Musicoterapia:
Arte e Ciência



Nossa Pós-graduação em Musicoterapia Aplicada convida todos os interessados a participarem do Webinar "Musicoterapia: Arte e Ciência", em 07/10/2021, a partir das 18h30, via plataforma Zoom.

Contando com a participação de importantes nomes dessa área, o encontro abordará temas como: fundamentos neurofisiológicos da musicoterapia, benefícios encontrados e abordagens utilizadas, como e onde acontecem as sessões de musicoterapia, e suas áreas de abordagem.

Participarão deste encontro a Professora Rita de Cássia dos Reis Moura, coordenadora da nossa pós-graduação em Musicoterapia Aplicada, Dra. Patricia de Carvalho Aguiar e Luiz Rogério Jorgensen Carrer, músico e musicoterapeuta.

Clique aqui e garanta já sua participação. Inscrições gratuitas e vagas limitadas!

 

Sobre Rita de Cássia dos Reis Moura

Bacharel em música em 1984, graduação em Fisioterapia em 1998, especialização pela Universidade de São Paulo em 2002, acupuntura (2009) e musicoterapia (2020). Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo em 2007 e 2016. Atualmente é professora e Coordenadora do curso de pós-graduação em Musicoterapia Aplicada pela Faculdade Santa Marcelina - SP. Tem experiência na área de música, fisioterapia e musicoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: neurociências, neuro-reabilitação, doenças ocupacionais, envelhecimento e qualidade de vida.

 

Sobre Patrícia de Carvalho Aguiar

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (1991), residência médica em Clínica Médica e Neurologia (neurofisiologia) pelo Hospital das Clínicas FMRPUSP (1996), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (1999), doutorado sanduíche em Ciências (Neurociências/Biologia Molecular) no Albert Einstein College of Medicine-New York e pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e pós-doutorado na área de Neurociências no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2007). Durante o ano de 2009, realizou pós-doutorado no Laboratório de Medicina Molecular da empresa F. Hoffman-La Roche em Basel, Suiça. É neurologista e pesquisadora do Hospital Israelita Albert Einstein, médica colaboradora do Setor de Distúrbios do Movimento da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Neurologia e Neurociências, com ênfase em aspectos clínicos e moleculares dos distúrbios do movimento (doença de Parkinson, parkinsonismo atípico, distonias, doença de Huntington, tremores). Atualmente pesquisando aspectos neurofisiológicos e de conectividade cerebral dos distúrbios do movimento com neuroimagem funcional, EEG e espectroscopia no infravermelho próximo (fNIRS). É docente orientadora dos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde (HIAE) e em Neurologia e Neurociências (UNIFESP). (Fonte: Currículo Lattes)

 

Sobre Luiz Rogério Jorgensen Carrer

Músico, Musicoterapeuta, Doutorando em Psicobiologia pela UNIFESP - Início - 2017. Tema: Música e sincronização sensório-motora em crianças na idade escolar: relações com o perfil sensorial e o comportamento. Mestre em Ciências da Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp - 2014) e pesquisador do grupo de pesquisas In Music - Cnpq/Unifesp (2012-2015); Music-Co-UNIFESP-Atual; e do grupo de estudos e pesquisa em Memória e NeuroCognição-Psicobiologia/UNIFESP. Graduado em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes (SP - 2007). Curso técnico em produção de áudio pelo CDA, Conservatório Souza Lima (2003 - SP). Foi professor de Psicoacústica na Faculdade Paulista de Artes (SP - 2008). Coordenador de musicoterapia do PEPA - Projeto Especial para Adolescentes e Adultos (2006-2010 - SP). Supervisor de Músicoterapia Vibroacústica. Área de pesquisa: Música, integração sensorial e desenvolvimento. Musicoterapia Vibroacústica (MTVA), Música Ansiolítica, psicofisiologia do som e da música, cognição musical, música, neurociências e transtornos do neurodesenvolvimento. Coordenador da Comissão Científica da Apemesp/SP (2015-2018). Pesquisador no grupo CogMus - Psicobiologia Unifesp/SP.