Professor
da FASM Muriaé tem publicação em obra sobre educação e tecnologias e aprovação de artigo em congresso internacional



O professor M. Sc. Eduardo Gomes de Oliveira do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), conseguiu a publicação, no dia 14 de abril, de dois capítulos da versão online do livro “As Metas Preconizadas para a Educação e a Pesquisa Integrada às Práticas Atuais” com 4 volumes, da editora Atena.

O capítulo 18 do volume 1 da obra “AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COMPUTACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM” apresenta desde a história dos jogos computacionais, destacando os mesmos com base em algoritmos genéticos e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem, até o impacto do uso destes jogos como uma ferramenta de ensino. É demonstrado qual o impacto da aplicação de um jogo em uma turma do ensino fundamental de uma escola estadual e para chegar à conclusão da sua contribuição, foi aplicado um teste que mediu os níveis de aproveitamento da turma após a aplicação do jogo. O capítulo 2 do volume 4 da obra “UMA ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO EAD” aborda as metodologias ativas e seu uso no Ensino a Distância (EaD). Objetivou-se levantar as principais metodologias utilizadas neste cenário por especialistas em educação com experiência em EaD. Estes especialistas exerceram o papel de decisores, utilizado um método de tomada de decisão. É por meio da tomada de decisão correta e coerente que o indivíduo alcança a solução para variados problemas, e o método Analytic Hierarchy Process (AHP) é o facilitador no momento que passamos a restringir nossos critérios, O AHP traz versatilidade e flexibilidade para a tomada de decisões das organizações, representando um diferencial a outros métodos, pois estimula a interação de vários indivíduos onde se torna um método sólido e completo. Várias metodologias foram selecionadas durante a pesquisa, que são utilizadas para compor o ambiente EaD. As metodologias foram avaliadas de acordo com o método AHP, sendo que cada item foi ponderado de acordo com o grau de importância.

Na visão do professor, “é preciso buscar metodologias e experiências de aprendizagem para adequar a prática pedagógica ao cenário de desafios do ensino atual, buscando uma aprendizagem mais efetiva”, comentou.

Para ver o livro completo, clique nos links abaixo:

Volume 1 - https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3116

Volume 2 - https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3115

Volume 3 - https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3114

Volume 4 - https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3113

 

Não para por aqui

Eduardo vai participar também do ICALT (International Conference on Advanced Learning Technologies and Technology-enhanced Learning) que acontecerá entre os dias 06 e 09 de julho na Universidade de Tartu, Estônia. O artigo intitulado “Development and evaluation of a mobile educational application to support teaching of management of process in Operating Systems”, tem por objetivo apresentar o desenvolvimento e a avaliação do primeiro aplicativo móvel educacional do mundo intitulado AlgOS que tem como objetivo apoiar o ensino e aprendizagem de gerenciamento de processos na disciplina de Sistemas Operacionais que é uma disciplina bastante importante e é um requisito essencial para qualquer programa de Ciência da Computação.  Abaixo, segue algumas imagens do aplicativo desenvolvido:

 

O professor disse ainda que “A equipe organizadora do ICALT 2020 está monitorando continuamente a situação do Covid-19 e está trabalhando para facilitar a apresentação online para os autores que não podem viajar devido a proibições de viagens, fechamento de fronteiras e outras medidas pelos seus governos que os impeçam de irem para o congresso.”

Quer saber mais sobre o evento? Acesse: https://icalt2020.ut.ee