Encontros
da Moda - Edição Virtual 2020



Participe do Encontros da Moda - Edição Virtual 2020, semana de debates, palestras e reflexões sobre temas contemporâneos que promovemos anualmente.

SUSTENTABILIDADES | DESLOCAMENTOS | PLURALIDADES

Silgia Aparecida da Costa e Sirlene Maria da Costa abrem os Encontros da Moda desta quarta-feira com o tema "BioTecidos: como são desenvolvidos, potencial de aplicação e viabilidade de produção em grande escala", às 9h.

Às 11h, Ozenir Ancelmo traz o tema "A modelagem criativa e seus desdobramentos", numa análise que a coloca como parte do processo, transformando-a num exercício dinâmico, criativo e repleto de possibilidades.

O encerramento do terceiro dia do Encontros contará com Hanayrá Negreiros, com o tema "Negras maneiras de vestir", uma aula que tem o objetivo de "costurar" estéticas africanas e afro-diaspórica que se manifestam por meio do vestir.

Os encontros serão realizados na plataforma Zoom. Cadastre-se até uma hora antes do evento em https://rebrand.ly/a81jr37. O link de acesso será enviado aproximadamente 30 minutos antes do início da palestra (sujeito à lotação da sala virtual)!

E para conferir a programação completa, acesse https://rebrand.ly/dpwz1gd.

 

Encontros da Moda - Edição Virtual 2020

09h - BioTecidos: como são desenvolvidos, potencial de aplicação e viabilidade de produção em grande escala - com Silgia Aparecida da Costa e Sirlene Maria da Costa

Silgia Aparecida da Costa: Engenheira Industrial Química, mestre em Biotecnologia pela EEL/USP, doutora em engenharia Têxtil pela Universidade do Minho e Pós-doutorado em Biomateriais.  Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Têxtil e Moda da EACH/USP. Pesquisas sobre Têxteis Técnicos, biotecnologia, nanomateriais, processos sustentáveis.

Sirlene Maria da Costa: Engenheira Industrial Química, mestre e doutora em Biotecnologia Industrial EEL-USP. Pós-doutorado em Tecnologia Bioquímico Farmacêutica da FCF/ USP. Foi pesquisadora na área têxtil no IPT. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Têxtil e Moda EACH/USP. Pesquisas: Têxteis Técnicos, enzimas, nanomateriais e resíduos agroindustriais.

Mediação: Monika Debasa

Pesquisa e desenvolvimento de biotecidos, que consiste em tecidos provenientes de organismos vivos, como leveduras, bactérias e algas. Em que escala e em quais segmentos eles poderão ser utilizados?

 

11h - A modelagem criativa e seus desdobramentos - com Ozenir Ancelmo

Mestre em Artes pela Unicamp, com formação em Moulage pela Ecole de La Chambre Syndicale, em Paris. Trabalhou como docente dos cursos de Graduação em Moda da Faap, curso de Moda do Senac, Pós-Graduação em Criação e Moda da Faculdade Santa Marcelina, Pós-Graduação em Modelagem e Moulage no Processo de Criação do Senac, curso de Pós-Graduação da UCS em Caixas do Sul e Pós-Graduação da Feevale em Novo Hamburgo. Proprietária do Ozenir Ancelmo Atelier, onde desenvolve a marca autoral Oz, roupas sob medida para noivas e festas, linhas
casual e prêt-à-porter, cursos de aperfeiçoamento na área de moda e consultoria de modelagem para empresas.

Mediação: Liza Mariano

Quando vista apenas como uma técnica, a modelagem pode parecer uma prática estática ou restritiva. Entretanto, se analisada como parte do processo, a modelagem se transforma num exercício dinâmico, criativo e repleto de possibilidades e desdobramentos. Neste encontro, Ozenir nos mostrará como é possível transformar bases simples em modelos inovadores, múltiplos e plurais.

 

19h - Negras maneiras de vestir - com Hanayrá Negreiros

Hanayrá Negreiros é pesquisadora em moda, história cultural e práticas curatoriais. Mestre em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui como principais focos de estudo, estéticas afro-diaspóricas e africanas que se manifestam através do vestir, da iconografia, das religiosidades e memórias de família. Entre novembro de 2019 e março de 2020 foi curadora da exposição Indumentárias negras em foco, uma parceria realizada entre o Instituto Moreira Salles e o Instituto Feira Preta. Atualmente é professora de cursos no MASP Escola e Adelina
Instituto e assina a coluna mensal Negras Maneiras na ELLE Brasil.

Mediação: Márcio Banfi

A aula tem por objetivo "costurar" estéticas africanas e afro-diaspórica que se manifestam por meio do vestir, refletindo sobre como o vestir e a moda podem se tornar importantes dispositivos para se pensar memórias e histórias negras.