Semana
de Encontros da Moda - Edição Virtual



Todo ano, o Curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina realiza uma semana de debates e palestras sobre temas contemporâneos, abrindo o universo da sala de aula e promovendo o encontro entre antigos alunos, professores e especialistas, com a massiva participação dos alunos do curso.

Este ano, devido ao sucesso da edição do mês de junho, vamos nos encontrar uma segunda vez para trocarmos experiências, observando e refletindo sobre questões da atualidade.

A Semana ENCONTROS DA MODA, em sua 3ª edição, traz para o debate antigos alunos que trabalham ou vivem fora do país, capazes de alimentar as expectativas dos novos estudantes e de trazer outras visões dos eixos temáticos que são trabalhados em 2020 pelo Curso de Moda: “Sustentabilidades, Deslocamentos e Pluralidades”.

No eixo investigativo das Sustentabilidades, buscamos alcançar juntos uma compreensão do conceito que nos direcione e ajude a validar sua aplicação real no campo da Moda, afastando-o de iniciativas meramente retóricas que, nos últimos anos, vêm provocando desgaste e desconfiança.

No eixo dos Deslocamentos, nos concentramos no estudo e na reflexão sobre as imposições e as alternativas de mobilidade dispostas no mundo atual, bem como no papel exercido e na influência trazida ao campo da Moda por modos diversos de pensar e viver o corpo, o espaço e o movimento.

Finalmente, no eixo das Pluralidades, investigamos os processos de reprodução e controle dos dispositivos culturais, políticos e econômicos que geram e descartam identidades e subjetividades, revelando a importância da Moda em tais processos.

Os encontros serão realizados na plataforma Zoom (clique aqui e baixe a plataforma).

Inscreva-se para receber os acessos aos eventos. Importante: é preciso entrar com o mesmo e-mail da inscrição!

Cada sala será aberta com antecedência de 15 minutos, para iniciarmos pontualmente. Será emitido comprovante de participação do evento, mediante confirmação de presença. Sujeito à lotação da sala virtual!

APROVEITEM!

 

SEMANA DE ENCONTROS DA MODA 2020: ANTIGOS ALUNOS PELO MUNDO

27 A 30/10/2020 - Às 09h e às 19h - Via plataforma Zoom

Inscreva-se gratuitamente!

 

PROGRAMAÇÃO

TERÇA-FEIRA 27 de outubro, às 9h (MEDIAÇÃO: Mariana Rocha)

Através das estampas: a experiência de um estúdio de estamparia na Islândia, com Gabriela Fuente - Islândia 

Em sua palestra, a designer Gabriela Fuente vai nos contar sobre sua experiência como criadora de estampas para o mercado internacional e vai nos falar da surpresa que a Estamparia representou em sua vida, já que nem pensava nisso quando fez o curso; além de dar dicas sobre o mercado de trabalho, sobre o trabalho remoto e comentará como as relações de trabalho estão mudando no mundo criativo de hoje, para que possamos pensar como isso irá impactar os ingressantes na carreira. Vamos também conversar sobre as feiras e as pesquisas de tendências para estamparia. Sobre seu deslocamento, vai nos falar sobre o impulso que a levou a buscar sua carreira como designer fora do Brasil e como é o dia-a-dia de um estúdio freelancer na Europa. E vai relembrar o impacto positivo que a faculdade teve em sua vida e a importância do bom relacionamento com professores e com colegas que conseguiram seu primeiro estágio. 

BIO GABRIELA FUENTE

Gabriela começou a trabalhar em 2005 com desenvolvimento de produtos para a Adidas na produção de vestuário para a América Latina, mas foi em 2008 que consolidou seu lugar na indústria da moda, trabalhando como designer de Estamparia. Desde então, criou seu próprio estúdio onde desenvolve pesquisas e projetos de estamparia exclusivos para o mercado europeu e americano. Durante esse período, também desenvolveu designs para a Fusion CPH, estúdio de estamparia da Dinamarca, como freelance. Suas especialidades abrangem o prêt-à-porter feminino e masculino, a moda praia, o activewear e a moda casa. Algumas marcas para as quais desenvolveu estamparia: Fit, Forever 21, Macy’s, Urban Outfitters, Nordstrom, Only, Target, Lindex, entre outras. Formada no ano de 2005 no Curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, já tinha experimentado morar fora do Brasil mesmo antes de cursar a faculdade, tendo vivido no Japão. Antes de se mudar para a Islândia, viveu em Londres, Bruxelas e Copenhague. 

