Encontros
da Moda - Edição Virtual 2020



Participe do Encontros da Moda - Edição Virtual 2020, semana de debates, palestras e reflexões sobre temas contemporâneos que promovemos anualmente.

SUSTENTABILIDADES | DESLOCAMENTOS | PLURALIDADES

Nesta quinta-feira, 25/06, a programação tem início às 09h, com o tema "Comunidade e Cosmopolitismos na cidade - olhares sociológicos a partir da moda", com Vinicius do Valle e Ana Carolinna Gimenez.

Às 11h, nossos antigos alunos Ingrid Ferreira, Matheus Cardoso e Ernando Prado trarão a "Mostra de Projetos Antigos Alunos", apresentando a diversidade e as possibilidades abertas para quem estuda a moda, assim como seus percursos.

Encerrando a programação do dia, às 19h Jaergenton Corrêa e Paula Montes apresentam o tema "Adaptabilivestes: vestígios de adaptações culturais a ambientes extremos, como catalisadores de identidades expressas nas vestimentas. Uma sutil fronteira entre vida e arte".

Os encontros serão realizados na plataforma Zoom. Cadastre-se até uma hora antes do evento em https://rebrand.ly/a81jr37. O link de acesso será enviado aproximadamente 30 minutos antes do início da palestra (sujeito à lotação da sala virtual)!

E para conferir a programação completa, acesse https://rebrand.ly/dpwz1gd.

 

Encontros da Moda - Edição Virtual 2020

09h - Comunidade e Cosmopolitismos na cidade - olhares sociológicos a partir da moda - com Vinicius do Valle e Ana Carolinna Gimenez

Vinicius do Valle é sociólogo, mestre e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Autor de trabalhos sobre comportamento e cultura política, é professor da Faculdade Santa Marcelina.

Ana Carolinna Gimenez é pós-graduanda em sociologia pela FESPSP (2020), possui graduação em Moda pela Faculdade Santa Marcelina (2019) e publicou artigos em congressos como Fórum
Fashion Revolution, Colóquio de Moda e Conic-Semesp. Seu foco de pesquisa é moda, sociedade e sustentabilidade.

Mediação: Rodrigo Vilalba

Em sua fala, será exposta a questão da individualidade na sociedade cosmopolita contemporânea e como a moda é meio de comunicação para tal, através dos tempos. Por mais que haja cada vez mais individualismo no modo de viver, podemos observar coletividade no vestir e uma identidade social.

 

11h - Mostra de Projetos Antigos Alunos - com Ingrid FerreiraMatheus Cardoso e Ernando Prado

Ingrid Ferreira: Formada em moda pela Faculdade Santa Marcelina, com ênfase em Design de calçados. Aluna com bolsa de 100% pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI). TCC 2019: SUBVERSÃO NEGRA (coleção de tênis) premiado com o 1o lugar em acessórios no Fórum Moda 2019.
Mateus Cardoso: antigo aluno da Faculdade Santa Marcelina. Ganhador do Fórum Moda 2019 com uma coleção masculina voltada para alfaiataria, Mateus foi aluno bolsista e vencedor do concurso Sou de Algodão, integrando assim o line-up da Casa de Criadores.
Ernando Prado: antigo aluno da Faculdade Santa Marcelina, vencedor do Fórum Moda 2019 na categoria de fotografia com o trabalho "Depois de mim, o dilúvio", focado em styling e direção de arte.

Mediação: Márcio Banfi

Os encontros com antigos alunos buscam mostrar a diversidade e as possibilidades abertas para quem estuda a moda, assim como seus percursos. Neste segundo encontro a conversa será com Mateus Cardoso, Ingrid Ferreira e Ernando Prado, cada um com trabalhos de graduação interdisciplinares que escolheram outros segmentos.

 

19h - Adaptabilivestes: vestígios de adaptações culturais a ambientes extremos, como catalisadores de identidades expressas nas vestimentas. Uma sutil fronteira entre vida e arte - com Jaergenton Corrêa e Paula Montes

Jaergenton Corrêa: terapeuta têxtil, representa a 3a geração de designers autodidatas numa família de origem afro-indígena. Produz roupas autorais em diálogo com paisagens e intervenções urbanas na cidade de São Paulo, uma resposta poética à ausência de referências estéticas que contemplassem suas identidades culturais. Foi articulador cultural do CCSP em 2019. É coordenador
pedagógico do Projeto Terrosidades, em parceria com o Ateliê Paula Raia. Doutor em Artes Visuais pela Unicamp, Mestre em História Social pela PUC-SP e Artista Visual pela Faculdade Santa Marcelina.

Paula Montes: historiadora, mestranda em Artes pela USP e candomblencista. Trabalha como pesquisadora das religiões e culturas brasileiras desde 2011.

Mediação: Vinicius do Valle e Simone Mina

Jaergenton Corrêa: A resiliência de atores urbanos sobreviventes em ambientes adaptados de moradia, deixa vestígios em: muro, túneis e viadutos. A naturalidade da dinâmica cotidiana funde num mesmo suporte paredes, vestes e a pele desses corpos.
Paula Montes: Fios da memória: sagrado, identidades e patrimônio imaterial.