Capacitação
é essencial para abrir um negócio de sucesso



Na programação da semana da Administração e Contabilidade, promovida pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), na unidade de Itaquera, em parceria com a USP Leste, Roberto Sekiya, subsecretário de Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa do Governo de São Paulo, frisou, para os mais de 300 alunos presentes, ser fundamental capacitar-se de modo adequado para abrir e manter uma empresa. Sem isso, o investimento e todo o esforço podem resultar em fracasso.

 

Há duas frentes a serem consideradas pelo candidato a empresário: a primeira refere-se às dificuldades apresentadas pelo Brasil, como os custos, impostos e burocracia; a segunda diz respeito ao preparo pessoal (como proatividade, senso de oportunidade e visão de negócios) e técnico, abrangendo capacitação para a gestão financeira e de pessoas, marketing, publicidade e posicionamento dos produtos e serviços. As franquias suprem parte desses processos, mas há que se considerar, também, as questões de mercado, ou seja, o que oferecer, para quem e onde.

 

“Abrir uma empresa é fácil, em especial por meio de alternativas como o Simples. Porém, fazer um negócio de sucesso e longevo é algo mais complexo”, salientou Roberto Sekiya, acrescentando: “Empreender faz parte da cultura do Brasil, o país onde mais se abrem, mas também se fecham firmas”. Por isso, é sempre necessário estudar bem o mercado, observar o que falta na região e apresentar diferenciais na qualidade, no atendimento e nos produtos ou serviços ofertados. 

 

O professor Reginaldo Gonçalves, coordenador do curso de Ciências Contábeis da FASM, ressaltou que essas palestras são importantes para apresentar alternativas aos universitários. “É uma oportunidade que eles têm para pensar no futuro, acreditar em suas possibilidades e reforçar sua autoestima”. Para o docente, a presença de alunos do Ensino Médio também é relevante para que analisem melhor os cursos de ciências contábeis e administração e as possibilidades que têm para desenvolver uma carreira de sucesso.

 

Programação

Nesta quinta-feira (14/09), quando se encerra, a Semana da Administração e Contabilidade da FASM terá palestras de Marcos Soledade, gestor da Habits Incubadora da Escola EACH USP, Isabella Recco (Marketing) e Isadora Rodrigues, responsável pelo atendimento à Comunidade, para debater o tema: "Habitats de inovação e empreendedorismo na USP: formando empreendedores de impacto”.