Desenvolvimento de produtos joalheria/bijuteria no âmbito de uma
empresa de moda de atuação internacional
, com Talitha Altamirano - Toscana/Itália 

Residente na Itália desde 2008, Talitha vai dividir conosco sua trajetória desde que saiu da faculdade até os tempos de hoje: sua experiência com desenvolvimento de produtos para diversas empresas, sua vivência com atendimento ao público num país estrangeiro e, finalmente, os 7 anos que passou dentro da segunda maior empresa de moda do mundo, a Gucci. Além da prototipagem em 3D para aprovação final de coleção, a antiga aluna, desde 2017, atua no campo da prata e da bijuteria, no acompanhamento de desenvolvimento dos produtos junto aos fornecedores históricos da empresa, situados na região da Toscana. O dia a dia de uma grande empresa de moda, a vida e a experiência profissional no estrangeiro e os caminhos percorridos dentro da carreira são assuntos que também estarão na pauta desse encontro. 

BIO TALITHA ALTAMIRANO

Talitha é formada no Curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, com especialização em joalheria e formação complementar em Rhinoceros e modelagem de cera pela Scuola Orafa Ambrosiana de Milão. No Brasil, atuou como designer de joias e, desde 2008, vive na Itália, onde passou a atuar na área de desenvolvimento de produtos em empresas italianas. Em 2012, entrou para a empresa de moda Gucci, em Milão, onde trabalhava na área de desenvolvimento de produtos e prototipagem rápida de ouro e prata. Em 2017, transferiu-se para a sede Gucci Scandicci, na Toscana, onde trabalha atualmente com desenvolvimento de produtos em prata e bijuteria. 

 

TERÇA-FEIRA 27 de outubro, às 19h (MEDIAÇÃO: Márcio Banfi)

Materialidades, linguagens e pluralidades, com Lucius Villar - Brasil / Uruguai 

O antigo aluno Lucius Villar relata sobre seu objeto de estudo, a América do Sul e nos mostra como a pesquisa fortaleceu sua própria identidade. Por meio da história, buscou entender a herança cultural em nossas raízes, a memória dos ofícios, da nossa ancestralidade. A sua pesquisa foca as materialidades em projetos de coleções e de design de superfícies no campo da moda, atuando em parceria com governos, associações, entidades, escolas, comunidades e, também, junto aos artesãos. 

BIO LUCIUS VILLAR

É diretor criativo do ateliê Lucius Villar, professor do curso de Moda do Istituto Europeo di Design em São Paulo (IED-SP) e da Universidade ORT em Montevidéu, consultor do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, faz parte da realização do Inspiramais e é coordenador do Projeto + ESTAMPA. Já realizou trabalhos para marcas de moda como Forum, Pernambucanas, Pade D, Verve, My Boo e Bemglô, entre outras. Mantém parcerias com associações do setor de moda no Brasil e no exterior: Assintecal, Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Apex, Sebrae, e Asociación Industrial dos confeccionistas del Paraguay (AICP). É graduado em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, Especialista em Design Gráfico pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP-SP) e mestrando em Arquitetura, Urbanismo e Design pela Faculdade Belas Artes (SP). 

 

QUARTA-FEIRA 28 de outubro, às 9h (MEDIAÇÃO: Simone Mina)

Entrelaçadas: entre o ateliê GabrieLab e a Bennetton, com Gabriela Braga - Itália

Gabriela Braga irá expor a sua trajetória, nos convidando a refletir: “o leve passear e transformar-se nas diferentes experiências, como empreendedora, como brasileira, como itinerante e os lugares em que a eterna curiosidade continua me levando”. 

BIO GABRIELA BRAGA

Formada em moda pela Faculdade Santa Marcelina, com passagem pelo projeto BtoBe (Brazilians to Be) /Casa de Criadores, apresentou sua coleção nas feiras Who’s Next e Capsule e vendeu suas criações para lojas na Itália e Japão. Hoje, Gabriela trabalha como designer de malharia na United Colors of Benetton na Itália sob direção criativa de Jean Charles de Castelbajac.

