva; com foco na pessoa humana.

 
Música da Gente: o Eu e o Outro, com Carlos Kater

Faculdade Santa Marcelina – Unidade Perdizes – Sala 207

18/11, às 19h