II
Encontro Nacional de Profissionais da Voz Cantada.



Nossa Pós-Graduação em Pedagogia Vocal realizará no dia 11/12/2020, das 14h às 19h30, o II Encontro Nacional de Profissionais da Voz Cantada.

O evento é gratuito e será realizado através da Plataforma Zoom.

Em sua segunda edição, o Encontro reunirá os profissionais da voz cantada para refletir sobre a atuação e a formação do professor de canto, num cenário em que esta profissão cresce cada vez mais em representatividade e oportunidades de formação.

Teremos neste evento três momentos: uma palestra com a professora norte-americana Dra. Trineice Robinson-Martin, uma mesa redonda com a professora portuguesa Dra. Filipa Lã (UNED – Madri), a Profa. Dra. Regina Machado (Unicamp) e a Profa. Monica Thiele (Canto Integrativo/Vocal-SP) com o tema “A formação do professor de canto: fundamentos, desafios e insights” e, ao final, a cerimônia de inauguração da Associação Brasileira de Professores de Canto, a PROCANTO.

Confira a programação e faça a sua inscrição. Vagas limitadas!

14h às 15h30: PALESTRA "Possíveis cruzamentos entre teoria e prática, ciência e música, técnica e expressão na voz cantada", com Profa Dra. Trineice Robinson-Martin

Reconhecida internacionalmente como uma das principais pedagogas no treinamento de vozes gospel e soul, Trineice Robinson-Martin é especializada em pedagogia vocal e práticas de performance para estilos de canto popular contemporâneo (jazz, pop, gospel, R&B, country, rock, teatro musical, etc.). Como criadora do Soul Ingredients®, uma metodologia que visa desenvolver a liberdade vocal e a interpretação e expressão musicais autênticas, a Dra Robinson-Martin viaja regularmente, tanto nos EUA quanto internacionalmente, ensinando voz, dando palestras e workshops. Ela é docente na Universidade de Princeton e atua no National Faculty na divisão acadêmica da Gospel Music Workshop of America, atua como diretora executiva do African American Jazz Caucus, Inc. e é membro da renomada American Academy of Teachers of Singing.

16h às 18h30: MESA REDONDA "A formação do professor de canto: fundamentos, desafios e insights", com Profa. Dra. Filipa Lã, Profa. Monica Thiele, Profa. Dra. Regina Machado, Profa. Dra. Joana Mariz (mediação)

Profa. Dra. Filipa Lã
Doutorada em Música (Canto) pela Universidade de Sheffield, Reino Unido, é professora e investigadora na Faculdade de Educação da UNED, da Comunidade de Madrid (Espanha). Recentemente foi coordenadora do Curso de Especialização em Ciências da Voz, da Fala e do Canto, num Consórcio entre a Universidade de Coimbra e a Universidade Aberta. O seu trabalho de investigação tem sido reconhecido com publicações em diferentes revistas internacionais de revisão por pares (ex., Journal of Research studies in Music Education, Musicae Scientiae, Journal of Voice, Logopedics Phoniatrics Vocology, Logopedia, Foniatría y Audiología, y Journal of Speech Language and Hearing Research).

Dentre os prêmios recebidos nacional e internacionalmente, destacam-se o Hamdan International Presenter Award (2020) e Van Lawrence Fellowship (2015), atribuídos pela The Voice Foundation e a National Association of Teachers of Singing Estados Unidos da America. Durante os últimos anos, tem sido convidada a lecionar seminários e aulas inaugurais em instituições internacionais de ensino superior por todo mundo, incluindo Alemanha, Brasil, Croácia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, Reino Unido e Suécia.

Como cantora, apresentou-se em vários recitais de canto e piano em Portugal, Inglaterra, Irlanda, Espanha e Austrália, interpretando um vasto repertório, desde música antiga a música contemporânea.