Sustentabilidade e Moda Genderless, com Mayara Fuji - Aústria

Mayara trará sua experiência no mercado de moda europeu e discorrerá sobre a tendência genderless (“agênero”), sustentabilidade, os novos propósitos da moda, além dos impactos da pandemia na renovação das empresas do setor. 

BIO MAYARA FUJI

Formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina em 2014, Mayara nasceu no Brasil, viveu no Japão e, atualmente, vive na Áustria. Possui 9 anos de experiência em diversas áreas. Na Swarovski, onde esteve durante 7 anos, trabalhou com desenvolvimento de produto, marketing, vendas e até atendimento ao consumidor. 

 

QUARTA-FEIRA 28 de outubro, às 11h (Guto Marinho)

Convergindo áreas da moda em um mercado segmentado, com Thais Cipoletta - Reino Unido 

Thaís abordará sua trajetória desde sua formação em Moda na Faculdade Santa Marcelina até a sua chegada em Londres, onde se especializou em produtos desenvolvidos em couro. Compartilhará sua pesquisa no manuseio da matéria, beneficiamento, colorimetria, restauro e acabamento. Também comentará o mercado de moda inglês, onde a segmentação da área é extremamente valorizada.

BIO THAIS CIPOLETTA

Graduada no Curso de Moda pela Faculdade Santa Marcelina em 2007, titulou-se Mestra em MA Fashion Artefact na London College of Fashion em 2015, com especialização em Sustentabilidade pelo Kering Group + LCF. Possui experiência em desenvolvimento de produto com passagem pela marca Shoulder, em São Paulo, e também em produção de acessórios em couro. Desde 2011, é designer de moda e acessórios de luxo baseada em Londres, Reino Unido. É co-fundadora e Head of Atelier na marca de aftercare de luxo The Restory. É responsável pela gestão de inovação, introdução de novas técnicas e serviços, além de treinar os artesãos para a criação de novos produtos.

 

QUARTA-FEIRA 28 de outubro, às 19h (MEDIAÇÃO: Walquiria Caversan)

Moda sem fronteiras, com Ananda Guarany - Canadá

Com uma experiência diversa, Ananda Guarany discorrerá sobre sua trajetória criativa até sua participação como Estilista na Empresa Battat Inc. para a linha de bonecas. Por meio do desenho e criação, Ananda trará informações sobre o imaginário infantil no desenvolvimento do produto, com o intuito de promover a auto estima, a empatia e a inclusão social. Com sua bagagem, pondera sobre a pluralidade, diferenças culturais e éticas no ambiente de trabalho, além de relatar sua vivência com o idioma e a cultura de outro país. 

BIO ANANDA GUARANY

Estilista, graduada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, mestre em Moda, Arte & Cultura pelo Senac e especialista em Compras de Moda pela Lasalle College em Montreal, Canadá. Trabalhou na indústria têxtil com desenvolvimento de coleções masculinas na marca Frantz Desvière em Nova York. Atualmente, ainda vive em Montreal, onde é estilista na área de brinquedos da Battat inc. Além disso, possui agência de intercâmbio especializada em Artes desde 2014, a Bonjour Hi, e atua como voluntária no CRBE (Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior). Participou da formação e esteve por dois anos como presidente do primeiro Conselho de Cidadania de Montreal, em parceria com o Consulado Brasileiro de Montreal, que ajuda imigrantes brasileiros que moram na região. 

Da moda para a tecnologia em Toronto, com Diego Moura - Toronto/Canadá 

Iniciando com um review dos seus 10 anos de carreira como estilista, Diego conecta os pontos que o levaram a imigrar para o Canadá, e reflete sobre o importante papel do processo criativo aprendido no curso de desenho de moda da Faculdade Santa Marcelina em toda sua trajetória. Finalizando com um snap-shoot de sua jornada em tech, e como ela diretamente se relaciona com o seu passado em moda.

BIO DIEGO MOURA

Relembrando seus 10 anos de carreira como estilista, Diego conecta os pontos que o levaram a imigrar para o Canadá, e reflete sobre o importante papel do processo criativo aprendido no curso de desenho de moda da Faculdade Santa Marcelina em toda sua trajetória. Irá relacionar sua jornada com a tecnologia, e como se relaciona com o seu passado na moda.

