Ciclo
Internacional de Palestras 2021



Nossa Pós-graduação em Violão: Pedagogia e Performance realizará em agosto, como parte da disciplina acadêmica "O Violão em Perspectiva", seu Ciclo Internacional de Palestras 2021.

Você é nosso convidado para os eventos, que ocorrerão nos dias 04/0811/0818/08 (quartas-feiras) e 30/08 (segunda-feira), a partir das 19hvia Aplicativo Zoom, com inscrição gratuita.

No dia 04/08 receberemos, direto de Portugal, a violonista e compositora ELODIE BOUNY para falar das aproximações entre as escolas eruditas e populares do violão; na semana seguinte, 11/08 diretamente da Espanha, estará conosco FERNANDO DE LA RUA, referência na prática e na didática da guitarra flamenca; no dia 18/08 falaremos sobre a construção de violões - madeiras, estilos e sonoridades, com o especialista CLEYTON FERNANDES, que é professor da Universidade Federal do Ceará; e, finalmente, no dia 30/08, receberemos, diretamente dos Estados Unidos, um dos mais importantes violonistas brasileiros em atividade, o paulistano JOÃO LUIZ, para conversar sobre carreira musical, composição, performance e  docência.

 

Confira a programação, clique aqui, realize a sua inscrição e participe. Vagas limitadas!

04/08, às 19h: Elodie Bouny (França/Portugal), com "Aproximações entre as escolas eruditas e populares do violão"

Sobre Elodie Bouny

Elodie Bouny formou-se nos Conservatórios de Boulogne (2000) e Estrasburgo (2005), na França. Participou de inúmeros festivais e foi laureada em vários concursos internacionais de violão. Ela é Mestre em Educação Musical pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), e Doutora em Processos Criativos pela mesma instituição (2019). Em 2013, sua dissertação de mestrado é publicada nas Novas Edições Acadêmicas com o título: Violonista de formação erudita e violonista de formação popular: Investigando as diferenças na formação musical (ISBN 978-3-639-68569-5). Ela é idealizadora, diretora e produtora do Concurso Novas dedicado à composição, desde 2010.

 

11/08, às 19h: Fernando de la Rua (Espanha), com "Noções da Linguagem Flamenca: Harmonia, Estrutura Rítmica e Descrição dos Principais "Palos Flamencos"

Sobre Fernando de La Rua - Músico e Compositor.

Nascido em Itapeva/SP e radicado em Madrid desde 2000, o músico e compositor Fernando de La Rua começa a partir de 1988 a sua profunda pesquisa no Flamenco com a bailaora Yara Castro, sob a direção da Coreógrafa Laurita Castro. Trabalhou em vários tablaos flamencos de Madrid. Atuou nos principais festivais de música e dança por toda a Europa, América e Ásia, tais como: Teatro do Concertgebouw (Amsterdam), Joyce Theater (New York), Shinjuku Bunka Center (Tokio). Prêmios: “Melhor música para dança” Certamen de Coreografía, Danza Española y Flamenco” (2004) , “Autor Revelación” pela “Academia de la Música” de Madrid (2011) e “Premio de Música” da “Revista Brazil com Z” em Madrid (2014). Discos: Nuances (2011) e Aural (2018). Projetos: Saudade Flamenca, Los Choros de Madrid, Duo Baguá, Regional Matuto. Atualmente faz parte do corpo Docente do “Conservatório Superior de Danza Maria de Ávila” em Madrid, sob a coordenação na área Flamenca da Bailaora e coreógrafa Rafaela Carrasco e do guitarrista Flamenco e compositor Jesus Torres.

 

18/08, às 19h: Cleyton Fernandes (Cariri/Ceará), com "Performance e Lutheria: diálogo colaborativo de Antonio de Torres à atualidade e suas implicações estéticas"

Sobre Cleyton Fernandes

Cleyton Fernandes é Doutor em Performance Musical – Violão pelo Instituto de Artes da Unesp. Mestre e Doutor em Semiótica e Linguística Geral pelo Departamento de Linguística USP com estágio doutoral na Université de Liège, Bélgica. Bacharel e Doutor em Música – Violão pelo Instituto de Artes da Unesp. Realizou pós-doutorado em performance musical na Escola de Música da UFBA. É professor efetivo no curso de música da Universidade Federal do Cariri – UFCA – CE. Entre os anos 2007 e 2011 atuou também como instrumentista, arranjador e produtor no grupo Palanco, na trilha sonora do espetáculo de teatro Inês, da Cia dos Ícones. Possui 13 anos de experiência como educador musical em escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, além do Terceiro Setor. Em música de câmara, desenvolveu duo com a cantora Thalita Savordelli, dedicado ao projeto Afro-Sambas e mantém duo com Paulo Bellinati. Possui intensa atividade como concertista no Brasil e exterior tendo realizado turnês na França, Espanha, Portugal, Holanda e Austrália. Atualmente, para além das atividades como professor e concertista, está engajado em pesquisas sobre lutheria, produzindo violões que procuram aliar os métodos de construção tradicional às novas tecnologias, bem como instrumentos inspirados nas plantas de luthiers de renome histórico. 

 

30/08, às 19h: João Luiz (EUA), com "Carreira musical: composição, performance e docência"

Sobre João Luiz

Duas vezes nomeado para o Grammy Latino, João Luiz é violonista, educador e compositor. Foi aluno de Henrique Pinto e, como membro do Brasil Guitar Duo, venceu, em 2006, o concurso Concert Artist Guild (EUA). Tem atuado em performances nos Estados Unidos, Ásia, Europa e América Latina. Como parte da celebração dos 75 anos do compositor cubano Leo Brouwer, apresentou-se com os violoncelistas Yo-TYo Ma e Carlos Prieto. Suas composições e arranjos têm sido tocados e gravados por Marina Piccinini, Fabio Zanon, Paulo Martelli, Quaternaglia, Paquito D’Rivera e Clarice Assad, entre muitos outros. João Luiz é mestre pelo Mannes College e doutor pela Manhattan School of Music, ambas de Nova York, e tem encomendado e estreado obras de Sérgio Assad, Leo Brouwer, David Leisner, Paulo Bellinati e Frederic Hand.  É professor de violão e música de câmara do Hunter College, em Manhattan, e da Stony Brook University (NY).