Projeto
de Iniciação Científica



Você sabe o que é Projeto de Iniciação Científica?

Projeto de Iniciação Científica é um espaço de pesquisa realizada por alunos do nosso curso de Moda, sob a orientação da professora Dra. Ana Goldenstein Carvalhaes, com tema proposto pelo pesquisador. 

Podem participar os alunos que estiverem cursando entre o terceiro e quinto semestre letivo (segundos e terceiros anos) da graduação.

A pesquisa tem duração de 1 ano, e mesmo contemplando experiências práticas, por possuir viés teórico, ao final desse ano o aluno participante elaborará um relatório de pesquisa acadêmica.

Temas que podem ser abordados em sua pesquisa:

Moda, Arte e Processos de Criação
Moda, Corpo e Subjetividade
Moda e Cena Contemporânea
Antropologia e Cultura de Moda
Moda e Sociedade

 

Plantão de Dúvidas

Nos dias 03 e 10/08/2020, às 17h, a Professora Ana Goldenstein apresentará detalhes do projeto e poderá esclarecer todas as suas dúvidas!

Você quer acumular experiência em pesquisa acadêmica? Então não deixe de participar!

Envie um e-mail para ana.carvalhaes@santamarcelina.edu.br e solicite o link para participar desse bate-papo (encontro via Zoom).

Projeto de Iniciação Científica

Objetivos

Os objetivos são incentivar a pesquisa, a prática científica e o desenvolvimento do pensamento crítico do jovem investigador; aprofundar conhecimentos na área de investigação do aluno; criar relação com o professor-orientador, estimulando a troca de conhecimentos; experimentar abordagem transdisciplinar; fomentar o desenvolvimento e aprofundamento, autonomia e postura em pesquisa; inserção no campo de pesquisa científica, capacitando o aluno ao ingresso na pós-graduação. 

 

Período

A pesquisa possui duração de um ano. Mesmo partindo de, ou propondo experiências práticas, a mesma possui viés teórico: ao final do ano será elaborado um relatório de pesquisa acadêmica, podendo ele ser realizado em conjunto ou individualmente. Seguiremos calendários de congressos, seminários e eventos da área.

 

Inscrição da Proposta de Pesquisa

Deverá ser enviada pelo aluno 1 proposta de pesquisa, juntamente com 1 carta de intenção de livre expressão (escrita livre). A proposta deverá espelhar-se em um Projeto de Pesquisa. Haverá seleção, uma vez que o projeto comportará ao máximo 4 alunos. Não é necessário o preenchimento de todas as vagas. 

 

Cronograma inicial

Primeiras duas semanas de aula 2020/2: Apresentação de propostas, plantão de dúvidas e orientações para elaboração de projeto. 

Terceira semana de aula: Envio de Projetos iniciais para seleção para:  

ana.carvalhaes@santamarcelina.edu.br
Assunto: Pesquisa Acadêmica 2020/2
Anexar: Projeto + Carta de Intenção

Quarta semana de aula: Resultado e Início da pesquisa.

 

Áreas de Pesquisa

Os temas aqui apresentados serão desdobrados no encontro pelo Zoom, na primeira semana de agosto. Caso tenha dúvidas, não hesite em escrever para ana.carvalhaes@santamarcelina.edu.br.

(Será aceito o envio de propostas em outras áreas, igualmente sujeitas a seleção)

Moda, Arte e Processos de Criação
Moda, Corpo e Subjetividade
Moda e Cena Contemporânea
Antropologia e Cultura de Moda
Moda e Sociedade

 

Projeto de Pesquisa Tradicional

O Projeto de Pesquisa Tradicional compreende:

1) Resumo (máximo 20 linhas);
2) Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;
3) Objetivos;
4) Plano de trabalho e cronograma de sua execução;
5) Material e métodos;
6) Forma de análise dos resultados.

 

Sobre a Professora Ana Goldenstein

Ana Goldenstein Carvalhaes é doutora pelo Núcleo da Subjetividade (PUC SP) e mestra em Estética e História da Arte (USP). Publicou o livro Persona Performática (Ed. Perspectiva, 2012). 
Currículo Lattes disponível em http://lattes.cnpq.br/7184928628873106