 

QUINTA-FEIRA 29 de outubro, às 9h (MEDIAÇÃO: Mariana Rocha)

“Moda, um tempo que não existe” (Roland Barthes, 1967), com Isabella Couraça - Itália

Uma breve reflexão sobre sua trajetória em Londres, começando com o TGI Golas (2009) pela Faculdade Santa Marcelina até a atual posição de pesquisadora e professora de História e Teoria de Moda na Central Saint Martins. Destacará alguns projetos e momentos especiais incluindo seu encantamento com a coleção etnográfica no British Museum e a subsequente tese de mestrado Vested in Identities; a exposição Diana: Her Fashion Story no Kensington Palace; e o projeto de pesquisa Exploding Fashion na Saint Martins. Também examinará seu papel na criação de uma nova história de moda e na descentralização da educação. 

BIO ISABELLA COURAÇA

Isabella Couraça é historiadora, curadora e educadora de moda. Começou sua carreira no Brasil como estilista, mas seu interesse pela história da moda a trouxe a Londres com o intuito de trabalhar em museus. Estudou História e Teoria de Moda na Central Saint Martins e logo seguiu com mestrado em Museologia pela University College London. Isabella ama acervos e nada a faz mais feliz do que passar o dia estudando objetos. Tem vasta experiência trabalhando com coleções no British Museum, Victoria & Albert Museum, Historic Royal Palaces e Museum of London. Também é pesquisadora, com interesse especial no relacionamento entre vestuário, cultura e identidade. Atualmente está envolvida com o projeto de pesquisa Exploding Fashion: Cutting, Cosntructing and Thinking Through Things, na Central Saint Martins. Isabella também gosta de dividir seu conhecimento e entusiasmo através de palestras e seminários. É professora de História e Teoria de Moda na Central Saint Martins, University of Westminster e DeTao Studio Gottelier (China). 

Estilista no mercado de luxo italiano, com Carol Boeta - Reino Unido

Carol Boeta apresenta sua experiência como estilista na Prada e Versace e nos conta como é trabalhar dentro do mercado de luxo italiano. Mostra a importância do currículo escolar, do conhecimento da língua e cultura local para a formação de um profissional completo, além de apontar estratégias de encontrar uma marca/empresa que se relaciona com a identidade própria de cada designer. 

BIO CAROL BOETA

Ilustradora autodidata, sempre foi apaixonada pelo mundo do cinema e do figurino. Em 2015 graduou-se em Moda na Faculdade Santa Marcelina e em 2017 foi premiada com uma bolsa de estudos na escola Domus Academy, em Milão, onde concluiu seu mestrado em moda. No mesmo ano iniciou sua carreira no mercado de luxo, estagiando como assistente de estilo na marca italiana Versace. Em seguida, atuou como estilista e ilustradora na marca Prada, trabalhando por dois anos na equipe de design no setor de acessórios femininos. Após suas experiências como designer, dedicou-se à sua paixão inicial, a ilustração, e transformou seu hobby em profissão. Em 2020 se especializou em Media Design & Fashion Film e fundou o A-ffiction Studio, produzindo conteúdos digitais e artísticos para marcas de moda. 

 

QUINTA-FEIRA 29 de outubro, às 19h (MEDIAÇÃO: Márcio Banfi)

Moda e Cerâmica: processos criativos expandidos e o fazer com as mãos, com Danielle Yukari - EUA

Apresentação da trajetória individual, processo criativo e expansão da moda para outros meios - cerâmica como um deles. O fazer manual com o projeto Ateliê Vivo e Grupo Maior que Eu - expansão do tempo cronológico, significância das coisas.

BIO DANIELLE YUKARI

Danielle Yukari é uma artista manual da terceira geração de japoneses. Formada em moda pela Faculdade Santa Marcelina, em 2017 mudou-se para Los Angeles onde explorou técnicas e materiais relacionados à cerâmica. Foi com a cerâmica que participou de uma exposição coletiva no Navy Studio em 2020. Atualmente vive em Nova Iorque, onde divide o tempo entre projetos individuais e como instrutora de aulas de torno e modelagem manual em cerâmica para adultos. No Brasil, trabalhou com moda até 2013, na marca Juliana Jabour e em 2015, participou do Grupo Maior que Eu, coordenado por Karlla Girotto, onde desenvolveu o projeto Ateliê Vivo. Também a ação Experimentempo, realizada junto com a artista e figurinista Gabriela Cherubini, que foi uma oportunidade de experimentar as técnicas de tricô e costura numa expansão do território da moda. 

