ENCONTROS
DA MODA 2021 - 5ª EDIÇÃO VIRTUAL



POLINIZAR, TECER E CORPORALIZAR  

20 a 23 outubro 

EVENTOS GRATUITOS E ABERTOS AO PÚBLICO EXTERNO 

Em sua 5ª edição, ENCONTROS DA MODA convida a comunidade para uma semana de palestras e mesas de discussão sobre temas contemporâneos, abrindo o universo da sala de aula e promovendo a interação entre professores, especialistas, personalidades e antigos alunos para expandir e compartilhar a experiência do conhecimento através do debate de ideias, com a vívida participação dos estudantes do curso.  

O cenário atual tem nos confrontado com incessantes desafios. Um mundo mutante e de futuro incerto nos assombra, mas ao mesmo tempo nos intima a refletir e nos impulsiona a ações de construção e solidariedade. Nesse contexto, a educação se mostra como a base mais promissora para a elaboração de um futuro novo e viável. No ano em que se comemora os 100 anos de nascimento do patrono da educação do Brasil, Paulo Freire, nossa reflexão se organiza com os eixos temáticos: Polinizar, Crescer e Corporalizar. 

                                                                                                  “Nós somos seres em busca de um amanhã que não está ali, à espera da gente,

                                                                                                   mas que é o resultado do que a gente faça pela transformação do presente,

                                                                                                   com a iluminação do ontem que a gente viveu.” Paulo Freire 

A imagem do vento que dispersa “partículas de mundos diversos e as espalha, misturando domínios, embaralhando gêneros, espécies, linhagens e hereditariedades” * nos inspira no eixo temático da POLINIZAÇÃO.  Queremos polinizar novas ideias e comportamentos, gerando sementes de um novo futuro. 

O tecimento é a base da realização das peças de roupa. TECER também é engendrar, conceber, arquitetar e construir. Na construção do vestuário, o pensamento e o projeto regem nossas ações em busca da sedimentação: erguem-se estruturas a partir das concepções. E para se tecer, um fio sozinho nunca é suficiente. É o conjunto que forma a matéria, como é em conjunto que queremos construir a reflexão e a aplicação de novas ideias. Queremos discutir uma moda melhor para um mundo melhor. 

E conceber é CORPORALIZAR, tornar matéria. Depois da concepção do projeto, a modelagem traduz o pensamento em forma. Corporalizar também envolve trazer o corpo presente. Após meses de necessário recolhimento, começamos a nos fazer presentes para além da virtualidade. Estar presente envolve discutir os espaços - o de cada um e o entre nós. Envolve reafirmar as ligações e ocupações dos espaços. Queremos chamar todos para essa discussão e construção.  

(*)Peter Pal Pelbart sobre a polinização em Deleuze 

Os encontros serão realizados na plataforma Zoom (clique aqui e baixe a plataforma).

Inscreva-se para receber os acessos aos eventos. Importante: é preciso entrar com o mesmo e-mail da inscrição!

Cada sala será aberta com antecedência de 15 minutos, para iniciarmos pontualmente. Será emitido comprovante de participação do evento, mediante confirmação de presença. Sujeito à lotação da sala virtual!

APROVEITEM!

*Atenção: sujeito a lotação da sala virtual.

 

SEMANA DE ENCONTROS DA MODA 2021

20 a 23/10/2021 - Via plataforma Zoom

Clique aqui e inscreva-se gratuitamente!

Baixe aqui a programação completa!