Festa
de Nossa Senhora Aparecida



Santa Mãe Maria, nessa travessia cubra-nos teu manto cor de anil
Guarda nossa vida, Mãe Aparecida, Santa Padroeira do Brasil

 

Neste dia 12 de Outubro celebramos a Festa de Nossa Senhora Aparecida. Você conhece a história que cerca essa forte devoção mariana em nosso país?

No dia 11 de Setembro de 1717, três pescadores da Vila de Guaratinguetá, em São Paulo, receberam a ordem de providenciar peixes para serem oferecidos ao governador de São Paulo e das Minas Gerais, o Conde de Assumar, que passaria pela localidade.

Na manhã seguinte, foram ao Rio Paraíba e nada conseguiram pescar com suas redes, até que um deles, João Alves, puxou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota. A imagem estava sem cabeça. Quando João tornou a jogar a rede (em um outro ponto do rio), pescou a cabeça da santa. Impressionado com a beleza da imagem, João a embrulhou num pedaço de pano e voltou ao trabalho.

Conta-se que, daquele momento em diante, a pescaria foi farta e os três até tiveram medo de que seus barcos virassem, tamanha a quantidade de peixe tirada da água. Os pescadores deram à imagem o nome de Nossa Senhora Aparecida, por ela ter surgido das águas. 

Em 1888, em homenagem à santa milagrosa, construiu-se uma igreja, hoje conhecida como Basílica Velha. Em 1931, Nossa Senhora foi proclamada Rainha e consagrada Padroeira do Brasil.

A tradição de romarias à Basílica de Aparecida teve início em 1900 e, em 1980, o Papa João Paulo II realizou a consagração do atual santuário, um dos maiores do mundo, que todos os anos, especialmente no mês de outubro, recebe romeiros de todo o Brasil, que muitas vezes chegam a pé, em longas viagens pelas rotas da Fé.

(Fonte: Nossa Senhora de Todos os Nomes - Ed. Paulus O Livro das Graças - Publifolha)