O que levar (e o que não levar) do Brasil, com Sophia Longo - Canadá 

Dicas práticas das diferenças culturais no âmbito profissional.

BIO SOPHIA LONGO

Bacharel em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, é pósgraduada em História da Arte pela FAAP. No Brasil trabalhou para Lygia & Nanny, Rosa Chá, La Estampa, Dalutex, Marles, Lunelli, Santa Constância, entre outras tecelagens e marcas. Lecionou na Faculdade Santa Marcelina no Bacharelado em Moda e na ICS, cursos de Estamparia, Pintura e Desenho. Atualmente ensina online para os EUA, Canadá e para brasileiros dentro e fora do Brasil, é assistente da artista plástica canadense Susanna Blunt e expõe e vende seus trabalhos autorais em galerias e eventos de arte. 

 

SEXTA-FEIRA 30 de outubro, às 9h (MEDIAÇÃO: Márcio Ito)

Empreendedorismo e os espaços profissionais na Itália, com Ingrid Friederich - Itália

Abordando a temática sobre o empreendedorismo e espaços profissionais na Itália, Ingrid apresentará um pouco de sua carreira e discutirá sobre os passos e adversidades para empreender fora do Brasil.

BIO INGRID FREDERICHI

Designer de Estampas Sênior da Marisa e Diretora Criativa e Fundadora da Fresco Agency Ingrid Frederichi Assinnata iniciou sua carreira de estilista e designer de estampas em 2013, colaborando com marcas como C&A, Missoni, Lenny Niemeyer, Marisa, West Carolina, Suzie Turner, entre outras. Em 2018, mudou- se para a Itália, trabalhando como Designer correspondente de Estampas Sênior e Coolhunting para Marisa. Em dezembro de 2019, iniciou seus estudos em Fashion Management na Rome Business School e criou sua própria agência de moda e design em Roma, Itália, a Fresco Agency. Atualmente, com 5 funcionários espalhados pelo mundo e em cidades como São Paulo, Milão, Roma e Berlim, atende clientes de diferentes países, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Canadá, Itália e Austrália. 

Desenvolvimento de produto como suporte da produção e criação, com Raquel Gaeta - França 

Raquel Gaeta conta sua experiência nas diferentes empresas em que trabalhou pela perspectiva do desenvolvimento de produto no âmbito global, em contraponto a criação e produção.

BIO RAQUEL GAETA

Atua como gerente de produção no segmento luxo, na marca Jean Patou, do grupo LVMH. Está há mais de 10 anos na França, onde fez especialização em modelagem na École de la Chambre Syndicale de la Couture. Já trabalhou em diferentes marcas como APC, AIGLE, Veronique Leroy, IRO. No Brasil, trabalhou na equipe de criação da marca Alexandre Herchcovitch. Logo que se formou, desfilou na semana de moda Casa de Criadores, no projeto LAB, com a mesma coleção que apresentou na graduação. 

 

SEXTA-FEIRA 30 de outubro, às 19h (MEDIAÇÃO Márcio Ito)

Futuro: Colaboração e Sustentabilidade, com Marília Biasi - Reino Unido

Marília Biasi expõe sua trajetória na indústria de moda, sua passagem pela Faculdade Santa Marcelina, a experiência na indústria de moda nacional, a adaptação ao mercado externo e às exigências do empreendedorismo. Apresenta a plataforma colaborativa AWAYTOMARS, cuja missão é promover a criação coletiva por meio da democratização do processo de design; retrata a importância dos esforços fundamentais em propagar processos sustentáveis na produção de moda e os obstáculos que marcas jovens sofrem para tornarem-se sustentáveis. 

BIO MARÍLIA BIASI

Estilista brasileira radicada em Londres, formou-se em Moda na Faculdade Santa Marcelina. Trabalhou como Coordenadora de Estilo para a estilista Gloria Coelho, ao mesmo tempo que assumiu o cargo de Diretora Criativa da marca Carlota Joakina. Iniciou sua jornada no exterior, trabalhando com o estilista Pedro Lourenço nas coleções desfiladas na semana Ready-to-Wear de Paris. Desde que mudou para Londres, trabalhou com os estilistas Lucas Nascimento e Daniella Helayel e foi Coordenadora de Estilo da marca brasileiro-britânica Frescobol Carioca. Atualmente, é Diretora Criativa da marca colaborativa AWAYTOMARS e da nova marca sustentável Islanna.