Atualidades
em Musicoterapia



Nossa Pós-graduação em Musicoterapia convida todos os interessados para o ciclo de palestras "Atualidades em Musicoterapia".

A cada palestra, um convidado especial abordando conteúdos altamente relevantes, não apenas para nossos alunos, mas para todos que possuem interesse em temas como técnicas de intervenção, trabalho prático na musicoterapia, práticas e pesquisas sobre as pessoas com síndrome de down, o sentido e significado da música em musicoterapia, abordagens para pacientes neurológicos, avaliação, Método Bonny, técnica de imaginação criativa com música, escuta terapêutica, entre outros.

O evento será online, realizado através da plataforma Zoom, e as vagas são limitadas.

Confira a programação, clique aqui para realizar a sua inscrição, gratuitamente, e participe!

 

31/05 – 19h: "A questão do sentido e significado da música, em musicoterapia", com Lia Rejane Barcellos

Nessa palestra se pretende discutir a questão do sentido e significado na música a partir da visão do musicólogo suíço Jean Molino, introduzindo e ratificando a importância de aspectos que venham a contribuir para a compreensão da música do paciente (o nível imanente), da forma como o paciente está expressando (os processos de produção), e da escuta (os processos de recepção), levando em conta a importância do conhecimento das histórias de vida, clínica e sonoro-musical dos pacientes e do contexto em que este vive.

Sobre Lia Rejane Mendes Barcellos

Gaduação em Piano - Academia de Música Lorenzo Fernândez (1962), Especialização em Educação Musical - Conservatório Brasileiro de Música (CBM) (1963). Graduação em Musicoterapia - CBM (1975), Mestrado em Música área de concentração Musicologia - Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU) (1999) e Doutorado em Música (Estruturação e linguagem musical), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2009). Professora titular dos cursos de graduação e pós-graduação em musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU). Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Musicoterpia (CBM - CEU). Musicoterapeuta clínica. Experiência em Música, com ênfase em Musicoterapia.

 

02/06 e 09/06 - 19h: "Musicoterapia Criativa Nordoff-Robbins", com Professor André Brandalise

A primeira parte da palestra abrange desde as origens filosóficas da abordagem até a construção dos conceitos, metodologia e técnicas de intervenção. A segunda parte consiste em trabalho prático em duas subseções: 1) Casos clínicos: Edward, Terry e Audrey (processos que representam a origem da abordagem) e Lloyd (adulto em atendimento contemporâneo) e 2) Exercícios práticos: a partir de simulações clínicas, alunos proporão intervenção seguindo influência dos conteúdos trabalhados.

Conteúdo Programático: Paul Nordoff encontra Clive Robbins (1958-59, início da abordagem), Caso Edward, As bases filosóficas da abordagem (do curso de 74 ao Simpósio de 82), Música, Musicalidade e Musicalidade Clínica, O conceito de Music child, O conceito de Condition child, O Tema Clínico (TC), Caso Terry (o uso da escala “Middle Eastern”), Caso Audrey (o uso da voz), Caso Lloyd (processo com adulto).

Sobre André Brandalise

Possui graduação em Música, com ênfase em violão erudito, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), especialização em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM, RJ), mestrado em Musicoterapia - New York University (1997) e doutor (PhD) em Musicoterapia pela Temple University (EUA) por onde recebeu bolsa de 2 anos exercendo função de professor assistente (teacher assistant) lecionando disciplnas e supervisionando estágios de musicoterapia. Foi professor convidado da Fundação Estabelecimento de Ensino Superior em Novo Hamburgo, da Universidade Federal de Pelotas, da UNAERP (Ribeirão Preto) e do Georgia College and State University. É diretor-fundador do Centro Gaúcho de Musicoterapia (CGM-ICD) onde trabalha como clínico, supervisor, pesquisador e orientador. É um dos fundadores do Instituto de Criatividade e Desenvolvimento (ICD) na cidade de Porto Alegre. É autor dos livros "Musicoterapia Músico-centrada" (editora Apontamentos: São Paulo, 2001) e "I Jornada Brasileira sobre Musicoterapia Músico-centrada" (editora Apontamentos: São Paulo, 2003). Este último como organizador. Integrou o conselho consultivo do Comitê Latino Americano de Musicoterapia e é um dos fundadores e primeiro presidente da Associação Gaúcha de Musicoterapia (AGAMUSI). Faz parte do Conselho editorial da Revista Brasileira de Musicoterapia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: musicoterapia, música, músico-centramento, autismo, neurologia, deficiência mental.