Profa. Dra. Regina Machado
Regina Machado é cantora, violonista e professora de canto, com larga experiência tanto didática quanto artística. Possui 4 cds lançados (“Sobre a Paixão”, “Pulsar”, “Agora o céu vai ficando claro” e “Multiplicar-se única - canções de Tom Zé”). Mestre em Música pela UNICAMP (2007) e Doutora em Letras pela FFLCH-USP, é professora da graduação em Música Popular e da pós-graduação em Música da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) além de idealizadora e proprietária do Canto do Brasil Atividade e Ensino Musical (São Paulo).

Coordena o Vox Mundi – grupo de estudos da voz cantada. Em 2011, teve publicado seu livro A voz na canção popular brasileira - um estudo sobre a vanguarda paulista, pelo Ateliê Editorial. Em 2017 escreveu o capítulo “Do cóccix ao fim do mundo – dois tempos de Elza Soares” para o livro As bambas do samba – mulher e poder na roda (EDUFBA) organizado por Marilda Santana. Nos anos de 2013, 2015 e 2018 organizou, respectivamente, o I, II e III Encontro de Estudos do Canto e da Canção Popular na UNICAMP. 

Em 2018, apresentou ao lado de Ná Ozzetti, Badi Assad e Lucina o show “Substantivo Feminino”, em duas noites no Sesc Vila Mariana. Em 2019, passou a integrar o trio “Líricas Modernas”, juntamente com Badi Assad e Lucina, dentro do projeto Sonora Brasil realizado pelo Sesc Nacional. Em 03 de agosto de 2020, lançou juntamente com Consuelo de Paula, o vídeo da canção “Ayrá”, composta por ambas, e que faz parte de uma obra (Pássaro Futuro) nascida nesses meses de isolamento social. Em julho deste ano, participou como palestrante e integrante de mesa debatedora sobre o ensino do canto popular no Festival Internacional de Música em Casa – FIMUCA (EMUFRN).

Profa. Monica Thiele
Cantora, mentora de canto integrativo, terapeuta floral e de Barras de Access e pós-graduanda em Psicologia Transpessoal.

Atua em trabalhos individuais e coletivos de canto desde o início da década de 1990, acompanhando e facilitando processos de conexão das pessoas com a própria expressividade. É idealizadora e coordena, juntamente com Joana Mariz e Mônica Marsola, o coletivo Vocal SP.

Artisticamente, foi arranjadora, cantora e fez direção do Vésper Vocal, grupo vocal feminino a cappella dedicado à música popular brasileira, de 1991 a 2014. Em paralelo, integrou o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de SP de 1995 a 2004, onde assumiu por alguns anos a monitoria do grupo. Atualmente, integra duo com o guitarrista Diego Beirão cuja tônica é a pesquisa de sonoridade guitarra-voz em músicas do cancioneiro brasileiro.


Profa. Dra. Joana Mariz (mediação)
Joana Mariz é Especialista em Voz pela PUC/SP, Doutora em Performance Vocal pela UNESP, professora de Canto Erudito e Popular e Coordenadora da primeira pós-graduação brasileira em Pedagogia Vocal, na Faculdade Santa Marcelina. Realizou intensivo de fisiologia e acústica da voz cantada na Suécia, sob coordenação de Johan Sundberg, e integrou a primeira turma de aperfeiçoamento em trabalho em equipe (FIV), no Cento de Estudos da Voz, onde atua como professora convidada. 

É professora assistente, tradutora e produtora da edição brasileira do método Somatic Voicework™️, de Jeanie LoVetri, e certificada no Método Bertazzo de reeducação do movimento, além de membro-co-fundadora do grupo de pesquisas e ações em voz Vocal-SP. Desde 2012 desenvolve seu trabalho de pesquisa vocal no Duo Prismas, em parceria com o pianista e compositor Marcos Pantaleoni.


19h às 19h30: Cerimônia de Inauguração da PROCANTO

Associação Brasileira de Professores de Canto, com presença de seus fundadores, professores de diversos locais do país.


II Encontro Nacional de Profissionais da Voz Cantada

11/12/2020 - das 14h às 19h30

Clique aqui e inscreva-se gratuitamente! Vagas limitadas!