 

07/06 - 19h: "Musicoterapia e as Pessoas com Sindrome de Down: entre práticas e pesquisas", com Claudia Regina de Oliveira Zanini

A Musicoterapia tem sido aplicada no trabalho direcionado à pessoas com Síndrome de Down de todas as faixas etárias. A cada etapa do desenvolvimento, novos objetivos podem ser traçados, sendo relevante considerar que cada pessoa vive de forma diferenciada as potencialidades e as adversidades de um diagnóstico clínico. Na apresentação, a partir de uma breve revisão de literatura sobre a Musicoterapia nessa área de atuação, serão abordados alguns projetos de extensão e de pesquisa desenvolvidos pela palestrante com a participação de orientandos de graduação e pós-graduação. Para finalizar, a partir de situações/casos, pretende-se provocar reflexões acerca de objetivos terapêuticos e possíveis intervenções musicoterapêuticas com essa clientela.

Sobre Claudia Regina de Oliveira Zanini

Musicoterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde (2009), Mestre em Música (2002), Especialista em Musicoterapia em Educação Especial (1995) e em Saúde Mental (1999), Bacharel em Piano pela UFG (Universidade Federal de Goiás). Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-GO. /Pós- Doutora no Programa de Musicoterapia da Temple University (Philadelphia-EUA). Especialista em Gerontologia titulada pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia). Docente, vice- coordenadora e pesquisadora do Curso de Musicoterapia da UFG, onde foi a primeira docente musicoterapeuta, em 1999. Coordenou o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Envelhecimento - UFG (2015-20). Presidente do Depto. de Gerontologia da SBGG-GO (2014-18). Membro da Diretoria da SBGG-GO (2020-2022). Presidente (2014-17) e membro (2017-20) da Comissão de Pesquisa e Ética da WFMT - World Federation of Music Therapy. Membro da Comissão de Educação e Certificação da WFMT (2020-23). Membro do Conselho de Ética da UBAM - União Brasileira das Associações de Musicoterapia. Membro do Conselho Científico da AGMT - Associação Goiana de Musicoterapia.

 

14/06 - 19h: "A Musicoterapia e as Abordagens para o paciente Neurológico", com Marilena do Nascimento

A palestra contempla A Musicoterapia e as Abordagens para o paciente Neurológico. Primeiramente será discutias as necessidades dos pacientes e processos de reabilitação, a introdução ao modelo NMT (Thaut) e a Prática Clínica de Musicoterapia. Posteriormente serão apresentados casos clínicos a partir do uso das técnicas: RAS, PSE e TIMP com estimulações sensório-motora, da linguagem e da marcha, por meio dos componentes musicais e dos instrumentos musicais.

Sobre Marilena do Nascimento

Especialista em Medicina Comportamental. Musicoterapeuta e pesquisadora do Setor de Neurologia do Comportamento e Instituto IMEMORIA- UNIFESP, Coordenadora de Reabilitação – Colmeia Medicina Integrada. Atuou como supervisora do setor de musicoterapia da Associação de Assistência à Criança Deficiente - AACD (1995-2011); presidente da Associação Brasileira de Paralisia Cerebral - ABPC (2006-2009).

 

16/06 - 19h: "Avaliação em Musicoterapia", com Gustavo Gattino

A palestra sobre Avaliação em Musicoterapia tem o objetivo de apresentar os conteúdos básicos sobre a prática de avaliação em musicoterapia em diferentes populações e contextos. São apresentados os 4 tipos básicos de avaliação em musicoterapia (entrevistas, uso de testes, utilização de atividades avaliativas e observações) bem como os diferentes propósitos de uma avaliação: contribuição para o diagnóstico, avaliação geral (assessment), observação das sessões iniciais, avaliação do processo (evaluation), observação da musicoterapia enquanto intervenção, e avaliação para o processo de alta e derivação.

Sobre Gustavo S Gattino

Professor assistente na Universidade de Aalborg (Dinamarca) nos cursos de bacharelado, mestrado e doutorado em Musicoterapia. Membro do grupo internacional de avaliação em musicoterapia (IMTAC). Editor da Revista Portuguesa de Musicoterapia, Revista Brasileira de Musicoterapia e da Revista de Musicoterapia da Rede Latino-Americana para a Primeira Infância. É bacharel Musicoterapia pelas Faculdades EST (2007), mestre (2009) e doutor (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou doutorado sanduíche no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) na Universidade do Porto (UP), Porto, Portugal. Tem experiência no cuidado de pessoas com deficiência intelectual, autismo e deficiências múltiplas em musicoterapia.

 

21/06 - 19h: "Do Método Bonny à Técnica de Imaginação Criativa com Música", com Erci Inokuchi

Diante da complexidade da aplicação do Método Bonny que apresenta padrões e procedimentos definidos, estilo musical específico, músicas pré-programadas, indicações e contraindicações que o torna restrito quanto à clientela que poderia se beneficiar; modificações e adaptações têm sido desenvolvidas, desde a sua criação, por especialistas de muitas partes do mundo, podendo ser consideradas como um continuum do próprio método.

Essa palestra tem por objetivo apresentar A Técnica de Imaginação Criativa com Música com origem das práticas do Método Bonny e foi desenvolvida a partir de uma demanda pluricultural brasileira. É fundamentada nas terapias de Imaginação, Música e Imagem e outras abordagens similares. Inclui músicas de vários estilos, incluindo canções, permitindo atender uma clientela diversificada, sendo uma nova ferramenta da musicoterapia receptiva demonstrando a sua aplicabilidade diversificada e amplia o campo de atuação do musicoterapeuta.

Sobre Erci Kimiko Inokuchi

Possui graduação em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1981). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

 

23/06 – 19h: "Escuta Terapêutica, Música e Musicoterapia", com Ana Paula Cascarani

A palestra está organizada a partir de três eixos que articulam Escuta, música e musicoterapia: o primeiro discute a Escuta como estratégia de intervenção em saúde e no cuidado clínico; o segundo apresenta a arte musical como expressão mais integral, podendo ser entendida como uma grande metáfora da vida humana ; o último eixo explora a musicoterapia como facilitadora da escuta interior, da abertura de diálogo do sujeito consigo mesmo e da percepção do que faz sentido para sua vida. A organização da palestra prevê que esses eixos sejam apresentados de modo articulado, por meio de slides e um espaço para perguntas. A dinâmica da palestra incluirá momentos de interação e de vivência.

Sobre Ana Paula Cascarani

Doutorado em ciências da saúde (Unifesp, 2015), Mestrado Em Educação Sócio Comunitária pelo Centro Universitário Salesiano (2005) Especialização em Terapia Familiar Sistêmica e de Casal (UNIFESP, 2011),Especialização em Psicopedagogia pela Universidade São Francisco (1996), Graduação em Musicoterapia pela Faculdade Marcelo Tupinamba (1994) ; Formação Internacional em Filosofia Colaborativa Pós Moderna e sócio-construcionista do Houston Galveston Institute y Grupo Campos Elíseos y INTERFACI (2011), Formação Profissional em Terapia Comunitária - MISCSJRP (2009), Formação em Medicina vibracional (IBRACHI, 2006/2007). Membro do grupo de estudo e pesquisa família e comunidade - Unifesp- da linha de pesquisa: cuidado em enfermagem e saúde na dimensão coletiva, Terapeuta de familia e casal do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, Gestora da empresa APC treinamentos e gestão de pessoas e das emoções. Certificação em Master Business Partner (Consultoria estratégica em RH) e Certificação em Analista de Mapeamento de Perfil Comportamental, Capacitação em Mediação e Conciliação (Algi Mediação, 2019).